sábado, 11 de fevereiro de 2012

VIOLENCIA NO ESPORTE, PAPEL DA REDE GLOBO

Esportista como sou , fã não fanático por futebol, fico triste e preocupado com a violência e os crimes das chamadas torcidas organizadas. Neste breve ensaio faço as seguintes indagações: por que de tanta hostilidade e brutalidade desses torcedores e simpatizantes dos clubes? Será que a mídia televisiva tem alguma influência no comportamento desses torcedores? O comportamento de repórteres de campo, de locutores de radio e TV e cartolas teriam influência na agressividade, discriminação e intolerância dessas “organizações “ que vestem as cores dos times de futebol?
Conforme algumas pesquisas e estatísticas a maioria dos membros dessas torcidas são de baixa escolaridade e pertencem às classes C e D. A violência e crimes em geral têm certa relação com baixo grau de instrução e escolaridade. As pessoas pouca instruídas buscam lazer e cultura nos canais abertos de TV. No quesito bom gosto e qualidade, todos sabemos que muitas emissoras se equiparam em baixaria e apelos por audiência os mais vulgares e fúteis possíveis. Para comprovar esta realidade basta navegar pelos vários canais de TV , de dia ou de noite, e assistir os festivais de besteiras e patifarias que são exibidos.
É do senso comum que televisão , animadores de programas e jornalistas são os grandes formadores de opinião deste país. Isto significa o que? Estes profissionais não só formam o modo de pensar dos cidadãos , mas também a conduta e atitude das pessoas em sociedade. De que forma a televisão e seus profissionais podem influenciar na violência das torcidas organizadas? Basta a esses órgãos de mídia e jornalistas, repórteres de campo e locutores assumirem o papel de torcedores. Isto se torna muito estimulante e agressivo quando são repetidas as palavras de ordem do tipo humilhar, arrasar ou massacrar o outro time, os adversários , etc.
Quem assiste a futebol pela TV está habituado a esses jargões nada educativos ou éticos. Não importa que o time oponente seja local, de outro estado ou estrangeiro. Aqui no Brasil, a Rede Globo encarna muito bem este papel. A emissora tem a exclusividade na transmissão de jogos da seleção. Seus locutores, repórteres de campo e comentaristas assumem o papel de torcedores-símbolo do Brasil. Como falam muitas bobagens, impropérios e referências pejorativas das equipes que enfrentam nossa seleção, isto resulta em um modelo de atitude e opinião muito grave pelo poder de influência que tem esta mídia nas pessoas em geral e torcedores.
Quando a equipe adversária é a Argentina então, a TV globo cria um clima de guerra. Não é incomum ouvirmos de locutores e repórteres que vale tudo para ganhar de “los hermanos” argentinos, desde quebrar pernas dos adversários até peitar o árbitro do jogo por um resultado a favor do Brasil.
Um outro cenário de profissionais que representam péssimos modelos de conduta e imoralidade são os cartolas de futebol no Brasil. Suborno, lavagem de dinheiro e corrupção fazem parte da agenda desses profissionais da bola. E vejam que este” modus-operandi” é próprio não de só de altos dirigentes da seleção brasileiro, mas até dos magnatas da FIFA.
O que mais causa arrepio e pasmo nas pessoas de bem é surgir denúncias e evidências de que a Rede Globo se tornou conivente e complacente com todo o cenário de roubalheira, lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo diretores e presidente de nossa Confederação Brasileira de Futebol- CBF.
Então não se poderia esperar nada diferente dos membros dessas torcidas “(des)organizadas”. Imagina os padrões ou modelos de conduta que eles têm! Uma Rede de TV altamente engajada que para atingir fins lucrativos pouco importa com os meios empregados. Somado a isto existem repórteres e locutores de TV no papel de torcedores que incentivam a intolerância e violência em campo. Como piores dos exemplos temos cartolas ladrões e corruptos em todos os segmentos do futebol.
Fechando estes péssimos fatos e modelos de conduta basta lembrar que toda essa gente vive lisa, leve, solta e feliz na absoluta impunidade. Os rigores da lei nunca atinge esses gangsteres do nosso glorioso futebol.

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...