sábado, 26 de agosto de 2017

Castas...

OS BRAMANES E PÁRIAS DO BRASIL. PROPOSTA DE UMA INOPORTUNA PEC
 João Joaquim  
Vou começar esta dissertação estribado em um sentimento de protesto. De protesto e de conserto. Aliás, de consertos e de muitos protestos é que está o Brasil carecendo em meio à mais trágica crise em que estamos vivendo. Na verdade uma crise política que adveio de uma crise ética  e moral;  e que agora resultam em outras duas, a econômica e de credibilidade.
No entanto o meu protesto de então foge a essas  questões tão repicados por todos os braços da imprensa e das mídias sociais. Eu venho em especial para falar na categorização humana . A classificação das pessoas conforme sua importância social. Social, profissional e política. À  semelhança  do que se praticava  antigamente na Índia, de que ainda há alguns resquícios. E dessa tomo de empréstimo alguma influência e inspiração na divisão das gentes. Ei-la.
Em tempos remotos prevalecia na Índia o chamado sistema das castas. Em suma, as pessoas pertenciam a cinco categorias sociais. Bramanes; os pertences a 1º casta; xátrias, os de 2º casta, os vaixás; aqueles de 3º casta; sudras, os de 4ª casta  e os párias, os de 5ª  casta. Essas eram categorias bem estanques e delimitadas, com regras muito rígidas de direitos sociais, profissionais e religiosos. Direitos e deveres que se caracterizavam muito pelo ofício. Brâmanes. Nessa categoria estavam os religiosos de alta hierarquia e sacerdotes. Muitos desses se dedicavam às escolas, ao ensinamento de matérias  religiosas que se resumiam à interpretação dos quatro vedas, escrituras sagradas do hinduísmo e do bramanismo( deus brahma). Nada a ver com marca de cerveja.
Xátrias. Pertenciam a 2ª  casta, ou legião dos guerreiros. Esses se dedicavam à defesa do território, se dedicavam à guarda e segurança do país e dos chefes da nação.
Vaixás. Essa 3ª  casta era representada pelos comerciantes, pelos criadores de gado e pelos agricultores. Essa classe de pessoas era responsável pela movimentação da economia, finanças do Estado. Eram os gestores dos insumos e das comodities de subsistência das pessoas. Os produtos da atividade agropecuária.
Sudras, ou os de 4ª casta. Eram os servis, os trabalhadores braçais sem nenhuma instrução.
Párias. A essa classe pertenciam os escravos, os de  5º casta. Eram considerados os excluídos de qualquer direito civil ou religioso. Enfim, eram os sem classe. Eram como    mendigos e sem nada. Mas, não tinham sequer direitos a movimentos de reivindicação a esse e outro bem ou garantia , sob risco de punição do Estado, até com pena de morte.
Foi então tomando de empréstimo essa classificação do antigo sistema hindu que resolvi propor uma classe ou casta de pessoas para o nosso país tupiniquim . O Brasil,  que ficaria assim ordenada  e bem hierarquizada.
Primeira casta. Nesta categoria estariam os mandatários da nação. Entre eles entram membros dos três poderes : Executivo, Legislativo e Judiciário. Nessa categoria entrariam também os muitos ricos. Notadamente se donos de grandes empreiteiras de carnes e de infraestrutura cujos donos andassem de jatinhos e fossem amigos de membros dos três poderes.
Segunda casta. Nesta classe entrariam os executivos de empresas estatais ou privadas e os parlamentares de 2º escalão como deputados e senadores, subentendido , aqueles políticos responsáveis, na Câmara e Senado, pelos orçamentos de obras e construção com dinheiro do Estado. São os custos de arenas de futebol (o Itaquerão  do corinthians por exemplo) , rodovias ,sondas e estaleiros da Petrobras. Obras e construções de onde saem dutos de próprias para os corruptos do Estado. Além, de derivados de petróleo roubados por crime organizado, ante um Estado sem organização .
Terceira casta. Nesta categoria entrariam as autoridades em geral do 1º escalão, que seriam os representantes do Judiciário, de polícias estaduais ou federal. Também  os segundos ricos, criadores de gado e altos comerciantes. Nessa casta dois critérios são fundamentais. O status profissional (ex juízes, desembargadores) ou o econômico-financeiro, movimentação de dinheiro, de preferência muito dinheiro.
Quarta casta . Seriam funcionários públicos dos vários governos e políticos menores, gestores de autarquias, pequenos empresários e mesmo autoridades civis e militares de 2º ou 3º escalões.
Quinta  casta. Seriam os outros fora das castas anteriores. Não havendo impedimento que alguém desta classe de gente ascendesse às  4  categorias anteriores. . A constituição não o proíbe. Nessa 5ª categoria  estariam por exemplo os rebanhos de eleitores, que a cada dois ou quatro anos escolhem os próprios representantes para o executivo e legislativo da união e dos Estados. Nessa classe de pessoas estão  até os desempregados e os com direito, mas sem nada, sem casa, sem assistência médica, sem escolas, sem segurança, sem as garantias citadas na constituição. Os desempregados( 14 milhões de momento) , analfabetos absolutos e funcionais e uma galera menor de informais e ambulantes compõem  essa camada de pessoas,  como que os párias da sociedade.
Enfim, que tal a minha inoportuna PEC, proposta de emenda das castas? Julho/2017

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...