sexta-feira, 27 de março de 2020

big brothers

OS BISBILHOTEIROS SISTEMAS E ÓRGÃOS COMO BIG BROTHERS DO CIDADÃO
joao joaquim 

Vivemos uma época de uma profunda “desumanização da pessoa humana”. Pode soar um pleonasmo tal afirmação! Ainda que o pareça ela bem enfatiza os sombrios tempos que nos rodeiam com os seus sistemas, valores, tecnologias, recursos digitais e tendências a alienar o homem (gênero) de seus desígnios, finalidade e natureza.
Os avanços tecnológicos, a industrialização e o capitalismo criaram o que se pode nominar de distopia social para melhor entender este sistema basta entender conceito de utopia, a partir da obra de mesmo nome de Thomas Morus. Utopia, vem de u+topia (topos), o não lugar. Um país imaginário onde tudo seria harmônico, belo, humanizado e democrático.
Distopia, dis=dificuldade, sofrimento. Seria como que um país governado com tirania, dominação completa do outro, proibições de toda forma de liberdade e até castigo, tortura e pena de morte. Uma obra que bem retrata uma distopia temo-la em 1984, de George Orwel (ficção). Como exemplo concreto têm-se exemplos bem típicos como Coréia do Norte e Irã, onde os governos exercem absoluto controle sobre a vida e passos do cidadão.
A partir da era industrial o homem projetou grandes sonhos. E o mais surpreendente, os conquistou na sua quase totalidade. Alguns não conquistados ainda atormentam a humanidade. Dentre esses se destacam a cura ou vacina do câncer e da AIDS e algumas doenças endêmicas ou epidêmicas como a malária, a dengue e as coronaviroses (covid 19 ou 20, 21, não sabemos ainda). Mas é possível vacinas, soros e cura para essas doenças na próxima década.
Muitas foram as descobertos e invenções imaginadas e realizadas. São as questões da mobilidade (automóvel e avião), a televisão, a informática, a internet, as redes sociais, a telefonia móvel etc. Nesse contexto, tomando os últimos 50 anos, o quanto se evoluiu nos quesitos de transporte, de mobilidade humana, em telejornalismo, em informação e comunicação de forma instantânea e em tempo real. A internet e a facilidade na transmissão de informação representam as últimas e mais impactantes conquistas do planeta.
Hoje, graças às redes sociais tudo que ocorre no planeta é acessível pelas pessoas em tempo real. E com uma característica  das mais positivas, de graça, ou quase graciosa. O que se deve é separar a mentira da verdade, o útil do fútil. muita fake.
A internet e a informática propiciaram à humanidade outros grandes recursos: o registro seguro de dados e o acesso ilimitado a informações. Pode-se consultar sobre todas as coisas graciosamente. Consultar e salvá-las nas mídias digitais de uso pessoal ou coletivo( CD, pendrive, HD etc).
A par de tantos avanços das ciências e das tecnologias surgiram os imprevistos efeitos colaterais. Que se registre e consigne: todas as tecnologias (avião, automóvel, telefone móvel, internet) são neutras e inócuas quanto a qualquer malefício na sua função. Se algum mal existe está em quem emprega e uso faz dos instrumentos e máquinas os mais diversos. Tome a faca , a foice, o machado, o automóvel. Eles não fazem mal a ninguém! Já os humanos com eles !!
É justamente nesse contexto e profusão de efeitos que acha-se inserida  a humanidade quase inteira. Todos os sistemas, sejam os órgãos de governo, os sistemas capitalista e consumista fazem dos cidadãos, dos consumidores e clientes presas fáceis e permanentes de seus produtos e serviços. São os casos de uma receita federal (ministério da fazenda), das operadoras de telefonia móvel e empresas de comércio. Elas são como teletelas, lentes, câmeras, monitores e GPS que tudo sabem das pessoas. E assim, em redes e grandes sistemas funcionam e controlam os cidadãos nos moldes e feições de uma distopia social. Esses e tantos outros são os efeitos da modernidade, um acelerado progresso que desumanizou o homem, que vem alienando as pessoas em suas mídias digitais, em seu mundo egoista e tecnológico. 
A quarentena imposta pelo coronavírus( covid-19, já covid-20), bem pode ser uma chance de as pessoas se aproximarem mais, ao menos de seus parentes, de seus filhos, esposas, pais, avós, netos, cuidadores e cuidados. Basta seguir os protocolos preconizados pelos gestores da saúde-  OMS , ministério da Saúde( ou da doença, não importa) . Março/2020 
João Joaquim - médico - cronista DM online em tempos de covid19, 9.8224-8810

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...