sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

IMPRENSA E EXPRESSÃO ..



A OVELHA, A CASCAVEL, O TIGRE E A LIBERDADE DE IMPRENSA E EXPRESSÃO

João Joaquim

 Eu sei que serei apenas mais uma gotinha (João gotinha) em tanto molhado no que tem sido o atentado ao jornal  satírico Charlie Hebdo, em Paris, em 07/01/15. Na verdade foram 2 atentados em 2 dias, resultando em 17 vítimas . Somando os três terroristas metralhados pela policia , 20 mortos. Como sou cronista, escrevo para alguns jornais e no meu blog (www.jjoaquim.blogspot.com) não posso deixar de expressar e editar o que penso de terrorismo, liberdades de imprensa e expressão.
O terrorismo, fundado e justificado por ideologia religiosa, a exemplo desses fundamentalistas islâmicos, me parece uma abominação e excrescência em pleno século XXI. Fica a sensação de que esses fanáticos jihadistas e aqueles  do chamado estado islâmico (isis) estão vivendo em pleno  século XIII ou na época das cruzadas da idade media, quando os cristãos  perpetravam as maiores atrocidades contra hereges e infiéis. Muitos desses ditos dissidentes eram muçulmanos . Vejam como é a História , hoje eles mudaram de lado.
Nunca é demais repetir que esses fanáticos e terroristas nada têm a ver com o Islamismo e com os ensinamentos do Corão (Maomé, Alá). Até onde eu já li e me informei as escrituras do corão encerram mensagens de pura ética, virtudes e honestidade. Jamais a violência sob qualquer pretexto.
O mais preocupante e inquietante para todas as nações ocidentais é que esses grupos extremistas vêm recrutando e treinando jovens de outros países (EUA e Bélgica por exemplo). Esses terroristas, de condutas e sentimentos nazifascistas, do estado islâmico e boko haram(Nigéria ), são o que pode haver de mais perverso e facinoroso  em termos de fanatismo e de imposição de seus conceitos religiosos. São ideias e crenças só comparadas á época das trevas, aos mitos pré-culturais da idade média. O desalentador é que se torna muito difícil tais sacripantas e energúmenos mudarem de opinião e de princípios. Fundados em suas crenças ( desvirtuadas dos ditames do Corão ) eles vivem um estado de extremo sadismo e cegueira de entendimento e de  interpretação dos dogmas do Islã .
Quanto ao atentado ao Charlie  Hebdo, trata-se de um ato pavoroso, terrificante e inominável. O destino dos criminosos não poderia ser outro que não prisão perpétua ou serem executados ,como o foram por opção, porque não se renderam à prisão e ainda cometeram outros assassinatos no embate com as forças de segurança francesa .
No concernente  à questão maior em xeque, e, todo o imbróglio do ataque terrorista de Paris ,Liberdade de Imprensa e de Expressão- O que o mundo civilizado e democrático não quer é um xeque-mate nesta que é a maior das liberdades(de imprensa e de expressão ). Como repetido por várias mídias, a linha editorial do Charlie Hebdo é massivamente de teor satírico. A primazia deste humor é criticar os mais altos e conservadores segmentos sociais, entes estatais, políticos e religiões. Até então os editores do semanário não pouparam nem o papa, Jesus Cristo , o  cristianismo e a santíssima trindade. Enquanto debocharam de estadistas e cristãos, retaliações e vingança não  lhes ocorreram, porque cristãos são pacíficos, não fanáticos e não fundamentalistas ( pelo menos na idade moderna).
Então, agora todos sabemos, que quando o Charlie começou a satirizar e ridicularizar o Islamismo, o profeta Maomé e alguns líderes dos fanáticos muçulmanos, aí as ameaças se concretizaram. Primeiro foi em 2011, quando o jornal foi incendiado, e agora com a carnificina dos irreverentes e atrevidos jornalistas com suas  ousadas e grotescas charges envolvendo símbolos sagrados como o corão, Alá e o profeta Maomé.
Sobre a liberdade de imprensa e de expressão. Eu penso que ela não pode ser absoluta e irrestrita. Toda pessoa, instituição pública ou privada e sobretudo religião, personagens ou símbolos sagrados têm o direito à privacidade, ao respeito e ao resguardo da imagem.
Nenhum direito no mundo pode ser considerado absoluto, ao extremo, porque no outro lado  está outro ser, outra pessoa , outro ente, não importa se  profano ou sagrado.
Eu gostei muito do papa Francisco quando de sua viagem pelas Filipinas (15-01-15). Disse ele: “ Você não pode provocar, não pode insultar a fé dos outros, você não pode zombar da fé  . Liberdade de expressão tem limites”( papa Francisco).
A todos aqueles que fazem humor, aos que vivem dessa forma de diversão, desta forma criativa e inteligente de comunicação, como o eram os editores do Charlie Hebdo; eu deixo meu parecer de que liberdade de opinião, de expressão e de imprensa não pode ser absoluta, preconceituosa e extremada. A pretexto de tudo que ocorreu em Paris, concluiu o papa Francisco: “ Você não pode matar em nome de Deus”.
 O que os lideres dos sectários do Islamismo- sejam estes seguidores  fanáticos ou moderados e sensatos- ao sentirem-se ofendidos devem fazer é a procura  dos  meios legais de reparação, como se faz  em toda nação democrática como o exemplo da França. A pura e simples caricatura e galhofa de uma profeta não pode justificar terrorismo e execução de pessoas.
Essa tão discursiva e declamada liberdade de Imprensa e de Expressão ( peculiar nas democracias ) é bom que tenha um mínimo de crivos éticos. Vamos por analogia e alegoria imaginar a liberdade que tenho em afagar uma ovelha com suas sedosas lãs. Aqui nada de nocivo me ocorrerá pela mansidão do animal. Agora imagina a mesma liberdade que posso exercer de forma deliberada e absoluta (ou direito) em tocar uma cascavel ou tigre num zoológico. No mínimo vou ser injetado de veneno ou ter um braço dilacerado pela reação, ferocidade e natureza desses animais. Eles não entenderão a inocência e liberdade de meus afagos. Um jornalista caricaturar e satirizar um cristão ( pacato e manso como ovelha) é uma coisa, agora cutucar um terrorista e fundamentalista( cascavel) pode estar certo de que tolerância e compreensão não terá  . Aqui vale o principio de a cada ação uma reação virá, e  ela poderá ser  da forma mais terrificante e perversa possível . 


    João Joaquim – médico e articulista do DM joaomedicina.ufg@gmail.com  WWW.jjoaquim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...