sábado, 30 de abril de 2016

VILANIAS NO PARLAMENTO,,,

para OpiniãoOpinião
 O IMPEACHMENT DAS CENAS DO IMPEACHMENT DE NOSSA PRESIDENTE

João Joaquim  

Finalmente o impeachment em curso no Senado Federal pode mostrar a quantas anda muitos indicadores de progresso, de civilidade, de educação no sentido técnico-científico, de educação no sentido moral e ético, nos sentimentos de convivência entre pessoas civilizadas; enfim em muitos atributos caracterizadores do bicho-homem como um animal racional e inteligente! Não é assim que nos mantêm classificados? animal superior, racional e inteligente?
Pelo que assistimos na admissibilidade do processo de demissão por justa-causa da presidente Dilma Rousseff, nesse 17 de abril de 2016, nós estamos muito mal no filme em questões de educação, cidadania e civilidade.
Pode parecer estranho, mas impeachment é a rescisão contratual trabalhista a mais traumática , mais onerosa e a  mais lancinante; que deixa os contra e os a favor em polvorosa. Basta lembrar que esse, de nossa primeira presidente mulher do Brasil, tem sido o mais longo da história do Brasil e do mundo. São mais de quatro meses. Ele iniciou em banho-maria em dezembro de 2015,  e hoje se encontra em fervura diabólica.
Mas, enfim naquela sessão de domingo, 17, o Brasil e a sociedade como um todo puderam mostrar as suas caras e os seus caras. Parodiando Barack Obama, ali não estava o cara, mas as caras do Brasil, nossos representantes.
Como me referi acima, naquela plenária de nossa câmara dos deputados, em uma das sessões mais importantes do parlamento brasileiro, ressoaram os mais variados indicadores de nossa gente brasileira. Quem somos afinal?
Em civilidade por exemplo. Parece que tivemos até progresso tecnológico, mas no item educação cívica, continuamos como na época das cavernas. Temos eletricidade, água potável, televisão, internet, telefones celulares; mas no trato de gentileza e generosidade continuamos como os homens de “cro-magnon”. Quão triste! Isso porque somos animais racionais e os mais inteligentes. Já imaginou se não fôssemos como tais!
Vamos agora apreciar os quesitos alusivos a educação no sentido de formação técnico-científica. Vale ressaltar que em um parlamento está o escol, a nata, o suprassumo da sociedade brasileira. Pelo menos é o que todos nós supomos. Afinal temos ali, entre os 513 deputados eleitos pelo povo, todos os estratos das faculdades e universidades brasileiras. Não impropriamente, são além de doutores, pronominados de suas excelências. Agora imaginem bem junto comigo!  se os julgadores ou juízes( esses mesmos deputados e deputadas) para demitir uma presidente (a) da república são capazes de tanta patacoada, chocarrices, desconchavos, tolices e abobrinhas; pensem nos eleitores brasileiros, ou seja ; no rebanhão de gente , amigos e apaniguados  que os elegeram. Não é sem razão que temos milhões e milhões de pessoas analfabetas absolutas e funcionais, em completa cegueira de crítica e de discernimento. São os eleitores de nossos parlamentares.
 E nos quesitos de moral, ética e respeito ao outro. Quanto escracho, ostentação ridícula e asnices vimos ser pronunciadas em nossa mais alta casa legislativa. Isto mesmo! Em nossa assembleia onde são redigidas nossas leis, nossa constituição. Não esqueçamos que nossa chamada Carta Magna, a Constituição Cidadã, é redigida pelos parlamentares, os representantes do povo no Parlamento.
Enfim, nossos lídimos e legítimos representantes ao expectorar e arrotar tantos impropérios, tantos xingamentos e outros termos chulos, ofensivos, caluniosos e de baixo calão, bem justificam toda a manada que são os eleitores e pessoas acríticas que neles votaram. Nossos parlamentares (e não todos, que façamos justiça) que vociferaram tantas platitudes, termos desconexos naquela sessão de impeachment, encerrada na noite de domingo 17,  espelham bem o que vemos no dia a dia de nosso trânsito, que mata 60.000 pessoas por ano;  em nossas casas de shows e diversões;  nas vias públicas;  e nos grupos de desocupados, caluniadores e vagabundos das tão badaladas redes sociais. Que espetáculo triste e nauseante estamos assistindo nas cenas e cenários brasileiros, na cultura, nas mídias ; e sobretudo nas instituições públicas que nos governam.

Abril/2016. 

João Joaquim - médico - articulista DM - www.drjoaojoaquim.com  joaojoaquim@drjoaojoaquim.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...