terça-feira, 30 de janeiro de 2018

futebol e politica...

POLÍTICA E FUTEBOL ESTÃO IRMANADOS EM CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE
João Joaquim  


Muitas cenas e ocorrências do futebol brasileiro são mostras e provas do que têm sido outros fatos, funcionamento e decisões de outras instituições públicas e órgãos de Estado de nosso país. Assim têm sido os expedientes e expedições dos poderes executivo, legislativo e judiciário nas três esferas de governo (municípios, estados e união); assim têm funcionado os  órgãos e agências reguladoras; assim têm sido todas as instituições que  ditam  o que o cidadão  pode e não pode fazer;  assim são os que editam normas de conduta; os que legislam o que  deve ou não pagar o cidadão,  de impostos, entre outras obrigações e imposições. 
Dentre essas instituições de Estado, os órgãos do judiciário são por dever de ofício e natureza os protagonistas. A justiça, como da maioria sabido, é fiscal e guardiã das leis e da constituição. O referendo e a última palavra quem os dá é o judiciário.
Entretanto, como vivemos um sistema político onde prevalece o estado democrático de direito, se torna de direito o cidadão opinar. A sociedade tem essa sagrada prerrogativa de achar essa e aquela deliberação certa ou errada, conforme referida  decisão, de qualquer poder, lhe trouxer benefício ou malefício. Seja uma medida do executivo, do legislativo ou do judiciário. Por isso, estou aqui a opinar, o que me constitui uma garantia e um bem constitucional, liberdade de expressão e opinião .
Fazendo uma analogia com a colmeia. Ainda que uma partícula de néctar faça bem apenas para uma abelha, esta abelha tem o direito de discordar da rejeição desse néctar por toda a colmeia. É o princípio “nem tudo que é bom para a abelha é bom para a colmeia”. Mas, se a constituição ou organização da “apis mellífera, for democrática, é de direito dela (abelha) sua discórdia de toda a sociedade meliponídea( colmeia das abelhas). 
Retomo então o tema central, o futebol brasileiro como um esboço ou reflexo de muitos fatos, feitos e funcionamento de nossa política, de nossas instituições públicas, de nossos governantes, de nossos chefes de Estado, enfim de todos aqueles que comandam as coisas do país.
Todos aqueles (as) afeiçoados e admiradores (torcedores) do futebol sabem a que condição de degradação ética e moral chegou o comando máximo desse esporte , o mais popular , do Brasil e  do planeta. Basta lembrar que os últimos três presidentes da confederação brasileira de futebol (CBF) estão com gravíssimas questões legais a resolver com a Justiça Americana, com a Justiça da Suíça, com o FBI e com a própria FIFA.
José Maria Marin, encontra-se em prisão domiciliar nos EUA; Ricardo Teixeira encontra-se foragido do FBI e homiziado (escondido) aqui no Brasil. E por último o atual chefe/presidente Marco Polo Del Nero está afastado de qualquer atividade esportiva por 90 dias, por decisão da FIFA. Todos por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Eles são vigiados pela Interpol.
Paralelamente ao estado de degradação do futebol, temos a crise vivida pelo Brasil, em todos, ou quase todos os níveis de governo. Nenhum cenário ou esfera da administração pública parece escapar a tanta ingerência, a tanto desgoverno, a tanto desmando e escândalos de corrupção, suborno, peculato, tráfico de influência e outros desvios de conduta. 
O próprio judiciário, nas pessoas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), tem sido uma ilustrativa amostra grátis dessa disrupção ética e moral que abateu sobre o país. A sociedade não vem acreditando em nossa Justiça, ante muitas decisões , habeas corpus e outras regalias  concedidas a criminosos engravatados, ricos e poderosos.
Existe uma epidemia de miséria ética e moral que teima, que se rebela em alastrar mais e mais em todos os braços e órgãos públicos da nação. Para onde estamos indo?
Os escândalos que nos rodeiam são muitos. As práticas de corrupção e suborno, os atos de lavagem de dinheiro e outras traficâncias dos cartolas do futebol nunca foram punidos pela justiça brasileira. Há como que um conluio entre Política e Futebol. E nessa empreitada entram inclusive os patrocinadores. A Rede Globo de Televisão, por exemplo, única transmissora dos jogos do Brasil, tem sido chamuscada por denúncias de delatares lá nos tribunais dos EEUU, nos julgamentos de muitos cartolas presos, entre eles o brasileiro Marin.
Todos esses crimes financeiros praticados na CBF ocorrem há mais de duas décadas. São inúmeras as denúncias e provas documentais. Tanto ministério público quanto os tribunais superiores de justiça( do Brasil) nada fizeram para punir os culpados e mafiosos do nosso esporte mais popular e visto no Brasil. Reitera-se , denúncias e provas não faltam. CPIs que foram engavetadas e nenhuma punição aos ladrões e mafiosos do futebol brasileiro .
Mas, a justiça Americana fez diferente. Ela tem mostrado à nossa justiça brasileira, o que deve ser feito. O FBI tem ensinado ao Brasil como se faz com os gangsters do futebol. Preso está lá nos USA  o ex CBF José Maria Marin e no encalço está do Sr. Teixeira e Del Nero. Com um obstáculo a se fazer justiça, o  Brasil não tem tratado de extradição de criminoso brasileiro para os Estados Unidos. Por isso, esses dois procurados e foragidos, Sr. Teixeira e Del Nero, continuam livres e seguros aqui no Brasil. Como de resto muitos outros criminosos ricos e poderosos que andam sendo agraciados com o benefício do “habeas corpus” ou cumprindo as penas nos doces refúgios dos suntuosos lares. Ou melhor, nos suntuosas palacetes e castelos. Porque são residências que mais lembram essas construções régias, de reis e imperadores. E esses criminosos, são como que barões e imperadores , em termos de dinheiro e patrimônio. Tudo roubado de estatais brasileiras, como a Petrobras e Eltrobras. Tudo  roubado dos cofres públicos.  
Tudo de acordo com o contexto geral de quem hoje governa o país. Bem irmanados, política e futebol, nunca estiveram tão em baixa, em estado de completo descrédito e subversão moral e ética

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...