sábado, 11 de fevereiro de 2012

EXAME DE ORDEM PARA MÉDICOS....

É NECESSPARIO PÓS-GRADUAÇÃO E EXAME DE ORDEM PARA MÉDICOS
João Joaquim de Oliveira


http://www.opopular.com.br/cmlink/o-popular/editorias/opiniao/exame-de-ordem-para-m%C3%A9dicos-1.53350




O mundo digital e informatizado como o que temos hoje exige cada vez mais capacitação e qualificação em qualquer setor profissional. O público consumidor se torna cada vez mais cobrador e não dá chance para o profissional amador, inexperiente ou negligente em seu ofício. Esta exigência vai desde um agente de portaria, jardineiro ou até profissões mais elitizadas com médico, arquiteto ou engenheiro.

Esta aferição da competência profissional se tornou fácil pelos próprios meios de comunicação como a internet, ou mesmo nas entidades classistas, sindicatos ou conselhos da categoria profissional. Mas, a melhor fonte de informação de cada profissional são os próprios clientes, a informação que corre de boca em boca .

Uma realidade com a qual nos deparamos no Brasil se refere à baixa qualidade (despreparo) da formação profissional. Esta má qualificação surge como conseqüência do baixo nível educacional e técnico das escolas e faculdades em geral. Trata-se de uma constatação que nasce lá no ensino fundamental e de roldão passa por todas as escolas de nível médio ou técnico e reflete nas universidades. Um fenômeno que tem entre as causas o sucateamento das escolas públicas, a baixa remuneração e formação de professores, e por que não o descaso do governo e sociedade com a cultura e educação?

Todos os índices e métodos de avaliação de desempenho escolar colocam o Brasil entre os piores países da América Latina. Que sétima economia é esta que tem os estudantes entre os medíocres do mundo? Paralelo ao nível de nossa educação, há uma tese de que o brasileiro tem uma personalidade indolente, preguiçosa e desleixada quando a questão é estudo, qualificação profissional e ascensão social( que o diga o herói sem caráter - Macunaíma, Mário de Andrade)

Todos sabemos o quanto é difícil quando temos que contratar um pedreiro, um pintor, um marceneiro etc, quanta negligência e ineficiência existem nos serviços desses profissionais. Haja paciência em lidar com esta classe!
Mas, se existe algum consolo para estes profissionais de nível escolar fundamental ou médio é o fato de que a má prática profissional não é exclusiva deles. Esta constatação está presente também nas profissões de nível superior como odontologia, advogados e médicos.
Na área de saúde, onde eu milito, posso falar de carteirinha. O que há de médicos ruins por formação e falta de vocação no mercado, a sociedade não faz idéia. Aqui pesam dois fatores: o fator faculdade e o fator aluno. Muitas faculdades pela falta de estrutura técnica e corpo docente qualificado em oferecer uma boa formação. Muitos formandos fazem o curso sem o perfil pessoal que recomenda a profissão . Os alunos que buscam estas escolas sem muita credibilidade técnica trazem em mente a profissão que ainda tem um certo glamour e fazem da medicina uma oficio para status social e ganhar dinheiro.
Existem muitas faculdades no Brasil, que precisariam ser proibidas de funcionar pelo Governo. E não é só na área médica. Elas não oferecem os requisitos básicos para uma boa formação acadêmica. Então não poderiam existir fatores piores para maus advogados, maus dentistas e médicos ruins: escolas e faculdades sem estrutura para uma boa formação técnica-científica e estudantes muito mais preocupados com o título de doutor que de fato vocação para o curso em que formam .
Trata-se de um cenário cuja tendência é piorar. São questões que envolvem mudanças na política educacional em todos os níveis, critérios mais rígidos do MEC na abertura de novas faculdades, interdição de muitas já existentes e mais rigor e fiscalização do exercício profissional de todas as classes.

Um bom modelo já temos com o exame da OAB para os advogados. Que tal se criar por exemplo o exame de ordem pré-exercício profissional para médicos, dentistas, engenheiros, e assim por diante . Este exame de admissão no mercado de trabalho deveria ser exigido pelos conselhos de cada profissão , com revalidação(novo exame de capacitação profissional ) a cada 5 anos.
Seria um bom expediente para reduzir muitos erros em todas estas categorias profissionais, e dar mais segurança à sociedade que buscam os serviços desses doutores. .

João Joaquim de Oliveira médico – joaomedicina.ufg@gmail.com

Um comentário:

Cardiologista disse...

O Cardiologista vai te aconselhar, assim como o angiologista: boa alimentação e prática de exercícios regularmente.

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...