quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Filtros

ESTÃO FALTANDO FILTROS NESSES TEMPOS DE REDES SOCIAIS
João Joaquim  

Um produto que deveria estar em alta nesses tempos virtuais e não está é o filtro. Na verdade, os filtros. Porque existem vários tipos no mercado. À frente falo sobre eles. Não todos porque não há espaço para tanto. Com a chamada hipermodernidade, precisam-se de novos filtros.
O primeiro filtro com qual eu tive contato era feito de barro. De um material trabalhado  em olaria. O mesmo para os tijolos tradicionais. Uma vez levado ao forno ele se torna ocre, de cor amarela. Neste recipiente, em forma de pote, se instalavam as velas. Um material de cerâmica porosa para filtrar as impurezas da água. Trata-se de um filtro de água bastante primitivo porque ele deixa passar cloro, bactérias e impurezas químicas. Diferente dos purificadores de água que retêm elementos químicos e biológicos e empregam até luz ultravioleta como antisséptica e bactericida. De todo modo, os filtros de barro e velas de cerâmica ainda são muito empregados em regiões menos desenvolvidas e para as  classes sociais de menor renda.
Assim existem um sem-número de outros filtros. Basta imaginar outras situações de elementos nocivos, a que se podem criar uma barreira, uma peneira, um anteparo, um freio, um controle, uma porta de triagem no sentido de sua eliminação.
Como exemplos: um filtro acústico, um filtro de ar para os aparelhos de ar condicionados de residências e automóveis. Filtro de linha é um outro exemplo. Têm-se lá vários equipamentos elétricos, pode usar um filtro de linha, para evitar oscilações de energia e avaria dessas máquinas. Ou seja, um filtro elétrico.
Ah! Ia me esquecendo. O filtro solar. O tão sistemático, recomendado e ubíquo (global) filtro solar. Essa modalidade de filtro tem uma enorme importância em saúde pública, privada e individual. Até mesmo as pessoas melanodérmicas(afrodescendentes) podem usar. Os leucodérmicos ou albinos então, nem se falam em termos de indicação. A grande indicação do filtro solar está na prevenção do câncer de pele. A luz solar, seja através dos raios ultravioletas A ou B é cancerígena. Antes de se formar o câncer têm-se os estágios iniciais que são as queimaduras incipientes, o envelhecimento da pele e a ceratose solar. Ninguém, em se tomando sol a mais vai querer se tornar e parecer mais velho do que já está.
Todavia, um pouco de sol, por 10 minutos que seja, até 10 horas da manhã faz bem. Representa energia e sintetiza vitamina D. Mas, de preferência com filtro solar.
Há um outro filtro que já esteve muito em voga. Eu  não disserto sobre ele, apenas uma breve menção. Trata-se dos filtros políticos. Também chamados de censuras. É próprio dos regimes totalitários e das ditaduras. Mas, ainda vingam em alguns países. Muitos outros filtros existem. O último a ocupar este espaço não tem ainda um nome específico. Didaticamente ele será nominado de filtro informático e têm-se as explicações.
O que vem a ser informação? Daí filtro informático. Informático, tudo que é relativo, congênere ou respeitante a informação (informática deriva de informação). Informação é toda forma de comunicação que chega ao indivíduo, a mim, a você, à sociedade. Para mais clarividência, necessário se torna reportar ao filtro de cerâmica a velas.
 A água que chaga ao filtro é a nossa informação. Essa informação, nos regimes democráticas como o Brasil, está eivada, contaminada de elementos insalubres e perniciosas. Quem a ingere ou assimila está susceptível, sujeito: primeiro, à sua inocuidade, ou seja à sua absoluta ineficácia. Segundo, está vulnerável à sua virulência e nocividade. Como rodapé, é bom que se faça uma distinção, uma destrinça (separação) entre informação e formação.
Como já referido, informação é toda forma de nota, de comunicação, de notícia que chega ao indivíduo. Cada informação pode trazer alguma utilidade ou não. Entra aqui o princípio da relatividade. A informação, o comunicado não têm o compromisso da utilidade na construção cultural, ética e moral do indivíduo. Enfim, no aprimorando da pessoa, seja de caráter cultural ou profissional. Se pensarmos na pessoa humana, na sua fase de escolarização, crianças, jovens e adolescentes. A formação equivale ao processo educacional desse educando. Algumas informações podem até contribuir na sua formação.
Agora vamos contextualizar, as informações veiculadas pelas redes de televisão e pela internet. Todas as nossas mídias, sejam elas televisivas, telemáticas e virtuais. O quanto elas passam de informação e de formação para o indivíduo? E mesmo coletivamente? Para a sociedade?
 Comecemos esta digressão pelos canais de televisão. Que tipo de programação eles transmitem que contenha algum valor na educação, na instrução e na formação da pessoa? Sobretudo em se falando das crianças e jovens. Ao contrário. A maioria do que se veicula se encerra em conteúdos de baixaria, contracultura, policial e vulgaridades.
A mesma natureza e conteúdo trazem as tão massivas, populares e incontroláveis redes sociais. Quantas informações deformantes que chegam às crianças, jovens e às pessoas! É um horror de deformação.  O indivíduo é bombardeado (pelo face, whatsapp, twitter) o tempo todo. É muita desinformação ao mesmo tempo. Por isso o projeto do filtro informático ; na falta de um filtro específico eu sugiro não ver o que não presta e que não forma ninguém . Controle remoto e tecla  delete. Eliminar tudo quanto há de inútil, vulgar e contracultural.  Novembro / 18

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...