sábado, 26 de agosto de 2017

Igrejas e Futebol

IGREJAS  E FUTEBOL  EM COMUNHÃO

João Joaquim  


Até alguns anos atrás existiam algumas atividades das quais existia uma unanimidade de que eram intocáveis e impossíveis de se envolver com qualquer forma de corrupção e outros atos ilícitos e criminosos. Se existiam, não existem mais. Nenhum ramo da vida humana se mostra imune à investida dos espíritos rapinantes, dos voos e garras dos gaviões e abutres.
 Não se trata aqui de estilo ou efeitos retóricos. De há muito que vimos assistindo o quanto as ações  delituosas, as fraudes, os subornos, o engano, o logro, o embuste, o fingimento, o jeitinho desonesto, a burla, a fraude, a pirataria, a corrupção, o assalto aos bens públicos e privados se incorporaram à vida diária da nação.
Para tanto basta abrir os jornais, ligar o rádio e a televisão e lá sobram manchetes e mais notícias dos fatos e feitos das quadrilhas, dos crimes em série. Procuram-se pessoas e entidades honestas! Quem se candidata ?
Se tomarmos como uma delimitação o surgimento da televisão. Vamos imaginar essa linha divisória do tempo. Antes e pós TV (ATV, PTV). Na era ATV pouco se via falar de corrupção e outras falcatruas nas igrejas, no futebol e na política. Para ficar nestas três áreas.
Aliás, falando de igrejas, como imaginar que até os religiosos têm sido envolvidos com crimes estarrecedores pelos seus membros e pregadores (pastores, padres, bispos).
Agora eu tenho uma comichão com esse termo. Por que tem essa hierarquia funcional na igreja católica e em  algumas igrejas evangélicas? Aliás, até no jogo de xadrez tem lá o bispo. A igreja universal por exemplo tem muitos bispos. E eles não jogam, ou melhor, eles não pregam para perder. Como gostam de dinheiro esses operadores da religião. Trata-se da “”teologia”” da riqueza e da prosperidade. Foi criado o deus da riqueza e do dinheiro. 
E quando se fala em falcatruas, em embustes, não sobra quase nenhuma seita. Basta revisitar os recentes casos de corrupção envolvendo o banco do vaticano. Imagine o mau humor com que devem ter ficado muitos santos como São Pedro, São Paulo e São Lucas. Ainda que no céu, e eles lá estão, devem ter ficado decepcionados com os seus supostos fieis da católica e outras seitas.  
Outros fatos repugnantes e condenáveis também tem sido a elucidação dos crimes de pedofilia, cometidos por sacerdotes da própria igreja católica. São delitos continuados;  muitos ficaram ocultos e impunes. Não vieram ao conhecimento da sociedade pela imprensa investigativa. O lamentável é que havia, em muitos casos, a omissão, o silêncio e a proteção da direção dessas filiais da igreja católica pelo mundo a fora. São crimes odiosos que vieram à luz na era pós TV. Vejam o bem que essa tecnologia trouxe. Assem como há também a banda sadia e útil da Internet e redes sociais. Santa tecnologia.
Uma outra questão, fora do âmbito criminal, relativa às religiões e igrejas refere ao mercado das próprias  religiões. Tal constatação e atividade se tornaram mais patentes e ostensivas justamente na era televisiva (PTV). Trata-se em verdade, ao que me parece, como um desvio de função da instituição. Da intenção de igreja do  reino  de Deus passou-se à prática de igreja para o  reino dos homens. Basta ver o quanto muitos de seus donos e dirigentes têm enriquecido nos últimos anos. Algumas têm sido até denunciadas por suspeita de lavagem de dinheiro. Como se fala em doações, dízimos e ofertas em muitas dessas igrejas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo!  
Um privilégio de que gozam as igrejas católicas e evangélicas é a isenção de impostos de renda. Tal concessão nunca me convenceu quanto a sua legalidade e licitude. É aqui que entra a oportunidade da lavagem de dinheiro.
Uma outra atividade que parecia incólume a crimes e desonestidade era o esporte. Parecia apenas. Nenhum tipo de esporte está mais a salvo. Que o atestam os gestores das olimpíadas, COB, COI.  Poucos se salvam de seus dirigentes,  de seus empresários , de seus  cartolas corruptos e ladrões. 
O futebol tem encabeçado a lista dos maiores escândalos. Até a bilionária FIFA que se mostrava a mais honesta e incorruptível. A cada investigação da justiça e FBI têm-se provas de como ali reinava uma máfia por décadas e décadas. Será que acabaram as traficâncias nada esportivas no reino do futebol ?
Os gestores do futebol brasileiro guardam um paralelo e infeliz coincidência com nossos governantes. O atual presidente da CBF, Marco Del Nero está sendo investigado e processado pelo FBI. Ele acha-se homiziado na sede da própria CBF.  Dos dois últimos presidentes, um, Sr. Ricardo Teixeira, está foragido do FBI. Ele está refugiado no Brasil. Não se trata aqui de piada. Ele está foragido da justiça americana. Está livre, leve e solto aqui no Brasil. O outro, José Maria Marin, foi passear na Suíça e foi preso. Está preso em território americano.
Alguma semelhança desses cartolas do futebol brasileiro com nosso ainda presidente Temer, os  ex presidentes  Lula e Dilma, não é mera coincidência. A cultura, as leis brasileiras e nossas autoridades lhes favorecem nos objetivos comuns! Só mesmo no Brasil.  Julho/2017

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...