sábado, 11 de fevereiro de 2012

FUTILIDADES E VAGABUNDAGEM EM FAMILIA E NA SOCIEDADE

DESFILE DE FUTILIDADES E BAIXARIA

João Joaquim de Oliveira



A cada leitor deste meu artigo faço uma pergunta provocativa, mas não menos significativa. Quais são os bens ou atributos de maior valor em sua vida ? Em outros termos, que objetos, patrimônio ou realizações torna você, senhor, senhora ou jovem uma pessoa bem sucedida e feliz ?
Ao proferir estas insinuantes indagações expresso-as provocado que sou em meu dia-a-dia pelas coisas que ouço, que leio, que vejo e assisto por todos os meios de comunicação, sobretudo a televisão e internet.
A vida diária das pessoas , não todas, vem se revestindo de tanta banalidade, de tanta futilidade que é direito dos incomodados fazerem esta pergunta: mudaram-se os parâmetros de satisfação pessoal, o conceito de felicidade ?
Exemplos do cardápio de vulgaridades e inutilidades na vida das pessoas, começam na própria alimentação. Prova substancial de tanta besteira e futilidades que as pessoas engolem e bebem está na população de diabéticos, de obesos, de infartados e mortes por estas mesmas doenças.
Nada contra os fabricantes de coca-cola, fermentados, de enlatados e outros nutrotóxicos. Nos quesitos lazer e diversão o que exibem as rádios e televisão ?- Música com coreografia e insinuação de gozo sexual explícito a la Michel Teló, ou o próprio sexo explícito à la BBB.
O que a família brasileira tem a assistir nas horas vespertinas ou noturnas de descanso, cultura e lazer? - Pode se escolher entre as violências urbanas( Brasil urgente Band), desajustes e baixarias conjugais (SBT nas tardes/noites), as crises afetivas, adultérios e homossexualismo ( novelas 20hs ou 22hs, vários canais ), as vulgaridades e bisbilhotagem da vida alheia ou mesmo erotismo e sexismo dos reality shows( BBB e Amor e Sexo – Rede Globo) etc . Nada contra as TVs, Band, SBT, RECORD , TV GLOBO e outras.
Aliás, para as pessoas mais tímidas, adolescentes e jovens; aqueles que querem saber mais de sexo e sexismo de baixo calão , vejam a Rede Globo, 23 h “amor e sexo”. Erotismo e sexismo com linguajar e baixaria para todos os gostos, fantasias e fetiches!
E as relações afetivas, conjugais e esponsalícias desses tempos digitais? Como mudaram os significados e pesos desses laços pessoais. Hoje casa-se pela internet ou procuração, casa-se para ter uma nacionalidade em outro país, casa-se pelos dotes monetários ou midiáticos do cônjuge, casa-se e descasa-se como em qualquer contrato mercantil.
Na era pré-informática como era romântico e saudável comunicar-se com as pessoas por telegrama ou carta manuscrita. A cada mensagem lacrada e selada , vinda dos correios, parece que os afagos e cheiro da pessoa querida ou amada estavam guardados e grudados naquelas linhas tão cuidadosamente escritas.
Nossos jovens de hoje não sabem mais desse romantismo. Agora tem-se as redes sociais. Nestes recursos da internet pode-se constatar , assistir e praticar o que o ser humano tem de mais vil, ignominioso e sórdido dentro de si contra o outro. As pessoas chamam de amigos quem nunca se viu na vida. Que amizade é esta ? Amigos fantasmas ?
O que se presencia no MSN, Orkut , facebook e outras redes, constitui , às vezes, não a quintessência , mas a décima essência da putrescência a que chega uma pessoa de per si contra o semelhante. Nessas redes sociais, pela chance do anonimato, é que tomamos ciência a que baixeza e vilania das futilidades um individuo pode chegar; a ponto de pessoas não habituadas a essas torpezas perguntarem : seriam os praticantes destes atos seres humanos ? Seriam eles dignos de habitar este tão belo e generoso planeta ?
Hoje as relações ditas “afetivas” se vulgarizaram tanto que a semântica do romântico está no material, fama e poder.
Nos quesitos virtudes e qualidades pessoais ,sobretudo entre as mulheres, destacam-se a busca do corpo perfeito. Não basta extirpar esta e outra imperfeição, flacidez ou cicatriz. Os objetos e mudanças do consumo são bumbuns e mamas turbinadas por silicone, excesso de peso corrigidas por lipoaspiração ou redução gástrica. Tudo isto custe os olhos da cara, longas prestações em cartão de crédito ou financiamento de longo prazo. Aqui vale o ditado popular, em vaidade mais vale o luxo do que o bucho .
Numa projeção futurista, de tanta futilidade reinante é possível as pessoas pensarem em mudar não apenas a cor de sua pele, mas se possível, até a própria personalidade, alguém duvida? Anotem e esperem!

Um comentário:

Cardiologista disse...

Devemos nos preocupar cada vez mais com as doenças do coração, já que qualquer pessoa está suscetível a tê-las. Agende um horário com o Cardiologista e inicie já um tratamento preventivo.

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...