quinta-feira, 14 de junho de 2018

Devassidão

HOMENS E TEMPOS DEVASSOS 

João Joaquim 


Nós brasileiros estamos vivendo tempos tão esquisitos e anômalos que nos causam arrepios. Estranhamentos que sentem todas aquelas pessoas de bem, críticas e sensatas. E essas pessoas  existem, são  elas que nos dão esperança de um país , de um mundo  melhor e mais decente.
Eu fico a imaginar horas a fio sobre tantas esquisitices, a imaginar , com um certo saudosismo do que foram os tempos na antiga Grécia, dos filósofos Aristóteles e Platão. Só de ler suas obras traz-me essa saudade.  Trago esses dois pensadores como exemplos. Vendo hoje o que se passa nas democracias mais importantes do planeta, esses sábios certamente estão se remexendo nos túmulos. Porque está de dar espasmo e contratura. Basta levar em conta o que se passa no país ianque de Donald Trump e na Rússia de Vladimir Putin e em nosso Brasil de Lula da Silva( preso em Curitiba, na Polícia Federal) e de Michel Temer, com várias denúncias de corrupção e lavagem de dinheiro, como o afirma o Ministério Público Federal.
Se levar em conta algumas repúblicas democráticas latinas então, o sujeito bem pensante e crítico humanitário vai pedir:  “me tira o tubo”. Tubo no caso seria o catéter de oxigênio que mantem o sujeito vivo, em uma UTI. Imagine a que ponto chegaram as coisas em nosso país. Dá vontade de morrer a perpetuar o atual status quo. “Pare o mundo que eu quero descer/Por que eu não aguento mais noticias de/ Corrupção, violência que não param de aumentar /E pensar que a poluição contaminou até as /Lágrimas e eu não consigo mais chorar  ”, Raul Seixas .  Raul, que viveu 100 anos à sua frente, nada mudou do que cantou.
O estado estrambótico  e de  anomalia é tão medonho que causa pasmo e paralisia nas pessoas honestas e de boa índole. Em todos aqueles indivíduos que além de cumprir as leis e imposições oficiais, têm a vocação para a prática da  honestidade, para o bem e são virtuosos. Eles existem e nos dão esperança de uma vida melhor e mais decente.
Ética e  virtude são qualidades em escassez em nossa sociedade, sobretudo na classe política que governa, na classe parlamentar que elabora as leis, e muito mais melancólico, na classe que é escolhida para fiscalizar e aplicar toda legislação, principalmente os códigos penal e civil e nossa constituição. Esta que foi criada sob os auspícios do falecido deputado Ulisses Guimarães, em 1988, e por ele mesmo batizada de cidadã. Se cumprida fosse em sua metade a nação não estaria convalescendo de tantas crises. Quem fiscaliza e aplica as leis é o Judiciário, aqui representado pelas varas de Justiça, as instância de Jurisdição, que são 4, 1ª até a 4ª , o supremo tribunal federal, que fica em Brasília. Até o nosso supremo anda tomando decisões que nos tiram o sono.
Para melhor contexto e sair de discurso, tomemos alguns casos chegadinhos de fresco. Como aceitar ou explicar que um congresso tenha quase um terço de seus membros, ou denunciados ou réus no supremo tribunal federal (STF)?  E continuem( seus membros) no estilo LSD; que em tradução libertária é o mesmo que livre, solto e desinibido , conforme o refrão , sem lenço, sem documento, como ainda o canta nosso aedo e compositor Caetano Veloso (da música alegria, alegria).
Pior do que isso é imaginar que nossas leis, nosso ordenamento jurídico, e o regimento interno ou “compliance” do congresso permitem que  um parlamentar em regime semiaberto durma na cadeia e durante o dia exerça sua função na respectiva casa legislativa ( elaborando nossas leis). Não pode haver excremento e  excrescências mais fétidas! Com todo desrespeito a que faz jus as nossas casas legislativas.
Imagine outras aberrações “democráticas” de mesmo quilate ou grossura. Um político em atividade tem o mandato cassado ou impedido porque cometeu entre outros crimes o de corrupção, desvio de dinheiro público para si, para apaniguados e parentes. Todavia, nada mais lhe é cobrado, sequer tomado do larápio o dinheiro roubado. Que anomalia, que monstruosidade democrática é essa, que não há lei que a pune e cobre o dinheiro de volta ?
E assim são outras malformações de nosso sistema republicano e democrático. Ministro do supremo de espírito maria-vai-com-as-outras! Porque muda de opinião e de voto conforme as conveniências de momento e pela amizade que cultiva com escritórios de advocacia que defendem criminosos ricos e poderosos.
Que sistema político é o nosso ou que constituição é essa que permitem coisas tão esdrúxulos, feias e indecorosas? Como imaginar um candidato a chefe de Estado que responde a vários inquéritos e processos na justiça? Como digerir que um sujeito com esse perfil, faça comícios pelo país, afronte e desdenhe da justiça de forma tão cínica e ostensiva, em todas as suas passeatas com seu séquito de bajuladores e seguidores?
Porquanto eu reafirmo em conclusão. Todo esse sistema e ordem de coisas estão erradas nos seus fundamentos e regras na escolha dos governantes e representantes pelos representados. Numa frase, escolha do presidente, deputados e senadores pelos eleitores deveria ter  critérios mais rígidos como se faz para outras funções como na magistratura, ministério público ou procuradoria geral da república. Para ser eleitos, os governantes  deveriam ter no mínimo um curso superior de administração pública ou ciências políticas. Isto para os eleitos. Para os eleitores no mínimo um estágio-treinamento para o  voto, lições de discernimento, noções de livre-arbítrio no ato de votar, princípios de ética e consciência livre na hora de escolha dos governantes. Assim já seria um começo de mudança, quem sabe?  Abril 2018

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...