domingo, 30 de agosto de 2015

ASSASSINATO DE CECIL...

QUEM É MAIS CIVILIZADO O HOMEM OU O LEÃO ?
 João Joaquim 



O mundo todo tomou conhecimento do assassinato do Leao Cecil(13 anos) que vivia numa reserva do Zimbábue , África. Fato perpetrado pelo dentista americano Walter J. Palmer, em 01 de julho 2015. A Dra. Jane Goodall, primatologista britânica,  uma das mais famosas conservacionistas do mundo, disse em  nota oficial  não ter palavras para expressar a sua repugnância quanto ao que houve com o leão. “Fiquei chocada e enraivecida com a história da morte de Cecil”. O leão  Cecil era estudado pela Universidade de Oxford – Inglaterra.  A pergunta que fica é : será que o homem está involuindo nos seus sentimentos de amor ao outro, aos outros animais e à natureza ? Estamos nos embrutecendo ?
Quando debruçamos sobre a origem,  primórdios e  evolução da humanidade é oportuno que façamos algumas reflexões comparativas entre aquele homem ancestral de Neanderthal ou o Cro-Magnon  e o homem de hoje, século XXI, ou era da robótica e virtualidade (informática, internet )etc.
Eu trago esta reflexão à pauta sobretudo no que concerne a alguns atributos ou características desse animal que somos nós; sujeito racional, diferenciado dos outros animais ditos inferiores (porque não racionais) e portador de outras qualidades como inteligência elevada, capacidade de amar, de chorar, de se sensibilizar com o sofrimento do semelhante ou não semelhante etc. Estamos perdendo esses sentimentos ?
Além dessas virtudes e faculdades inatas, um animal capaz de aprender e introjetar muitos outros sentimentos e valores como comportamento de solidariedade, atitudes éticas, respeito ao próximo, preservação da natureza e da vida selvagem e muitas outras condutas compatíveis com sua condição de animal superior, inteligente e dotado de razão. Estamos nos enlouquecendo e perdendo a razão ?
Sem contar, como eu acredito, que somos também constituídos de um binômio somato-espiritual, ou feitos de  carne e osso e também de alma. E me arvoro até em afirmar que esta sim, é nossa principal distinção dos irracionais porque nos torna de fato humanos com algumas chispas especiais  e intelecto que nos aproximam de Deus. Será que estamos nos tornando cada vez mais aliados do diabo  ?
Promovendo então um mergulho na História de nossos primitivos representantes, lá nos idos milênios do homem de Neanderthal (homo sapiens sapiens, Cro-Magnon) considero de interesse psiquiátrico ou psicológico e sociológico que façamos uma comparação entre o modus vivendi, a personalidade e a dita racionalidade daquele homem das cavernas e esse homem de nossa hipermodernidade. Esse homem que foi à lua, a marte, que enviou uma sonda para plutão. Esse homem moderno que criou até a inteligência artificial. Será que estamos nos idiotizando ?
Naqueles tempos pré-históricos é natural inferirmos que o homem praticasse por exemplo o extrativismo vegetal, o abate de animais com o objetivo estrito de prover a alimentação de si e da família (tribo). No embate com indivíduos da mesma espécie de outras tribos é provável que houvesse até alguma violência e assassinato. Fato compreensível e aceitável porque é consequência de rivalidade de qualquer animal. É a expressão e o exercício dos instintos selvagens de todo bicho, sendo ele racional ou não, uma autodefesa e preservação da prole, por exemplo.
No que se refere à relação do homem primitivo com a natureza, com a terra. É conclusivo afirmar que esse vínculo e usufruto era de absoluto respeito, uma vez que não se dispunham de ferramentas e produtos químicos que degradassem ou adoecessem o meio ambiente. A exploração de toda forma de vida vegetal ou animal era para a exclusiva sobrevivência alimentar.
Vamos nos aproximar de nossa era, de nosso segundo milênio e idade moderna para cá. Como era o Brasil nos idos de 1500? Uma vastidão de matas e florestas verdejantes, rios e mares nativos, flora e fauna abundantes. Os habitantes:  várias tribos indígenas, uma nação de índios muito parecida nos hábitos e costumes com o homem de Neanderthal ou com a própria  Luzia, essa mineirinha que viveu em Pedro Leopoldo MG  11000 anos antes de cristo ( nome dado pelo biólogo Walter Alves Neves, ao fóssil ali encontrado).
Eis que então a Terra Brasil  e outras plagas desse planeta são ” descobertas” e invadidas por outras nações e homens mais civilizados que os selvagens e silvícolas, primitivos e verdadeiros donos desses paraísos naturais. E as relações desse homem moderno (homo modernus) com a natureza, com o meio ambiente, com a fauna e com o próprio homem? Destruição predatória insana e sem limites, poluição da atmosfera e de rios, montanhas de lixos a contaminar os solos e mares, aniquilamento e extinção de muitas espécies animais, acúmulo de toneladas de CO2 e outros gases tóxicos na atmosfera e muitas outras sujeiras pelo planeta.
 Nas relações inter-humanas, somos a única espécie capaz de queimar o outro ainda vivo, esquartejar ou executar o semelhante por motivos fúteis ou sem motivo algum. Somos uma organização política e estatal que tolera outro estado bandido e terrorista dentro do próprio estado oficial. Exemplos, o Isis e Boko-Haram ( fundamentalistas islâmicos ), PCC- primeiro comando da capital (SP ) e comando vermelho(RJ)  etc.
E nos esportes? Estamos num estágio tal de subdesenvolvimento que se permite que o homem por prazer e superioridade lance um fecha em um leão, deixe-o agonizante e depois dê-lhe um tiro de misericórdia e o decapita e exibe essa cabeça como troféu! Foi o que ocorrera com o Leão Cecil lá no Zimbábue , uma demonstração da crueldade e barbárie de que  é capaz esse homem apelidado de civilizado , inteligente e desenvolvido de nossa era moderna. Imaginem , se ele não fosse!
 E sabem o que mais horroriza e aterra as pessoas de bem e de sentimentos bioéticos ? Constatar  que homens que nos governam e representam, chamados de estadistas e excelências tornem todas essas infâmias e carnificinas legalizadas , com a permissão da caça e abate dos ditos animais selvagens , prática a que eles intitulam de esporte e diversão . Que civilização humana é essa  ? Acho que se  fosse uma civilização animal estaríamos melhor nas fotos e nos vídeos. Nosso repúdio a todos os que fazem e aos que oficializam essa barbárie . Nossas exéquias e nênias ao belo e dócil leão Cecil .  

João Joaquim de Oliveira  médico e articulista do DM

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...