segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

FACULTATIVO...

FICA FACULTATIVO, ISTO É , PROIBIDO O TRABALHO NESSE DIA

 João Joaquim


Assim se passa a história do Sr. Fidas Honorato da Silva, funcionário público do governo de Goiás. Com uma ressalva de que mudamos-lhe o primeiro nome (para Fidas ), no sentido de anonimato e proteção da honra pessoal. Dado o ineditismo do caráter e comportamento de um agente público houve-se por bem publicá-lo sob a forma de crônica.
O seu Fidas, como o nominavam, no âmbito dos amigos e no ambiente de trabalho ingressou no atual emprego como um humilde barnabé, como contínuo ou auxiliar de serviços gerais. Em face de sua pertinácia e dedicação às tarefas a ele confiadas é que chegou a auxiliar administrativo no setor de recursos humanos daquele órgão estatal.
Se tem uma sigla para caracterizar o nosso servidor seria CDF ou colaborador dedicado e fiel. Tal era a sua urbanidade, civilidade e pontualidade no cumprimento da cartilha de qualquer trabalhador a serviço do Estado e do povo. Assim era o seu Fidas Honorato.
Aqui vão as cenas e passagens que mais enobrecem ,de  forma excepcional, um caráter referido como probo, puro e ilibado de um cidadão operário do povo, porque é ele pago através de tantas taxas e tributos, impostos e outros encargos  cobrados pelos governos.
Era um feriado de 5a feira, como tantos existentes no Brasil de meios de semana. Ao final do expediente de 4ª feira , antes do feriado da 5ª seguinte, foi fixado um comunicado no mural da sessão de trabalho do nosso Fidas, de que a 6a feira pós feriado, seria ponto facultativo. Nosso servidor, é útil esse registro, graças aos esforços pessoais cursava o 2º ano de Administração de Empresas, em faculdade pública. E aos 55 anos era um exemplo de empenho para os colegas mais jovens. Como de hábito, naquela 4a feira nosso servidor despediu dos colegas, do chefe da sessão, digitou sua saída no ponto eletrônico, pegou o paletó no armário; trata-se de um detalhe não menos importante; e foi para casa, para seu costumeiro descanso.
No feriado da quinta seu Fidas passou no recato doméstico e ajudando a esposa, Sra. Auriche de Lima Silva, em algumas tarefas domésticas. Como de costume ,conferiu as tarefas escolares dos filhos adolescentes de 17 e 15 anos. Após o jantar, nosso Fidas comentou que iria descansar e deitar mais cedo, pois era sua intenção ir ao trabalho e colocar alguns serviços atrasados em dia para a semana seguinte. E assim foi procedido. Na 6a feira, seguindo sua rotina normal ,nosso servidor chegou ao local de trabalho às 8:00 horas em ponto e dá-se o seguinte diálogo com o guarda de portaria.

 - Bom dia Sr. Fagundes! Nélio Fagundes era o vigilante de plantão naquela 6a feira.
- Bom dia seu Fidas. Mas, o que vem fazer aqui. Hoje é ponto facultativo.
- Por isso mesmo, como é facultativo, eu vim adiantar algum trabalho que está atrasado para a semana que entra.
Nisso, o nosso guarda da escala(plantão)  chama o chefe, que sumariamente encasquetou com o argumento de ser impossível qualquer funcionário entrar no prédio naquele dia. Era uma proibição expressa. Seu Fidas apelou então para o comunicado. Era o mesmo apenso na entrada do imóvel daquele órgão do governo, 6a feira, dia tal, ponto facultativo no funcionalismo do Estado.

- Se é facultativo, ponderou por fim, o seu Fidas Honorato, eu tenho a prerrogativa de não trabalhar ou trabalhar, conforme a minha vontade.
Para dar mais peso e consistência na sua disposição em trabalhar naquele dia, que era útil  e de trabalho para muitos brasileiros, nosso servidor Fidas abriu no seu smart o dicionário Aurélio e leu  ao guarda Fagundes e seu chefe  de forma enfática e bem escandida: fa-cul-ta-ti-vo.  1-Que dá a faculdade ou o poder de alguma coisa 2- Que permite se faça ou não se faça algo (alguma coisa).
Com um meneio de cabeça e cenho de discordância retrucou  o chefe da vigilância.
- Pode ser este o sentido de facultativo mas neste dia, como de muitos outros feriados de 3a ou 5a feira todos fazem uma ponte e fica proibida a entrada de funcionário na sessão de trabalho.
Restou ao nosso probo e CDF servidor Fidas voltar para casa e remoendo o significado de alguns motes, slogans e nomes de serviços públicos do Brasil .

- Ponto facultativo, data em que se é proibido trabalhar no serviço público.
- Pátria educadora. Por isso que nossa educação vai de mal a pior.
- Pronto-socorro! Por isso que o socorro é tão tardio e muitos morrem na fila.
- Zika vírus. Este tem cumprido o seu papel. O Brasil de fato continua na maior zica de toda sua história.                         Fev./2016    

João Joaquim médico e articulista do DM

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...