sexta-feira, 30 de março de 2018

Eu x Ciências..

NOSSA GRATIDÃO AOS CIENTISTAS E ÀS CIÊNCIAS
João Joaquim  

Eu sou muito grato aos grandes homens da história e  das ciências, a todos os cientistas que tornaram a vida, a sociedade e este mundo melhores. Muitos são os benefícios, muito melhores se tornaram as condições de saúde e da vida, graças ao heroísmo, à dedicação, à pertinácia, à ousadia e inteligência de homens da ciência e da tecnologia, do passado e do presente.
Assim ocorre, assim aflora minha gratidão quando vêm-me à memória os feitos daqueles sábios da antiga Grécia, como o foram Pitágoras, Euclides, Aristóteles, Sócrates, Platão ; entre tantos outros, nos  séculos e séculos antes de cristo. Dando um grande salto na história, como esquecer as contribuições de um Galileu Galilei, de um Copérnico.
Só para refrescar nossa memória , Nicolau Copérnico e Galileu foram os precursores do heliocentrismo. Demonstração científica do sol como centro do universo, e não a terra como defendia o achismo da igreja católica da época. Pode-se afirmar que este era um dos dogmas da igreja. Uma verdade( para a igreja) que não aceitava contestação e dúvida. Ou se aceitava como verdade definitiva ou era julgado pelo santo ofício (inquisição), com risco de pena de morte por incineração. Havia uma dupla finalidade: execução e cremação. Ao que sugere o processo, os pecados eram queimados no mesmo forno. Tomás de Torquemada foi um grande inquisidor da época .
O próprio Galileu foi processado e condenado, caso persistisse com sua teoria do sol como centro do universo. Não em  2ª  ou 4ª  instância, como se dá aqui no Brasil.  Era  justiça de grau único, soberana e definitiva. Galileu escapou do braseiro porque ele abjurou de sua tese em público. Ele negou sua descoberta para os homens da lei, no caso, das leis canônicas ou dogmáticas da igreja  católica. Foi liberto, mas sob liberdade vigiada. Foi proibido de pregar suas ideias na época.
Giordano Bruno, foi outro teólogo e pensador que não teve a mesma sorte. Era dele ,na época, a teoria do infinito. Deus e o cosmo são infinitos. Para ele cada ser neste universo de natureza biológica ou não, tinha uma energia interior a que chamava alma ou espírito. Ele contrariava alguns cânones e dogmas da igreja. Não renunciou às suas ideias e foi condenado pela santa inquisição e queimado vivo. Um horror!
Ele foi de um caráter e espírito socráticos. Morreu fiel ás suas ideias e teses.
Dando mais um salto na história, o exemplo de Isaac Newton (1643-1727) com o estudo das  leis da gravidade e da matemática. Um outro  cientista e filosofo por que tenho uma admiração é o Immanuel Kant (1724-1804). Ele é autor das obras críticas da razão pura e críticas da razão prática. Um dado significativo na vida e trabalho desses cientistas, a partir do século XVIII, foi a desvinculação com as crenças, “verdades” e imposições da igreja. Ao menos no campo das ciências, a maioria dos estados eram laicos, sem interferência de diretrizes de cunho religioso, bem reiterado, pelo menos na seara das ciências, porque no campo político muitas nações ainda sofriam as ingerências da igreja. Fazendo um trampolim para o século XIX, três foram as grandes invenções que mudaram para sempre a vida das pessoas e da sociedade. São a eletricidade, a telefonia e o automóvel. Não verdade a eletricidade foi uma descoberta, o telefone e o automóvel duas invenções. Há que se diferenciar uma invenção, a roda por exemplo, de um achado ou descoberta, a gravidade por exemplo.
Algumas palavras sobre esses grandes cientistas. Graham Bell foi o britânico da  invenção do telefone, em 1876. Além de inventor foi empresário do ramo, ele fundou a cia Bell. O automóvel, embora tenha havido quem registrasse patente anteriormente, quem de fato criou e se tornou empresário e fabricante foi o americano Henri Ford. A popularização do carro e a sua  comercialização se dão  mesmo em 1900, ou seja, já nos albores do século XX. Já a eletricidade, como a conhecemos, e dela utilizamos nos dias de hoje, se torna acessível para uso doméstico e industrial por volta de 1880.
Três foram os cientistas nessa contribuição: Nicola Tesla, Thomas Alva Edison e Westhinhouse. Para ser justo esses três personagens, Tesla, Edison e Westinghouse foram a um só tempo cientistas e empresários do ramo (1880-1891).
Sem descer a pormenores, a curiosidade que se estabeleceu nessa época foi a denominada guerra das correntes. Nada mais do que a preferência de um e outro inventor pela corrente contínua ou alternada. E por que dessa chamada guerra? A corrente alternada (CA) era considerada muito mais perigosa do que a corrente continua (CC). Mas logo em seguida, tudo se pacificou e quem lucrou foi toda a humanidade. Até  hoje e sempre, como imaginar o mundo sem eletricidade?
No século XX temos dois gigantes das ciências que eu destacaria, Albert Einstein, autor da lei da relatividade. Stephen Hawking( 1942-2018) autor da teoria das cordas e estudioso dos buracos negros.
Enfim e como conclusão, eu me declaro grato a todos esses gênios cientistas, que tanto bem e qualidade de vida deixaram para a humanidade. Tenho certeza que todos, numa breve reflexão , ao lembrar, também têm no íntimo sua eterna gratidão por esses benfeitores, que merecem o nosso galardão e um acento eterno no panteão dos heróis da humanidade.    Março/2018

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...