quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

MANDELA- nao famoso



                                          











                                                                                 

                                     NELSON  MANDELA NÃO FOI FAMOSO 

                                                                                                                  João Joaquim     
Há pessoas que passam pela vida,  por esse planeta que se torna muito fácil falar delas. São seres tão especiais que se tornam atemporais, eternos e sempre atuais. Eles não têm data de validade. Quer um exemplo? Nelson Mandela ( o Madiba). Gerações e gerações vão se suceder; mas, ao ler a sua história, a sua biografia, todos vão-lhe admirar pelo que foi, fez e deixou de fazer. Sim, pessoas especiais se tornam singulares e magnânimas até pelo que deixaram de fazer.
No caso de Mandela o que ele não fez que o torna tão diferenciado? Este homem e grande abolicionista da discriminação racial, foi condenado a prisão perpétua. Passou 27 anos em uma cela que mal comportava ele de pé . Depois de libertado, se tornou presidente da África do sul, com o fim do apartheid . Como Estadista não teve   qualquer atitude ou ato de desagravo ou vingança contra seus algozes. Ele perdoou a todos. Nelson Mandela compõe o escol da espécie humana. Aqueles exemplos pontuais diamantinos a compor os heróis ou avatares da humanidade. Ele de forma justa  e em uníssono obteve com todas as láureas e mérito uma cadeira cativa no panteão dos benfeitores dos terráqueos de toda e África e deste planeta, que anda a pedir socorro.
Eu sempre gostei de mergulhar na História e ler sobre o legado de grandes homens. E aí nós podemos ver quem foram os egoístas , os  agonistas e os  protagonistas na história de seu povo, de sua pátria. E nessa busca, nessa leitura sobre a biografia de cada um é que dá para ver quem foi herói, que foi vilão, quem foi histrião ,  quem foi apenas um fanfarrão. Já imaginou daqui a 50 anos quando as pessoas lerem as biografias de  um José Sarney, um Renan Calheiros, um Fernando Collor !
 Sobre personagens da História nós temos dois tipos de homens ou mulheres  bem encontradiços por aí. Trata-se de pessoas famosas e pessoas importantes. São condições não mutuamente includentes. Fama não redunda em importância e vice-versa.
Há pessoas famosas e nada importantes e pessoas importantes e não famosas. Eu prefiro o atributo de alguma importância para alguém do que a exibição de alguma fama. Há muito mais indivíduos importantes e anônimos do que alguns famosos e desimportantes pelo mundo afora. São as tais celebridades momentâneas .
Nelson Mandela foi uma pessoa famosa? Sim. Mas, muito acima  disso ele foi tão importante para os seus compatriotas que seu legado continuará vivo para sempre. Todos nós o importamos para dentro de nós, para os nossos corações  como um modelo de humanismo, de ética, de amor ao próximo, de compaixão e fraternidade.
Por tudo isso ele permanecerá famoso sim, mas muito, mas muito   importante mesmo  para todos nós! Para  a África e para o mundo!   Eu confesso que desprezo a fama dele. Agora o importei sempre para dentro de meu coração. Vou portá-lo  eternamente comigo,  como o modelo de integridade , de moralidade, de ética e de generosidade.

                                                           João Joaquim  médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com










                                  

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...