sábado, 27 de setembro de 2014

IDEB DE NOSSA EDUCAÇÃO



A DEBILIDADE DE NOSSO IDEB E OUTROS ÍNDICES


Mais um dado triste e desalentador sobre a educação. Há vários índices que apontam a quantas andam  as nossas escolas, o desempenho dos alunos, a qualificação de professores etc. Basta navegar por alguns sites como estadao.com.br,      globo.com    que estão lá os últimos Ideb, Pisa , Prova Brasil etc. Uma pesquisa de causar contristação mostra que o país em matéria de investimento em educação está em penúltimo lugar no mundo. Pior do que nós só algumas repúblicas bananeiras comunistas da América Latina e da África .
Caiu também o número de universitários matriculados. Curiosa e esdrúxula tem sido a posição do atual governo, da presidente petista Dilma Rousseff. Há sempre uma interpretação de normalidade. Nunca nossos atuais governantes e gestores da educação dão o braço a torcer. Eu queria entender essa “expertise” de muitos políticos em passar todo descalabro e ingerências como algo normal. Parece que vivemos uma crise de normose, a doença (mania) de normalidade. Surge um fato novo de suborno ou corrupção, normal. Um desatino administrativo com as coisas públicas, normal.
Como de muitos sabido o índice de desenvolvimento da educação básica(Ideb)  foi criado em 2005. Ele mede o desempenho das secretarias de educação da união, estados e municípios. Como corolário são avaliados também o aproveitamento do alunato. De uma escala de zero a dez o Brasil ficou com a inglória nota 4,2. A meta do governo era 4,4. O mínimo do mínimo . Em muitos estados, inclusive no mais populoso e desenvolvido, São Paulo, as notas pioraram. Um vexame para nossos gestores da educação brasileira. Curioso e preocupante que até o IDEB das escolas particulares não avançou .
O governo federal ( leia-se o PT de Dilma Rousseff) tentou adiar a divulgação do IDEB para não prejudicar a campanha da presidente à reeleição. Inquirida a falar sobre os índices divulgados, nossa empertigada presidente optou por driblar os jornalistas e dar como normal e previsível ( olha a normose aí !) .
Muito esdrúxula também tem sido a postura do ex presidente, falastrão e agora mais roufenho Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Ele e Dilma falam por exemplo no tal do pré-sal para a educação (75%) como se o petróleo dessas abissais e duvidosas minas já estivessem jorrando aos borbotões. Ou seja ,muito verbo e nada de verba para nossa debilitada e capenga educação. Nosso ideb está cada vez mais débil .
Outro discurso recorrente, digno de menção, que a nação escuta há 12 anos ( de novo leiam Lula e Dilma) se refere à tal da inclusão digital. Ou seja, promover o acesso de todos à internet através da chamada banda larga. Num encurtamento de conversa, se pergunta, para quê? Vejam quanta ironia, quanta futilaria. Já nos orgulhamos (menos eu) de termos mais de 200 milhões de celulares. Os petistas agora prometem 200 milhões de conexões. Uma para cada brasileiro. Isto nosso rebanhão de analfabetos e eleitores cevados e cativos querem e gostam. Como analfabetos gostam de futilidades. Perguntamos de novo, para quê? O que a navegação na grande rede (entendam naufrágio) vai agregar de útil e melhoria na educação de nossa juventude, de nossas crianças e adolescentes?
Celulares tipo smartphones, tablets, ipad na mão de crianças e adolescentes com certeza representam meros perdulários  e desvios de educação, não agregam nada na qualidade pedagógica do aluno.
Todos estes recursos de mídia, todas as plataformas virtuais só se tornarão úteis no educando quando este já tem o pleno domínio e gosto pelo livro impresso ( físico) e pela leitura. Esta inversão de recursos no ensino básico só contribuirá para nossos índices tipo ideb, Prova Brasil e  pisa continuarem na rabeira dos piores países do mundo em matéria de cultura e educação. Outro dado  preocupante foi divulgado pela OCDE. O Brasil ocupa o penúltimo lugar em investimento na qualificação e formação de nossos docentes. Pior do que nós só a Indonésia. Neste setembro/2014, saíram outros dados da PNAD e índice Gini, mostrando as desigualdades econômicas , o desemprego e outros retrocessos das políticas dos petistas ; são mostras da incompetência governamental  do reinado dos petistas.
Eu deixo por último esta provocação. Alguém aí acha que o nosso atual governo petecomunista e socialista esquerdista está sensibilizado com a situação calamitosa dos milhões de analfabetos espalhados pelo país afora? Eu duvido! Só de analfas absolutos somos mais de 13 milhões . Os funcionais, aqueles que apenas assinam o nome e não sabem interpretar um bilhete ,são outros 50 milhões . É mole ou quer tragédia maior do que  esta ? Quanto mais ignorante  for a massa  de eleitores, quanto mais programas assistencialistas, mais garantia de perpetuação dos governantes no poder. Só isso! 


   
João Joaquim médico e articulista do DM joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...