segunda-feira, 28 de agosto de 2017

DÚVIDAS...

O PROGRESSO NOS TROUXE MUITAS AMBIVALÊNCIAS E DUBIEDADES
João Joaquim  
Nós estamos vivenciando tempos tão esdrúxulos e difíceis em que muitas pessoas, até mesmo entidades ligadas à filosofia, sociologia, antropologia ou mesmo de direitos humanos passaram a fazer questionamentos e duvidar de algumas prévias certezas. Acreditem! Trata-se da mais pura verdade nesses sombrios tempos da modernidade e da tão ubíqua e massificada internet. Francamente, eu começo a duvidar de minhas dúvidas e questionar as minhas certezas. Onde iremos parar com tantas afirmações, sermões e ideologias?
Para contextualizar o presente artigo em bem que poderia me fundamentar apenas em Sigmund Freud, pai da psicanálise, e dos estudos da sexualidade . Isto porque uma das polêmicas  em voga no momento é a questão de gênero. Não faz tantos anos em que se tinha certeza que havia 2 sexos, masculino e feminino. Coetâneo à internet surgiram as dissensões. O que é homem, o que é mulher? O que é masculino ou feminino? Transgênero? Sexo  indefinido? Será que eu sou um ser andrógino? Misógino é que não sou, garanto!
Ainda dentro da conformação de gêneros na constituição da família. Antes era de aceitação universal e até legislação pétrea que os pais eram constituídos da união homem (masculino e heterossexual ) mais uma mulher (feminina e heterossexual). Em tempos mais remotos não se falava nem em união estável do homem mais uma mulher. O casamento era um contrato celebrado em cartório e ponto final. Fora desse contrato tinham-se concubinato, amásio, caso extraconjugal, comborçaria e outras relações consideradas clandestinas. Atualmente quando se fala em família, não se tem mais aquela dualidade homem e mulher, pai e mãe.
Vale tudo no conceito de formação familiar,  até relação a três, dois homens (homoafetivos), duas mulheres (homoafetivas), barriga de aluguel, banco de esperma com pai anônimo, banco de óvulos com mãe desconhecida e outras conformações fora dos antigos padrões. Não esquecendo que em todos esses modelos existem a sexagem, processo  para a escolha do sexo da criança;  e as clínicas de fertilização “in-vitro”. A mais famosa no Brasil pertencia ao ex ginecologista Roger Abdelmassih, condenado por vários crimes de estupro que praticava contra as clientes de sua clínica.
Parece sintomático de que vivemos tempos estranhos, onde quase tudo pode e vale, do é ilícito ? É , mas a lei permite e me convem. Eu pago , eu posso, não está escrito no código penal, na legislação etc.
A história nos mostra que de fato a humanidade tem passado por várias crises. E muitas vezes de uma terrível crise ela sai revigorada, em que pese às custas de muito ônus material e perda de vidas de muitos insanos e inocentes. Basta lembrar das duas guerras mundiais, da revolução comunista na Rússia (antiga URSS), da guerra dos EEUU contra o Vietnam, etc.
De igual forma, sem guerra, mas com acordos multinacionais vale lembrar a abolição da escravidão no mundo, quando se deliberou que o homem não pode explorar e aviltar o outro. E que se faça justiça, o Brasil foi o último país a decretar o fim do tráfico negreiro. E que fique bem cristalino e nítido, foi extinta a escravocracia da forma ignominiosa e comercial como se dava em todos os rincões do mundo , porque na forma de direitos e de exploração ela continua legalizada. Para tal realidade basta se informar de como são estabelecidas as relações de trabalho de pessoas e operários de baixa qualificação. Como exemplos os trabalhadores braçais em atividades de campo e da construção civil. Todos trabalham como escravos, alimentam mal, não têm onde morar, assistência médica precária;  e quando sobrevivem os 35 anos de trabalho árduo vão receber um salário mínimo da previdência social. Isto assemelha ou não aos escravos dos antigos engenhos de açúcar ? Eu não sei o que é pior.
E quando se fala em dualidade do bom e do mau, do bem versus mal, do certo e errado, do justo versus injusto, do feio versus belo, não tem como esquecer da política. Primitivamente foi concebida (Aristóteles, Platão) como a ciência ou arte de governar, entendendo-se governar como gestão dos bens públicos, da coletividade. Partindo dessas premissas, a que descalabro e subversão chegou a política no Brasil e no mundo. Hoje ela se tornou o expediente dos conchavos, do fisiologismo, da corrupção, do engano, do uso da pós-verdade, da cooptação e compra de todas as instituições do Estado. Tal condição , estas propriedades e prerrogativas são porque estamos a falar dos chamados regimes democráticos. O Brasil tem sido esse péssimo exemplo. Que horror .
Que democracia é essa? Governo do povo e em nome do povo? Povo que na hora das decisões e dos arranjos são mandados às favas. Que é alijado e dispensado de qualquer resultado. O Brasil, Venezuela, a Rússia são exemplos dessas vilanias e monstruosidades em que se transformaram a política e os governos com estética, propaganda e verniz de democracia.
Enfim são tantas coisas esquisitas, estranhas e bizarras que nada escapa dessas tendências e desta sociedade cada vez mais distópica, dismórfica, conflitiva e cheia de ambivalências e dubiedades. Por isso até me pergunto: o que sou? Onde estou? Para onde vou? O que eu faço nesse planeta? Que sociedade é essa onde poucos valem muito e muitos não valem nada ?
 Agosto /2017.       

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...