segunda-feira, 28 de agosto de 2017

COMER E PRAZER...

AS BACANAIS EAS  DIONISÍACAS DO COMER E BEBER PELO PRAZER
João Joaquim  
Dentre as muitas imbecilidades e sandices a que assistimos na intitulada era moderna tem-se o  hábito alimentar das pessoas. A alimentação , conforme  define o próprio verbete deveria ser uma conduta nutritiva e promotora de saúde se transformou em um fator de risco para muitas doenças, como as cardiovasculares, metabólicas, endócrinas, afecções ligadas ao colesterol e a tão disfuncional, deformante e discriminatória obesidade.
O comportamento alimentar mórbido tem causas variáveis. Entre esses podem-se destacar a educação familiar das crianças e as propagandas impositivas (persuasivas, aliciantes) de produtos alimentares, muitos de péssimo valor nutricional.
Tem-se como de grande significado a correta educação alimentar infantil; e tal prática deve se dar desde o nascimento. A primeira grande orientação que se faz às mães é a aleitamento materno exclusivo até os 06 meses de idade. Outro erro a se evitar é nunca oferecer certos sabores, condimentos e alimentos exóticos  à criança até os 5 anos de idade. Como exemplos açúcares, chocolates, frituras e guloseimas. Tal prática condiciona o sentido gustativo da criança a preferir tais alimentos aos mais naturais e saudáveis.
E lamentavelmente são práticas recorrentes em nossa sociedade. Os doces, biscoitos e chocolates se tornaram iscas e lenitivos para as crianças quando choram e fazem birras. Tais alimentos insalubres e nocivos se tornaram aliados e calmantes para mães, babás e avós que não têm paciência e não sabem mais balançar, acalentar ,  brincar e acalmar os pequenos infantes. E para tanto não faltam criatividade e marketing das indústrias de alimentos com seus atrativos e engodos para a criançada. O que vale nesses produtos é o atiçamento, a provocação do prazer do paladar; assim , os açucares, gorduras e massas são os preferidos dos pequenos.
Partindo então desta premissa: uma criança que recebe uma dieta saudável tem muita chance de se tornar um adulto de hábitos alimentares saudáveis. Condutas tais que se repicará na prole seguinte. O reverso dessa assertiva é também verdadeiro. Uma criança, um filho cujos pais ou cuidadores são desregrados e imoderados na alimentação tem tudo para se tornar um adulto “mal educado” no trato alimentar. Em outros termos, essa criança está sujeita não somente  à obesidade bem assim a todo o espectro patológica que carreia o excesso de peso, tais como diabetes, colesterol alto, hipertensão, distúrbios glandulares, desregulação hormonal, etc. Hoje, se sabe que até a puberdade e a maturação sexual podem ser alteradas com uma dieta desbalanceada e o excesso de peso na infância.
Muitas têm sido as discussões  (teses) do por que do hábito alimentar patológico da sociedade moderna (pós industrial da era digital). Dentre tantas ideias temos que a “alimentação” passou a ser um marcador de prazer, um status social, um subterfúgio para os transtornos de ansiedade, um entretenimento e diversão etc.
É natural que assim como nos deleitamos e nos sentimos bem na audição de uma boa música (sentido da audição) ou na contemplação de uma linda paisagem (sentido da visão), também sintamos prazer e gozo na degustação de um saboroso alimento e bebida. A questão que emerge aqui é o comedimento, a disciplina e o equilíbrio entre a função nutricional e o prazer do paladar na atitude alimentar. Essa harmonia condicionada pelo  prazer do alimento com o efeito nutricional pode ser buscado com disciplina e a qualidade do que se come.
Este é o segredo fundamental, no gesto de se alimentar, nutrir; e também ter um momento de deleite e de prazer. Ter prazer, alegria e felicidade são objetivos e fins em si mesmos buscados pelo ser humano. Todos temos esse sagrado direito.
O comportamento alimentar patológico se verifica de duas maneiras. Primeira, quando se tem na ingestão dos alimentos uma fonte única de prazer, “felicidade”, diversão etc.
Tal prática tem sido uma das marcas do homem moderno pós-industral. Em detrimento de outras fontes e meios de entretenimento o indivíduo rotineiramente tem no ato de comer uma forma de prazer, de festa, de divertimento, de alegria, às vezes, beirando a um comportamento orgástico e orgíaco. Uma cultura que lembra as bacanais  ou dionisíacas do deus grego dionísio( das festas , do vinho e da insânia )  , muito praticada pelas pessoas  na derrocada do Império Romano. A insanidade era tamanha que o indivíduo se empanturrava de comida , vomitava ,comia novamente, e ia se repetindo insanamente.
A segunda forma patológica de se alimentar se dá nos transtornos de ansiedade e depressão. O hábito de comer repetidamente se torna instintivo e um subterfúgio (fuga) dos sintomas e sentimentos negativos que afligem a pessoa.
Enfim, de fato é inegável que o hábito de alimentar pode e deve prevalecer como um momento de confraternização, de comemoração, de alguma festividade, de compartilhamento e alegria. Mas, não se pode de igual forma se transformar numa atitude de exclusivo prazer , de diversão , de comer por puro e simples prazer e deleite. O equilíbrio , como em tudo na vida, deve ser um gesto de elevada racionalidade e respeito à saúde e bem-estar global. Agosto/2017. 

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...