sábado, 30 de setembro de 2017

JOSE E MARIA

QUEM É MAIS MALUCO ? JOSÉ , MARIA ,TRUMP OU KIM ?
João Joaquim  

O mundo todo vem assistindo neste setembro de 2017 à devastação e tragédias provocadas, primeiro pelo furação Harvey e agora pelo Irma e José. O principal país atingido tem sido os EEUU. Outras regiões do Caribe e Ilhas Francesas também estão nas trilhas das catástrofes causadas pelas chuvas e ventos destrutivos. São tantos furacões  que se perdem pelos nomes, katrina, Yasmim, Ivan, agora está vindo outro , o maria. Agora por que eles têm nomes de pessoas ? Vai lá entender.  A Organização Meteorológica Mundial- OMM, com sede em Genebra, é quem escolhe esses nomes.
Todos esses infortúnios atmosféricos nessas regiões e países são cíclicos e previsíveis ; ocorrem todo ano. O número de vítimas, desabrigados, de feridos e danos materiais se equiparam ao de uma guerra ;são bilhões de prejuízos pela destruição de residências, prédios, estabelecimentos comerciais, pontes, construções civis e outras obras de infraestrutura.
Além dos danos à natureza ficam também muito impacto à saúde pública das pessoas, com riscos de doenças infecciosas, epidemias, insegurança pública e ao bem estar e saúde psíquica das pessoas nas áreas e cidades atingidas. Que se repise a questão: trata-se de uma tragédia anunciada, e aliás, alertada pelos órgãos de governo à sociedade e às pessoas no rastro do desastre.
Diante desse fato e da repetição anual desses fenômenos tão destrutivos e danosos, sobretudo ao povo americano, lanço uma emblemática e intrigante pergunta e interrogatório. Minha inquirição de forma objetiva e direta seria: os EEUU que tanto investem em pesquisa espacial, em missões siderais para saber se o planeta Marte é habitável, se sua água é potável, qual a  natureza e composição tem o seu relevo, etc. Será que esse todo poderoso país ianque , OS EEUU, não tem coisas mais úteis e sérias para resolver aqui em nosso Planeta ?
Continuo a pergunta .  Por que essa nação tão rica e poderosa não cria mecanismos e suporte, ao menos para proteger as pessoas dessas tragédias naturais? De todos sabido que são repetitivas e cíclicas tais catástrofes naturais. Tais furacões e outros fenômenos do gênero são conhecidos e previsíveis em seu começo, meio e fim. E se sabe  a potencialidade destrutiva de seus ventos, que chegam a mais de 300 km por hora. Por que as pessoas ficam tão desprotegidas?
Interessante, que nesse quesito o Japão nos dá um exemplo, eles constroem prédios para suportar os abalos sísmicos e até tsunamis. Vejam o quanto esses gestores da coisa pública( os japoneses), investem no bem público maior, a vida, segurança e saúde das pessoas.
São perguntas que penso, o mundo todo gostaria de fazer sobretudo à agência espacial norte-americana (NASA) e àquelas de mesmos fins da Rússia. Que benefícios trariam tais investimentos astronômicos e tais investidas espaciais? O que é mais melancólico é que já se sabe que a própria lua, nosso satélite natural, é mais próxima  à terra, e  é completamente inóspita.
Agora imagine Marte. A primeira grande barreira é a distância da terra. E já se sabe que o planeta é incompatível com a vida em todos o seus elementos: em solo, água e atmosfera sequer foi notada a presença de alguma bactéria marciana. E assim são os casos e vida de outros planetas. O que importa para nós por exemplo a beleza dos anéis de saturno? O que a ciência sabe é que todo o cosmo é muito belo e harmônico;  e isso já nos basta.
O que os cientistas americanos e russos podem alegar é o estudo de muitas substâncias, equipamentos, comunicação à distância, resistência ou resiliência  de matérias e  máquinas nesses voos etc.
Mas, continua a pergunta: qual a relação custo/benefício de tanto dispêndio para a humanidade? O que tanto investimento nas últimas 5 décadas trouxe de melhora e benefícios para as pessoas e para nosso planeta? Com a palavra os governos sucessivos da Rússia e dos EEUU. Parece megalomania, só isso!
Fica-nos a sensação de que o homem (gênero), nessas empreitadas espaciais está procurando chifre na cabeça de cavalo. Não achou e não vai achar nunca, nem na cabeça de centauro, aquele monstro mitológico meio homem meio cavalo. Ao que sugerem, todos esses programas espaciais estão querendo sondar o insondável, tocar o intocável, descobrir o imperscrutável, atingir o inatingível, romper os mistérios que só a Deus pertence; impossíveis e  inatingíveis, por isso continuam misteriosos.
E no curso dessa ambição espacial desmedida o nosso planetinha continua com todas as suas questões ambientais, com todas as dores, sofrimento e degradação. Na verdade a terra encontra-se enferma, maltratada e ferida. Ela pede socorro. Todas essas catástrofes naturais, furacões, sismos e maremotos são sinais da ação criminosa desses mesmos homens. São tantos fenômenos de sofrimento contínuo. São gritos de dor clamando por cuidado e socorro.
E o esquizoide Kim Jung-Um e Donald Trump querendo brigar de bomba atômica, de bomba de hidrogênio e outras maluquices nucleares.

E esse mesmo homem, que não consegue solução para nossas tragédias terrenas quer saber que ventos sopram e que águas rolam em solo marciano. Só nós humanos ! Tem fundamento toda essa história ?  Setembro/2017

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...