quinta-feira, 30 de junho de 2016

PESSOAS E CONSTRUÇÃO

A CONSTRUÇÃO DA PESSOA HUMANA
João Joaquim  


Pode parecer uma analogia ou comparação simples, mas faz sentido para melhor entendimento do que é o animal humano . Podemos imaginar a concepção, nascimento, criação e formação do indivíduo ao projeto e construção de um imóvel. Vamos imaginar uma casa qualquer. Primeiro passo, como preceituava Platão, o proprietário idealizaria esse imóvel. Como defendia o grande filósofo a realidade original e autêntica, primeiro, se faz na mente. Tudo o mais são cópias próximas àquelas imaginadas (princípio dos arquétipos).
No caso do imóvel, tem-se então o desejo, contratam-se engenheiros e arquitetos que vão elaborar o projeto, a planta, os cálculos, as dimensões e as estimativas do quantum monetário e quando aquela construção estará pronta. Complexo tal feito? Sim , mas que ao final, a obra supere até as expectativas de seu dono e as demais pessoas beneficiárias  da casa. Ou ao revés, sair uma obra que não satisfaça aos sonhos e expectativas de quem encomendou a obra; uma construção  malsucedida.
No respeitante ao ser humano o processo se dá, ou deveria sê-lo da mesma forma. O que seria a excelência ou perfeição na criação( ideia)  e construção  do indivíduo? Que, primeiro, ele tivesse a sua concepção no campo dos desejos, mente e coração dos pais. Nessa circunstância, na comunhão das ideias e desejos de um homem e uma mulher. Talvez aqui estejamos na teoria do encontro e existência das almas gêmeas, no conceito do próprio Platão.
Vá lá que seja rara essa possibilidade, a coincidência das classificadas almas gêmeas. Mas, pode-se buscar a confluência de sentimentos e desejo os mais  próximos disto. Nas palavras de Max Weber “ o homem não teria alcançado o possível se tantas vezes não tivesse tentado o impossível ”.
Vamos imaginar então um casal que idealize a concepção de um filho. A exemplo de uma casa, tudo pode ser devidamente planejado, que se inicia na fecundação, gestação com acompanhamento médico pré-natal, nascimento, criação biológica e todo o processo educacional. E façamos aqui uma distinção entre criação pura e simples e educação. Criação se faz no campo biológico como de qualquer animal. Educação envolve um processo de longo prazo, onde os pais (como engenheiro e arquiteto) têm um papel vital. A escola fará um suporte suplementar de educação ,  cultura e formação técnico-científica. Toda a aptidão moral, ética e cívica quem o faz, boa ou má, é a família, são os pais desse indivíduo( como se engenheiros e arquitetos de uma obra física).
 Por isso a comparação muito pertinente e paralela entre a criação e construção da pessoa humana( fertilização até a vida adulta) com uma obra de engenheira desde a sua fundação (fecundação da obra) até o seu arremate na parte arquitetônica, de estética e funcionalidade.
O indivíduo como sujeito ativo, participante do mundo, da sociedade à sua volta, da família que o concebeu, o  criou e o educou terá em definitivo as marcas e atributos do seu projeto de criação. Na pessoa se aplicam os mesmos princípios e cálculos da fundação e estrutura interna e exterior de um prédio.
A construção de cada um de nós começa na nossa fecundação. Tudo o mais que se espera de uma pessoa tem esta estreita conexão. Nossa integridade física, nosso bem estar orgânico e emocional, nossa felicidade, nossa integridade moral e de caráter, nosso papel como um animal ativo, inteligente e produtivo. Todos esses atributos serão fruto de todo o projeto construtivo de nossos genitores (pais). Basta que nesse sentido e planejamento, eles (pais) tenham agido como bom engenheiro e bom arquiteto.
Assim pensando e refletindo fica a pergunta: será que os casais de hoje;  nas questões de paternidade  e maternidade , na concepção e geração de filhos; andam construindo casas, prédios ou  castelos em areias movediças ou  em rocha firme?  Pelo que vimos e ao que assistimos em nossa sociedade brasileira, fica fácil a resposta. junho/2016.

 João Joaquim - médico - articulista DM - www.drjoaojoaquim.com  joaojoaquim@drjoaojoaquim.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...