quarta-feira, 27 de agosto de 2014

NOTICIAS ANTI-ÉTICAS CFM




NOTÍCIAS NÃO ÉTICAS DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

Joao Joaquim 



Dia desses um paciente perguntou-me quais eram as atribuições de um conselho de medicina. Respondi-lhe, boa pergunta. Entre outras explicações asseverei que cada regional tem a indelegável missão de ser o guardião da ética, da boa e virtuosa relação entre o profissional e paciente. E de fato, a meu sentir, esta é a função precípua e magna de um conselho de classe profissional, defender de forma equânime, imparcial, incorruptível o exercício profissional de seus filiados. Sem ideologia política,  com imparcialidade.
No organograma de um conselho temos de principal uma presidência, uma diretoria, uma ouvidoria, um departamento jurídico e os conselheiros. Pode-se garantir que o departamento jurídico e corpo de conselheiros são o arcabouço de um conselho. As sessões plenárias dos conselheiros conduzidas pelo presidente, se dão de forma secreta para julgar os processos e condutas dos filiados. A sociedade e a imprensa criticam estas sessões fachadas. Deveriam ser abertas e públicas a exemplo de outros tribunais (STJ, STF).
Cada conselho regional de medicina funciona como uma autarquia de primeira instância e está sob a jurisdição do conselho federal sediado em Brasília-DF.
Cada regional tem as suas mídias eletrônicas e impressas. Um jornal ou boletim mensal é enviado a todo médico onde são noticiado quase tudo de mais impactante que se passa das decisões, pareceres, diretrizes e outros fatos ligados à saúde pública e privada. Na edição de junho de 2014,  www.portalmedico.org.br ,duas notas me despertaram a atenção e eu as reproduzo aqui. Ação parlamentar. Senador retira projeto. Conselheiros convenceram parlamentar a arquivar proposta que penalizaria médicos por atraso em horário de consultas. O que era tal projeto? O senador Cidinho Santos PR-MT, tinha em andamento um projeto de lei do Senado  (PLS) que recomendava punição ao médico pelo atraso no atendimento ao cliente(paciente). Algo parecido com demora em fila de bancos com leis e multas às instituições bancárias por essa espera no atendimento.
 O que fizeram nossos digníssimos conselheiros do CFM? Fizeram um lobby junto ao senador para sustar o projeto e convenceram-no a arquivar a pretensão. Ou seja; nossa suprema corte de medicina conseguiu chancelar uma prática desidiosa, de desleixo e degradante de parcela significativa da classe médica. O paciente chegar a um consultório, clínica ou hospital e esperar uma, duas ou mais horas por atendimento é normal e oficial  e sem direito a reclamação. Se for pelo SUS, pode-se até morrer, um verdadeiro escracho! E agora parece ter a cumplicidade e conivência do  nosso guardião da Ética e das justas e humanas relações médico/paciente.  O CFM justifica que se aprovado tal PLS enquadraria o médico no Código de Defesa do Consumidor.  Pergunta-se , mas não é uma relação de consumo?
Segunda notícia-  Uso de inibidores de apetite (anorexígenos) para tratamento de obesidade. Atualmente a ANVISA proíbe o comércio de algumas drogas anti-obesidade, como exemplos a sibutramina e anfepramona( similar aos anfetamínicos) . São medicamentos com sérios efeitos colaterais. Entre estes temos  alterações de humor, de reflexos, de vigilância, distúrbios psicóticos em algumas pessoas. Nos EUA e países da união Européia esses fármacos são proibidos. O que defende o CFM? Que essas substâncias sejam liberadas pela ANVISA. Eu deixo minha opinião: sou radicalmente contra o emprego desses medicamentos. Se a FDA já baniu o seu uso na América do Norte por que o Brasil continuará como campo de experimento e emprego de tais drogas? Isto é prática de país terceiromundista, onde as leis e vigilância sanitária são lenientes com as industrias farmacêuticas e consumos de insumos  para a saúde . Só  mesmo no Brasil.
 Além do complexo de vira-latas, cada vez mais somos um povo com complexo de organização, complexo de falta de higiene, complexo de lixo, complexo cultural, complexo de Édipo, complexo de exclusão social, complexo de inferioridade, complexo vitamínico, complexo de espera em filas, complexo de anorexígenos e complexo ético.
No futebol estamos assim: temos a era pré e pós-copa FIFA 2014. Antes orgulhávamos de ser penta. Agora nos envergonhamos de ter levado de 7x1 da organizada e disciplinada Alemanha. Os cerca de 25 bi de reais gastos na reforma dos estádios já foram esquecidos. Mas, as arenas estão lá. Algumas como elefantes brancos ou monolitos no deserto como Cuiabá, Brasília e Manaus. Com a saúde e com as condições de trabalho para os médicos, tudo continua imutável. Ou melhor, um pouco pior do que na era pré-copa.
Os hospitais do SUS e universitários sucateados, quebrados e em falência. Santas casas fechando as portas. Os salários dos médicos e paramédicos são aviltantes. Os planos de saúde fazem o que há de pior e humilhante para usuários e profissionais credenciados. E os cerca de 12.000 médicos-escravos enviados pela ditadura dos irmãos castro para o “mais médicos”? Não era para melhor o nosso SUS?
Em tempo para finalizar: para que servem mesmo os conselhos regionais e federal de Medicina?      

 João Joaquim médico e cronista do DM joaomedicina.ufg@gmail.com  

 














Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...