terça-feira, 9 de junho de 2020

Músico-Terapia


                            EFEITOS TERAPÊUTICOS DA MÚSICA
                                        J o ã o    J o a q u i m


Será que as prazerosas sensações que a música provoca em nossa mente, em nosso organismo emocional tem algum efeito terapêutico em nossa saúde? Será que a musicoterapia têm fundamentos científicos comprovados?
Um pouco da história: a própria Bíblia refere que Davi tocou sua harpa para mitigar a cólera do rei Saul. Hipócrates, o pai da medicina concebia a doença como um transtorno ou desarmonia da natureza humana. 
Já no século XVI o médico e fisiologista Paracelso incluia a música no tratamento de seus doentes. Existem trabalhos médico-científicos que mostram uma sintonia mãe-feto. Tem sido demonstrado que o bebê ,ainda  no  útero,  é capaz de perceber e decodificar os sons emitidos pela mãe como o cantar de uma melodia e a própria fala da mãe. Esta sintonia pode se estabelecer também na relação musicoterapeuta/paciente. A música pode promover a síntese  e liberação de substâncias ( endorfinas, dopamina) que trazem bem-estar e euforia, além de incremento da autoestima.
 A psicanálise também tem estudado o papel da música na saúde psíquica da pessoa. Através da abstração, a música é capaz de desviar-se do ego (consciente) e penetrar no inconsciente. Este processo pode ajudar a entender melhor este compartimento que compõe a personalidade humana numa sessão de psicanálise tendo a música como terapia coadjuvante.
Ao chegar ao cérebro (frequência das ondas sonoras) a música vai produzir e projetar de forma consciente imagens, recordações vividas e/ou ouvidas e outras sensações táteis, gustativas e olfativas. A interação destas sensações, destes sentimentos promove bem-estar, euforia, ativação de circuitos neuronais que resultam em efeitos de gratificação prazer e felicidade.
Há um estudo de 1924 conduzido por I.H Hyde que examinou o efeito da música sobre o coração, mais seletivamente sobre frequência cardíaca e pressão arterial. O estimulo musical promove leve queda da frequência de pulso e pressão arterial, por um efeito de relaxamento endoarterial  . Há também efeito analgésico. Isto tem sido demonstrado em pacientes em pós-operatório, onde é frequente a incidência de dores pela manipulação cirúrgica. Outros pesquisadores em trabalhos bem consistentes e criteriosos têm demonstrado o efeito da música em diminuir a ansiedade, o sofrimento emocional e a dor física  . Os   acordes musicais promovem um efeito interativo positivo com os medicamentos em uso, especialmente portadores de doença coronária e câncer.
No Brasil existem poucas instituições que oferecem a musicoterapia como um adjuvante no tratamento de doenças psíquicas e orgânicas como as referidas no texto. As universidades pouco interesse têm em investir em cursos e estudos sobre os benefícios que a música traz à saúde emocional e orgânica do ser humano.
Existem cursos relativos a arte musical, formação em piano, públicos e privados, mas sem este enfoque do emprego desta arte e criação como auxiliar terapêutico.  Bom seria que houvesse profissionais interessados em se tornar um aliado terapêutico , uma alternativa de tratamento para tantas doenças que afligem o paciente, seja na esfera emocional ou orgânica .
O que podemos concluir desta modesta resenha da relação música/saúde no ser humano é que todos os trabalhos e experimentos apontam para os efeitos benéficos e bem provados  que vão muito além do simples entretenimento e lazer na audição dos sons músicas.
O que por fim deixamos a todos os que se deleitam e curtem a música é que selecionam aquelas que de fato encerram  uma verdadeira expressão artística, seja como  poesia, seja na  qualidade literária , e assim somadas a uma  bela melodia podem por instantes mitigar as fadigas , o estresse diário, nossas ansiedades e representar assim uma terapia para nosso corpo, coração e alma.
 O sentido de terapia pela música tem a ver com  outras formas de agentes terapêuticos, como os medicamentos.  A música, como terapia,  exige portanto aquela composição que de fato possa  promover apenas efeitos benéficos , construtores para nosso intimo , nosso ser. Que seja o estilo pop, jazz, instrumental ou clássica não importa .
Se mal escolhida, certamente a música de má qualidade, sem poesia, sem uma bela melodia, sem instrumentos mais refinados poderá evocar memórias negativas,  reforçar sensações depressivas e trazer mais efeitos colaterais e agravar nossa saúde, como tristeza, nostalgia, evocações de fatos negativos e mais angústia e depressão .
Não importa onde estejamos para usufruir dos bons e saudáveis efeitos da música, pode ser até mesmo no carro, enquanto nos trajetos para o trabalho.  Seja a sós ou acompanhado. Em casa, a sugestão é que tenhamos um momento de relaxamento, em um quarto ou sala propícia, e naquele volume suave,  que  possamos entrar em sintonia com letra e melodia e deleitarmos  das mais salutares e benfazejas evocações  que esta milenar arte pode nos trazer, a música com belos acordes , poesia , arte e beleza.



Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...