quinta-feira, 30 de julho de 2015

MÁFIAS DA BOLA

OS LUCROS CRIMINOSOS COM O FUTEBOL EM ÂMBITO GLOBAL
João Joaquim


 O planeta inteiro vem assistindo a um dos maiores escândalos envolvendo o futebol, tendo como protagonistas figurões da cúpula da FIFA e Confederação Brasileira de Futebol(CBF). O Brasil como pentacampeão mundial não podia estar de fora do conluio e camarilha de todos os atos ilegais e criminosos nas modalidades de propina, suborno, corrupção, roubo e lavagem de dinheiro. Os atletas brasileiros até agora condecorados pelo FBI com as medalhas da desonra e demérito são José Maria Marin, ex-presdente da CBF, preso na suíça e Ricardo Teixeira ex-presidente CBF e foragido aqui no Brasil. Alguém menos afeito ao mundo futebolístico poderia estranhar. Como assim? Foragido no Brasil, se ele está sendo acusado pela nossa gloriosa polícia federal de vários crimes de mesmo gênero? Alto lá! Basta lembrar casos passados. Ronald Biggs, britânico do assalto ao trem pagador (Inglaterra,  1966) e que por aqui viveu livre, leve e solto. E Cesare Batista, terrorista e assassino da Itália que ganhou guarida, guarda pessoal e refúgio permanente para aqui viver em paz. Todo esse beneplácito e regalia foram concedidos pelo PT do ex-presidente Lula da Silva ,ou seja tudo de acordo  com a CNPT, condições normais no partido dos trabalhadores.
Eu sempre fui um apreciador de futebol, como telespectador e mesmo como praticante. Por muitos anos corri atrás da bola e dei-lhes muitas caneladas. Sorte minha é que ela apanhava calada.
Copas do mundo lembram-me as de 1978 para cá. Lendo a nossa história e dos torneios mundiais, causa-me muito asco e repulsa a relação que teve o regime militar com a seleção campeã de 1970. Era o governo do general Médici. Enquanto se comemorava o tricampeonato, muita tortura se dava nos porões da ditadura. O futebol foi usado nos moldes de ópio ou pão e circo para o povo descontente e mal informado daquele falso ufanismo. Algo semelhante ao que se dava com os imperadores( ou ditadores) do antigo império romano.  Coisas típicas dos regimes de exceção e repressivos. Sabe-se por exemplo que na copa FIFA 1978, realizada na Argentina, período da ditadura de Jorge Videla houve espúrias e sujas relações entre seleção Argentina, ditadura e membros da FIFA, na pessoa de seu então presidente João Havelange(99 anos). Soube-se posteriormente que o cartola brasileiro recebeu propinas em terras e petrodólares.
Em todas as gestões da CBF, notadamente, no período vitalício de João Havelange - FIFA e Ricardo Teixeira -CBF, houve ingerências, subornos e outros malfeitos em favor de resultados de vitórias para o Brasil. Não é sem motivo que a seleção canarinho é 5 vezes campeã do mundo. As pessoas que gostam de futebol, ou mesmo as que não gostam e a imprensa internacional têm elogiado a decisão do FBI (EUA) na prisão dos sete diretores da FIFA, acusados de fraudes, lavagem de dinheiro e recebimento de propinas milionárias para votar a favor da escolha dos países sedes das próximas copas, Rússia-2014, Qatar-2022. O próprio Josef Blatter, atual presidente FIFA e cartolas de outros países estão sendo alvos de denúncias e investigação pela justiça americana e FBI.
Curioso e esdrúxulo é que o Sr. Blatter renunciou ao cargo, mas de forma pré-datada. Deixará de ser o poderoso chefão da entidade em março de 2016, quando se elegerá novo presidente.
Em todo esse imbróglio e lamaçal fétido que envolve FIFA e o futebol no Brasil e no mundo dois personagens estão escapando lisos e incólumes e eu finalizo não os esquecendo nesta sumária resenha esportiva. O primeiro figurão que vem escapando ileso e blindado de qualquer acusação é o ex-presidente João Havelange. Já foi comprovado documentalmente seu benefício com propinas em negócios nebulosos e escusos na direção da FIFA.
Outra entidade e grande patrocinadora da seleção que sempre manteve imune a qualquer acusação é a TV Globo. A seleção de futebol  para nossa gloriosa e onipotente Globo sempre foi uma fonte de ganhos milionários. É muito custoso e nada convincente, imaginar que essa emissora não sabia de toda roubalheira tendo CBF e cartolas brasileiros implicados e interessados em tantas traficâncias e quadrilha do futebol. Não é sem razão que todas as representantes e afiliadas dessa empresa televisiva global vêm exibindo curtas e tacanhas matérias sobre a tramóia e máfia que se abateu sobre  o esporte ainda mais popular aqui no Brasil e no mundo. Junho/2015  

 João Joaquim médico e articulista do DM Joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...