quinta-feira, 29 de agosto de 2019

BIG BROTHER

GOVERNOS E EMPESAS DE OLHO NO CIDADÃO
JOAO JOAQUIM

Um dos maiores e persistentes objetivos de todo e qualquer governante foi sempre o controle e vigilância da vida dos cidadãos. E aqui decididamente vale para todos os sistemas de governo. Obviamente que esse interesse está muito mais presente e impositivo nos regimes de exceção como nas ditaduras de Cuba, da Rússia, China e Coréia do Norte. E atenção! Notadamente para as pessoas menos aficionadas em política: a titulação de democrática de uma nação não lhe caracteriza como um regime de liberdades individuais e coletivas. Basta ter em conta os casos da república democrática Bolivariana da Venezuela e a república democrática da Coreia do Norte. Estes dois exemplos ilustram bem o que é a bandeira ou brasão de um país e o que é a ideologia de seus mandatários. Mandonismo, tirania e coerção das liberdades individuais e dos direitos humanos.
Nessas definições do que seja regime de exceção e democracia eu aprecio muito aquela indagação de um eleitor que diante de um governante não titubeou: - qual a diferença entre ditadura e democracia? A quem o governante redarguiu de bate-pronta: democracia é quando você manda em mim e ditadura é quando eu mando em você. É o conceito mais simples, direto e popular.
Conforme proposta de nossa constituição- Carta Magna de 1988- nossa democracia é representativa. O parlamentar ou governante eleito representa os anseios do povo ou dos eleitores que o elegeram. Como referido no introito o grande objetivo dos governantes é o controle e vigilância da vida do cidadão. Todas as democracias fazem isso muito bem, certamente por um efeito osmótico e aprendizado das tiranias que fazem muito melhor. Esta foi a inspiração do grande escritor George Orwell  ao escrever sua magnífica obra. O título inicial foi 1948, depois 1984 e por fim big brother. Grande irmão ou irmão mais velho.
Essa nação ou sociedade descrita pelo autor é constantemente vigiada por teletelas com o slogan:  o grande irmão zela por ti ou está te  observando do inglês original “big brother is watching you”.
Foi o que fizeram por exemplo as grandes ditaduras do século XX, são os casos de Josef Stalin e Adolf Hitler. E naqueles tempos esses tiranos não dispunham dos recursos tecnológicos de hoje. Vivemos novos tempos. A hipermodernidade digital, era da internet, das redes sociais e grandes provedores. Nesta época da plena digitalização em tudo não temos um, mas vários grandes irmãos. Todas as nossas compras e aquisição de bens, viagens, transações comerciais, festas e comemorações são vistas e sabidas pelos órgãos de governo, pelas indústrias, comércio e agências reguladoras. Com uma observação ou registro a se fazer: tudo feito graciosamente, de forma voluntária e permissão dos cidadãos consumidores. Fornecemos graciosamente todos os nossos dados pessoais, CPF, RG, fotos, endereços, telefones, nossas preferências, etc. 
Tudo que fazemos, compras, passeios, contexto da vida social e privacidade ficam gravados em nossas páginas e na vigilância do governo e empresas privadas, graciosamente. Muitos fazem isso até como exibicionismo, sorridentes, inocentes em suas páginas da Internet, nas tão badaladas e públicas redes sociais. O nome não poderia ser mais sugestivo, armadilhas(redes) que nos pegam todos os dias , estamos todos sempre bem enredados nas malhas das grandes empresas, nos órgãos de governo e nas malhas finas da REceita Federal  . Que horror!

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...