sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Açúcar

SE AS PESSOAS SE INFORMASSEM MELHOR ELAS NUNCA COMERIAM MAIS AÇÚCAR.

Na verdade, é um alimento mais do que inútil,  muito nocivo à nossa saúde. Não precisamos adicionar um grama de açúcar  que seja aos nossos alimentos, às nossas bebidas. Desde o tão brasileiro cafezinho aos sucos naturais. Zero açúcar .  Em resumo  trata-se de uma sandice e inutilidade  mesmo. A maioria dos vegetais, legumes e frutas já trazem o açúcar natural, a frutose, muito saudável mas, que em excesso também é contraindicada para os diabéticos. Existem muitos alimentos e frutas com alta concentração de frutose. Exemplos : Laranja, goiaba, mamão, pêssego , bananas etc.  Contraindicadas para os diabéticos  e sobrepeso.  
Todavia, temos que relativizar quando nos referimos à nocividade do açúcar. À luz das evidências científicas atuais o açúcar deveria ser ingerido como forma de sobrevivência.  Apenas . Melhor explicado, a pessoa só deveria comer açúcar na ausência absoluta de outros alimentos, ou para casos de desnutrição e baixo peso . Porque  na verdade o que mais temos no mundo é  alto peso e dis-nutrição. Quando se fala em dis-nutrição, fala-se em uma doença (dis, distúrbio) em que as pessoas têm uma dieta desbalanceada, desequilibrada. Tão grave quanto à des-nutrição.
Quanto mais alto o grau de pureza do açúcar mais nocivo ele se torna para a saúde. Os açucares refinados como exemplo. Os menos nocivos são aqueles com processamento integral. Nesse grupo estão o demerara, o açúcar mascavo e a popular rapadura. São formas em que se preservam fibras, sais minerais e algumas vitaminas do complexo B.
Tosos os consumidores poderiam se inquietar e perguntar;  por que, o açúcar,  um alimento são saboroso e apetitoso  é tão nocivo à saúde humana? A explicação é simples e direta. Ele nada mais tem do que sabor e caloria; um alimento monótono que fornece apenas energia. Nenhuma ação construtora, ação nutricional ou enzimática. Tanto que ele, na maioria das pessoas será totalmente assimilado e depositado sob a forma final de gordura, a obesidade.  Quer prova contundente da toxicidade do açúcar ? Nossa taxa de glicose ( açúcar no sangue ) é de até 100mg / dL . Uma pessoa que tiver um excesso de 20mg; 120mg no sangue, estará condenada a ter cegueira, insuficiência renal, derrames cerebrais e morte prematura. Tudo porque causa desse excessozinho .
Qual a relação causal entre açúcar e diabetes? Nenhuma. Ao menos de forma direta. Comer um kg de doce por dia não produz a diabetes. Todavia, a obesidade por uma dieta hipercalórica( doces e massas) pode levar ao diabetes tipo II. Mais comum em obesos, adultos e idosos. Ou seja ,existe uma relação indireta entre ingestão de muito açúcar e diabetes. Mais uma perniciosidade dos doces( açúcar ) .
Um outro grupo de alimentos que guarda parentesco com os açúcares é formado pelos carboidratos. São as massas em geral. São representados pelos pães, biscoitos, os bolos, as tortas, os achocolatados, o macarrão, o pão-de-queijo, o pãozinho francês, as pizzas. Muitas dessas massas trazem outros inconvenientes, a associação com outros alimentos como as gorduras, sal e condimentos. São alimentos desaconselhados para hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes e sobrepeso.
Os carboidratos, representados pelas massas trazem os mesmos inconvenientes do açúcar porque são alimentos monótonos. São extremamente calóricos, energéticos e contraindicados para pessoas obesas e sedentárias. Os atletas, sim, constituem um grupo de pessoas que fazem uso de carboidratos, porque representam uma ótima fonte energética imediata e de fácil digestão .
Uma boa dica e conselho que se deixa para as pessoas é buscar a moderação no consumo tanto de açucares quanto de carboidratos. Mas, o ideal mesmo seria zero açúcar .
O que se verifica em nossa sociedade pós era industrial é um gosto, um prazer ou um desejo exagerado pelo doce, pelos açucares e carboidratos. A  chamada dulçolatria( vício pelo doce) está impregnada na consciência coletiva das pessoas. Trata-se de um processo cultural. Ela se dá desde a 1a infância, por uma desinformação das famílias, dos pais e cuidadores das crianças. E tal desorientação continua no processo de alfabetização.
Segundo dados científicos e orientações da sociedade brasileira de pediatria, uma criança não deveria receber nenhum açúcar artificial ou carboidrato até os 5 anos de idade. E o que se vê na prática é uma inversão dessas diretrizes científicas. Um erro alimentar e vício ensinado pelos pais, mal informados, que seguem os apelos da indústria de alimentos.
Todos os vícios alimentares do consumo exagerado dos açúcares e massas estão disseminados na cultura das famílias, do comércio e todas as partes da indústria alimentícia. Essa triste realidade pode ser confirmada na visita a um supermercado, a um restaurante ou qualquer indústria alimentícia artesanal ou de alta escala. Um exemplo bem típico é uma padaria. Um modelo bem criminoso nesse sentido é quando se depara com qualquer tipo de pão branco revestido com espessa camada de açúcar. São as formas  carameladas. Quer dizer: além de um carboidrato de elevado poder hipercalórico e hiperglicêmico( o pão branco), têm-se açúcares e mais açúcares.
 Como  dica e conselho final. Nosso organismo não necessita de nenhum açúcar adicional. A mesma regra vale para o sal de cozinha (cloreto de sódio). Cada adulto necessita de apenas 5 gramas de sal por dia. O brasileiro, na média nacional, consome 5 vezes a mais do que essa quantidade recomendada, conforme orientações das sociedades de cardiologia e nefrologia. Ou seja, além da nocividade do açúcar temos aí a intoxicação pelo sal. Um perigoso aditivo para os rins, para o coração e para pressão arterial. São autênticos venenos nas mesas das famílias, dos restaurantes, dos bufês, das festas infantis, dos aniversários, das cantinas das escolas e  outros ambientes festivos.   Dezembro/2018.

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...