sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

RESSACA



A OPÇÃO DA FARRA ALCOÓLICA  E  DOIS DIAS DE RESSACA

 João Joaquim

 E aí amigo (a), você é daquela galera que de vez em quando ou sempre toma aquele porre de algumas horas e passa dois dias com aquela indisposição , um bafo de afugentar muriçoca , dor de cabeça, e mal-estar ? Já imaginou que escolha! Algumas horas de muito prazer , total liberação ou libertinagem, relax e desinibição, extrapolando a razão e o senso autocrítico, se passando até  por uma pessoa ridícula e jocosa e depois de todo estupor acordar com aquela ressaca?  Que opção de prazer hein! Só mesmo nós humanos,  dotados que somos de razão, consciência e livre-arbítrio. Enfim são escolhas de cada um , sempre há aqueles  representantes humanos  com inteligência de avestruz  e QI de idiossauro( fusão de idiota com dinossauro) , quando se trata de buscar prazer, diversão  e cultura.  Volta e meia deparamos com alcoólatras contumazes ou eventuais ou alcoolistas ( termo mais chique), com esses quadros clínicos da temível  ressaca . E tem outras consequências ,   ausência do trabalho , de aulas escolares, justificativas esfarrapadas  ao patrão por essas faltas, etc. 
A ressaca, por libações alcoólicas desregradas, lembra-me a filosofia machadiana ao reverso. Aquela do uso do sapato apertado. A grande virtude de se usar um calçado apertado por longas horas é  quando se retira-o dos pés.Botas...as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar”, Brás Cubas – Machado de Assis.  Quanto alívio e felicidade! Na ressaca não, o sujeito toma todas e mais algumas , por algumas horas, fica todo alegre e depois numa tremenda deprê , e dois dias seguidos todo alquebrado, corpo mole e aquela sensação de que  levou uma tremenda surra. Que opção de lazer hein! O pior é o hálito etílico ou o popular bafo de onça . Coitados dos cônjuges nessas horas! As namoradas, as mulheres , os maridos .
 Como se caracteriza a intoxicação alcoólica aguda ( a popular ressaca)? Quase tudo que ingerimos passa (é processado) no fígado. Cerca de 92% do álcool ingerido é metabolizado nesse magnífico órgão digestivo. Aqui ele  transforma-se  em acetaldeído, que é cerca de 30 vezes mais tóxico do que o etanol. Esta reação, aliás, se faz em duas etapas. Nesta segunda passagem do acetaldeído pelo fígado  temos como produto o ácido acético, inativo e atóxico. Cerca de 3% do álcool se elimina pela urina e 5% pelos pulmões (por isso o teste do bafômetros para motoristas bêbados e criminosos). Vale lembrar que o álcool e acetaldeído são cancerígenos para fígado, pâncreas, aparelho digestivo e sistema genital e urinário.
Porque da embriaguez  ou ressaca?  O fígado só consegue metabolizar 10g de álcool/hora, o equivalente a uma taça de vinho ou 300 ml de cerveja.  Agora imagina a ingestão a mais do que 10g/hora. O organismo terá duas  substâncias muito tóxicas, o etanol e acetaldeído. Beber em jejum, aumenta a absorção;  mais álcool no sangue, maior e mais rápida vai ser a embriaguez. Ingestão de água, glicose (açúcar) e proteínas (carne) retarda o início da intoxicação alcoólica.
O primeiro órgão afetado é o cérebro. O individuo passa por uma euforia e desinibição passageira, passando por perda do senso crítico (bebum)  , letargia, incoordenação motora, sonolência; podendo surgir eventos cardiovasculares como infarto, derrame cerebral e até coma( perda da consciência) e morte. A ressaca caracteriza-se por um quadro clínico de intenso mal-estar, dor de cabeça (cefaleia), náusea, inapetência, perda da  libido e potência sexual, insônia, diarreia, boca seca, hálito alcoólico ou cetônico (bafo de onça).
 Todos estes sintomas e tormentos se dão principalmente pela intoxicação pelo acetaldeído (metabolito do álcool ) ,  pela hipoglicemia e desidratação celular.
O tratamento de qualquer intoxicação alcoólica ou ressaca  consiste em ingestão abundante de líquidos, constando de água, sucos naturais ou soro, voltar a uma alimentação normal rica em frutas, verduras e carboidratos e evitar remédios populares vendidos livremente como sal de fruta, sonrisal, engov e outros para enxaqueca. A ingestão de leite e derivados como coalhada, iogurte ajuda a proteger o estômago e melhora os sintomas digestivos de enjoo e queimação .  Os casos mais severos devem ser tratados em hospital , onde o médico vai avaliar as complicações e orientar a melhor terapêutica , podendo constar de reidratação venosa , anti-eméticos e protetores gastrointestinais . 

            
João Joaquim  - médico e articulista do DM joaomedicina.ufg@gmail.com   www.jjoaquim.blogspot.com




Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...