quinta-feira, 30 de abril de 2015

ANTI-MENTIRA....

MINISTÉRIO ANTI-MENTIRA
 João Joaquim


 A sociedade brasileira como um todo, sobretudo  segmentos organizados, entidades civis como CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT), vêm de há muito criticando o excesso de ministérios, secretarias e outros órgãos do aparelho estatal. Para se ter uma ideia são mais de 25000 cargos de confiança. Algo de se ver só no Brasil .
São criticas e protestos com absoluto fundamento. São 39 ministérios. Alguns nos motivam até a uma rebarbativa pergunta: o que eles nos fazem de bom e útil? Algum, de função primordial, em qualquer país do mundo, passa a impressão  de que teve um desvio de função ou vale um zero a esquerda. Vamos pegar dois casos do nosso Brasil como exemplos, os ministérios da educação e da fazenda. Eu penso que nossa educação e nossa economia estariam melhores se eles não existissem. Basta observar os índices de avaliação de nossos alunos e escolas e os indicadores econômicos. Na Economia, pib na pindaíba , inflação crescente, desemprego em alta  , etc.
Para começar, estes dois órgãos do governo se fossem extintos, tanto não fariam falta como gerariam mais renda e economia para os cofres públicos. Vejam bem o quanto de dinheiro não se deixaria de consumir com tanto pessoal, equipamentos, imóveis e tantos outros instrumentos. Só de avião e papel sobrariam muitos recursos. Eu não sou engajado em nenhum partido político. Gosto de participar e dar as minhas sugestões. Por isso estou matutando em propor, junto com outras simpatizantes, uma ação civil pública para criação de mais um ministério. Se são já 39, vamos arredondar, 40. Se bem que o número quarenta nos sugere algo cabuloso e de mau agouro. Para quem não se lembra da lenda, basta rever a estória do Ali Babá e os seus 40 ladrões. É uma historia linda para corruptos. Conta-se, à boca-miúda, que tem sido o livro mais lido pelos petroleiros- corruptos na carceragem Policia Federal , lá em Curitiba-PR .
Mas, para não passar como uma ideia perdulária fiquemos com 40  mesmo. Seria um ministério( o 40º ) com dupla função e vai resolver do mesmo jeito. Seria o ministério anti-mentira e anti-corrupção. Olha só o quanto tal ministério, inédito em qualquer nação civilizada, iria fortalecer o nosso PiB e o nosso PIP ( produto interno do patriotismo). Todos devem estar cientes de que esse novo ministério teria critérios diferentes na escolha de seu ministro e outros assessores. Todo o seu corpo administrativo não poderia ter vínculo ou ideologia com siglas partidárias. Nem no presente, nem no passado. Seriam escolhas altamente técnicas. Como fez a presidente Dilma com o ministro Renato Janine Ribeiro para o ministério da educação. Até onde sei ele era até um crítico da política do PT.
A indicação do titular dessa pasta anti-mentira e  anti-corrupção não teria o tal do fisiologismo ( parece coisa indigesta), o princípio do dá cá e toma lá, da troca de favores, do você vota em mim e depois a gente se acerta etc. Nada disso, de costumeiro dos atuais governantes , entraria como peso para se chegar esse cargo de ministro.
A escolha seria assim: várias entidades públicas e privadas indicariam uma lista séptupla . Desses sete nomes um seria o agraciado. Seriam por exemplo a CNBB, a OAB, ministério público. Sete órgãos participariam da escolha . Cada um indicaria um nome. Não valeria o MST do João Stédile e seu exército. Eles são muito fascistas e carbonários e nós não queremos violência. O candidato escolhido ainda seria sabatinado pelo congresso. Como faz com os juízes do STF.  
Quais as principais atribuições ou funções desse novo ministério anti-mentira e anti-corrupção? Ora, simples e objetivo, sua tarefa se encontra estampada no próprio nome. Ele teria, a ingente e desafiadora  tarefa de acabar com toda forma de mentira, de trapaça, de enganação, de falsidade e corrupção. E corrupção em todos os sentidos e em todos os níveis do governo. O político cometeria por exemplo corrupção em estelionato ideológico ou eleitoral. O que fazer? Prisão em flagrante, preventiva ou provisória e imediata demissão uma vez comprovada sua culpa, ainda que não  intencional. Esse político ou parlamentar se pego nessas infrações constitucionais ou legais não teria direito a indulto, delação premiada, direitos a responder em liberdade, a contraditórios embromatórios, nada disso. Seriam crimes de lesa-pátria hediondos e de condenação sumária. Ah, outra condição que seria extinta para sempre, a tal da imunidade parlamentar, que mais sugere impunidade parlamentar. O gestor público e qualquer funcionário do executivo e legislativo não teriam mais o chamado foro (tribunal) especial para julgamento de seus crimes.
Aí e aqui ou acolá sim, esse ministério iria justificar sua existência e o Brasil seria passado a limpo e promovido a  outro estágio de honestidade, ética e honradez.
Para falar a verdade, talvez nem precisasse dos outros 39 ministérios. Só um bastaria para se ter um país mais  justo e decente, seria então o ministério anti-mentira e anti-corrupção!


 João Joaquim  médico articulista DM joaomedicina.ufg@gmail.com    


Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...