terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Qualify de Vida




A QUALIDADE DE VIDA COMEÇA NA RELAÇÃO A DOIS

João Joaquim  
  
A partir do século XXI, entre as várias atividades humanas, passou a ser uma delas e de destaque , a busca da  chamada qualidade de vida. Trata-se de um bem-estar ou um marcador de saúde muito repetido e incentivado na Medicina Geral  e todas as áreas de saúde orgânica e mental.
A qualidade de vida poderia ser definida como um conjunto de atributos que trazem segurança, bem-estar, felicidade, saúde plena, boas relações sociais e afetivas;  enfim vários estados que trazem paz e felicidade às pessoas. Entre esses atributos podem ser listados por exemplo trabalho digno, a profissão almejada, residência própria, alimentação ideal, entretenimento; entre outros desejos de cada um. Quando se fala no idoso e aposentado, se incentiva muito sua permanente atividade em lazer, entretenimento, atividades físicas compatíveis com o gosto e aptidão de cada um e atenção dos familiares à sua volta. 
 Qualidade de vida e felicidade são conceitos que se confundem e se fundem, porque inescapavelmente eles encerram o mesmo objetivo, e são eminentemente pessoais. O que é qualidade de vida para mim, enfim a minha felicidade, não é a mesma da Maria ou  do José. Para dar um sentido concreto de bem-estar ou qualidade de vida vamos mostrar exemplos conforme a faixa etária das pessoas. O que seria a felicidade para uma criança de 10   anos? Certamente que para todas as crianças: uma alimentação saudável, ótimas condições de higiene, sono de boa qualidade, a convivência com os país num casamento saudável e espaço seguro de entretenimento e educação de qualidade.
Para um jovem em formação, o que lhe significaria qualidade de vida? Com algumas variações individuais,  num e outro item, mas muito em comum uma boa escola, boa alimentação, ótimas condições de moradia e sono, esportes e acesso a muitos objetos de mídia ( conexão digital), até automóveis. Uma vez adulto, formado e pronto para o mercado de trabalho certamente que para muitos, felicidade ou qualidade de vida seria a casa própria, o emprego sonhado, o carro do gosto, alimentação saudável, entretenimento e uma prática de atividade física, com suporte nutricional e técnico no curso desta atividade .
Para fecho dos quesitos de qualidade de vida, um considerado de grande relevo:  as relações sociais e afetivas, não importa a idade da pessoa. As boas relações de amizade, sociais e conjugais, sejam elas no namoro ou vivendo a dois( casamento ou união estável) são das mais significativas na saúde, bem-estar e na  qualidade de vida das pessoas.
Assim postos, os estados e condições de uma boa qualidade de vida, bem-estar ou felicidade, conscientes e voluntariamente, quantas pessoas deliberadamente fogem dessa rota. Muitas e muitas  pessoas buscam  circunstâncias e opções nessa contramão.
Cada pessoa, ao longo de sua vida tem a opção de buscar e adquirir todos aqueles atributos que a tornará usufruidora de uma vida de boa ou má qualidade. Cada um tem essa liberdade e livre-arbítrio.
Na questão das relações sociais ou afetivas, por exemplo, quantos de nós insistimos em vínculos com pessoas que tornam em conflitos, contatos odiosos e repletos de angústia e insegurança! Em muitos casos resultando até em assassinatos, motivados por questões passionais e de vingança. A procura da tal alma gêmea, ou um amor de Romeu e Julieta, são condições quase ilusórias. Todavia, podemos sempre selecionar e buscar o nosso melhor par, a melhor companheira ou companheiro, na construção de um casal coerente, de cônjuges  cúmplices, solidários e fiéis. Esta escolha dá para se fazer de forma muito segura, já nos primeiros contatos. A sociedade conjugal, o contrato de viver juntos , o pacto desta pareceria não difere de outros da vida social e comercial. São os mesmos princípios seletivos de gestores na área de recursos humanos. Para tanto, exigem-se currículos, entrevistas, testes, provas , às vezes prática e teórica;  por que numa relação a dois, não se pode fazer o mesmo ?
Fora dos litígios e contendas sociais e conjugais quantos outros feitos, aquisições, compromissos, as pessoas não vão assumindo que lhes tolhem muitos outros direitos, opções agradáveis como férias, descanso, viagens, diversões e entretenimento! Condições estas que caracterizam a boa qualidade de vida, das quais muitos se abdicam por outras escolhas com pessoas sem essas afinidades.
Na intenção de bem materializar esses empecilhos na vida das pessoas tomemos os casos de se contrair uma dívida na posse de um e outro bem ou direito; no compromisso de um cartão de crédito (de dívida, na verdade); na aquisição de um bem, a prazo, majorando o custo real desse patrimônio; a compra com uso do cheque especial (outro engodo, porque de especial só para o banco que cobra juros abusivos).
Um outro caso bem comezinho e encontradiço na rotina das pessoas a posse dos chamados animais de estimação. A família, às vezes, seja casais jovens ou aposentados, moram em apertados apartamentos, onde abrigam 2 ou 3 cachorros. Exemplos há em que os donos mal cuidam de si, dos filhos ou de outros parentes mais carentes de atenção, higiene e afeto; mas os bichos e seus nichos com outros bichos (parasitas, vírus e bactérias) estão lá no convívio das pessoas.
Enfim, em suma e numa frase, as pessoas trocam o seu direito a uma boa qualidade de vida, por tantos penduricalhos, estrupícios, atravancos e trambolhos que nada lhe dizem respeito ou resultam em benefícios. Fica a sugerir que a pessoa está pagando por um pecado de outras gerações ou um pesado carma deixado como herança. Mas, reiteremos, por pura escolha e livre-arbítrio de que o faz .  Quão melancólico!  Fev/2017.


Um comentário:

Cardiologista disse...

Qualidade de vida sempre cardiologista sempre pra cuidar do coração

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...