segunda-feira, 7 de junho de 2021

vavan

 #Rébus.cada # esotéricas

 VIVANDEIROS

 Na busca da imortalidade de suas realidades, não são poucos os que esquadrinham sublinhar cada feito de seu idioleto. E o fazem com mãos e meneios episcopais. São como liturgias de curiais. Muitos, quejandos, lançam mesmo suas energias recônditas e viscerais aos lobos de estepe por eles mesmo erados, ou se não os houver, jogam-nos às alcachofras e urtigas as mais urentes, e de forma muita vez fremente.

Enquanto aqui como ordinários viventes, não infrequentes, assistimos a feitos e façanhas no melhor regalo e regateio em que vicejam tais e quais gentes. Ao se consultar o seu repositório de valores, ou sua ucharia de provisões, veem-se como se quadram entre vivandeiras que possuem como viáticos as composições espirituosas de apenas deleite, e sem nenhum descrimine. Sintomáticos de passados de terráqueos e sicários gentios.

Embeiçado e embevecido por tais mediocridades, não passam de sapiens sapiens que subsumem na mesma pachorra de nitentes enganosas e pérfidas significâncias. Tudo e todos reverberando nas suas incontidas caganificâncias. Para tanto é suficiente um olhar atento aos seus sisíficos meneios, com logros, com negaças, no mesmo corolário de não quero, dissimulados, obviamente. Pérfidas assertivas e compassivos estribam nas reiteradas penetrâncias.

Trata-se de um basto estilo de subsistência. Contínuos modus vivendi. São indivíduos de intelectos, como os próprios portadores; Mentecaptos? Não e não. Na mensuração do quociente de racionalidade são como eles próprios. Meão, meã, e sem retrocesso, conduzem como pessoas ardentes ou languidas de moralidade na mais prosaica e lasciva diretriz da existência. Afinal, esta está no zênite de uma cúpida essência.

Aos olhos de comensais e escudeiros se passam sempre por onírico e delíquios, na epidérmica formosa, resoluta e ressumando sectário audaz em todas as lides verborrágicas. Foi bem ali distante, na opulenta Adem que cantou Filinto Elisio. Acautelem-se todos os que os seguem. Na estultice de um pato-real, muitos são os embusteiros, que sendo no fundo genuínos sicários, buscam, nimiamente, fazer de seus acólitos, como se esses fossem os seus “Similias Similubus”. Acautelem-se.

 

Santo Antônio já ensinava  ou o filósofo Antônio Gramsci. Uma orientação dele me marca: “Ser cético na razão, mas com esperança no coração.” De alguma maneira, era o que a vida quase inteira tentei fazer: duvidar mas esperançar

Nenhum comentário:

Os aditivos fúteis e vazios da Internet e redes sociais

  E nesses termos caminham rebanhos e rebanhos de humanos. Com bastante fundamento e substância afirmou o filósofo alemão Friedrich Nietzsch...