sábado, 30 de setembro de 2017

CRIMES INTRA-ESTATAIS

INDIGNEMO-NOS ANTE TANTO HORROR NOS ÓRGAOS DE GOVERNO
João Joaquim  

A sensação e má impressão que tenho tido com os fatos e acontecimentos do Brasil, eu suponho ser as mesmas de todos os brasileiros. Ao menos de todos os compatriotas que leem, ouvem e veem os noticiários. Nos jornais, rádios e televisões. E hoje, graças ao rádio e à televisão até os analfabetos absolutos e funcionais podem, se o quiser e desejar, se informar do que se passa nas esferas governamentais.
Estamos vivendo tempos tenebrosos. São façanhas e feitos que abalam o ânimo, o humor e a moral das muitas pessoas honradas e do bem. E justamente essas pessoas são aquelas que nos trazem muita esperança. O bem há de prevalecer sobre o mal. O sol de cada dia há de triunfar sobre a escuridão. Essas são as esperanças de milhões de brasileiros, estarrecidos que devem estar com as camarilhas de criminosos e malfeitores que se apoderaram dos órgãos públicos e privados do país. Até instâncias do  judiciário correm risco de contaminação nas levas e levas dos crimes , que ameaçam solapar as principais instituições do país, ministério público e tribunais superiores.
“Indignai-vos”, diria Stèphane Hessel. Essa expressão de protesto é o título de um livreto desse ativista e sobrevivente do holocausto . Hessel (falecido em 2013), já nonagenário, se tornou um das testemunhas mais emblemáticas do que foram os horrores do nazifascismo de Adolf Hitler . É evidente que não há paralelo entre aqueles fatos da Alemanha de Hitler e as ocorrências do Brasil, dos quadrilhões do partido dos trabalhadores (PT) e do partido do movimento democrático brasileiro (PMDB) e mais alguns coligados.  Ou seja, os partidos do ex presidente Lula da Silva e Dilma Rousseff(PT) e Michel Temer (atual presidente da república) e Eduardo Cunha ( ex deputado e ex presidente da câmara), ambos do PMDB. Mas, a palavra de ordem vale, indignai-vos.
Quando se supõe que o pior já passou e que já se viu de tudo, fica-se em pasmo e paralisado com os relatos dos crimes em série. Crimes, obviamente, não de assassinatos, mas os mais escabrosos contra a ordem econômica, financeiros, de corrupção, de peculato, de suborno de autoridades, de compra de liminares, de cooptação de autoridades, de lavagem de dinheiro; com participação  de agentes públicos em todos os níveis, de gestores públicos da união , estados e municípios.
E na verdade são crimes contra vidas. Da vida e da saúde de milhões de pessoas desassistidas pelos hospitais públicos e postos de saúde. Que bem o atesta essa triste realidade o estado do Rio de Janeiro. Ele está completamente falido pela ingerência e seriado criminoso liderado pelo ex governador Sérgio Cabral e sua claque de auxiliares. Ali, como veio à público, até o tribunal de contas do estado compactuou no imbróglio delituoso de corrupção e lavagem de dinheiro.
No âmbito federal três fatos me aturdiram pela naturalidade das práticas delitivas. Os diálogos dos executivos da JBS. Mais  do que toda a nação, deveriam deixar os membros do judiciário irados e indignados. Ficam as confissões de que eles aliciam e cooptam quem eles desejam.
Até compra de liminares e habeas corpus são tratados como num balcão de qualquer negócio. Basta ouvir os áudios nos vários portais de notícias da Internet e Youtube.
E a confissão do ex ministro da fazenda Sr. Dr. Antonio Palocci, o Italiano? Ele foi o braço forte e direito (ou torto) de Lula e Dilma. O que é muito robusto e convincente é que seus relatos são concordantes com os dos delatores da empreiteira Odebrecht. De  Emilio (pai) e Marcelo Odebrecht( filho de Emílio). O que mais impressiona são os valores em propinas. Só  esta empresa pagou 300 milhões para Lula e Dilma. E mais, os lucros com a extração de petróleo do pré-sal seriam para manter o PT no poder pelo resto do mundo, no caso, pelo resto do Brasil. Penso que o projeto dos próceres do PT, liderado por Lula da Silva, seria transformar o Brasil, numa república popular comunista , a la Cuba. E eles os ditadores vitalícios, como os irmãos Castro. Como muitas republiquetas da África.
O mais inaudito e tenebroso na cenário da corrupção e lavagem de dinheiro está sendo protagonizado pelo ex deputado e ex ministro Geddel Vieira Lima. Que as futuras gerações acreditem quando estudarem a história da corrupção no Brasil. O Sr. Geddel, ex ministro de Temer, de Lula e Dilma, tinha guardado em um apê mais de 51 milhões em reais e dólares. Isso, acreditam as autoridades, deve ser  apenas uma das montanhas de dinheiro que o ex parlamentar e ex vice presidente da caixa( sr Geddel)  tinha guardado. Agora, perguntam as autoridades e a nação: de onde veio tanto dinheiro? Qual a finalidade de tanta fortuna? Com a palavra a justiça e as explicações do sensível e choroso Sr. Geddel. Será que ele irá seguir a Omertà( código de Silêncio das máfias italianas) ? Só mesmo aqui no Brasil.

Setembro/2017

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...