OPÇÃO SEXUAL e Educação dos filhos
Li esses
dias dois trabalhos memoráveis. Ambos me chamaram a atenção. Não se trata de
grandes novidades, mas reforçam outros estudos, pesquisas e suposições nos
campos da pedagogia, da biologia e da psicologia comportamental. Antes da
menção desses trabalhos, o que será que pensam muitas pessoas sobre o excesso de
proteção que muitas famílias dão aos filhos? Tal expediente traria prejuízo no
desenvolvimento psicossocial do indivíduo? Uma segunda provocação: quais podem
ser as causas do homossexualismo? Seriam genéticas ou uma influência de todo o
processo de criação e educação da criança? Estão postas então essas duas tão
sensíveis e milenares questões que instigam a humanidade.
O estudo concernente ao desenvolvimento do
animal humano é muito assertivo no sentido de que o ser humano é o único bicho
que exige o mais longo trabalho para o seu preparo e maturação para a subsistência de forma
autônoma. Soa como uma obviedade, mas a ênfase vale a leitura da
matéria. E a forma como se dá esse trabalho é determinante na sua
formação psicoemocional, no seu caráter, na sua relação social, no seu bem
estar com os outros indivíduos da mesma espécie e no meio ambiente.
Um outro estudo capitaneado pela universidade
de Harvard, Reino Unido, versa sobre as causas da homossexualidade. O trabalho
foi de alta credibilidade ,não só pela capacidade de seus pesquisadores, como
também pelo grande número de participantes, cerca de 500 mil pessoas foram
analisadas exaustivamente com questionários, entrevistas, análise de perfil
pessoal, familiar, do meio social, da educação, das interações sociais,
etc.
Concluíram os autores do extenso e abrangente
estudo que não existe um gene ou genes da homossexualidade; ou seja, tal
preferência ou opção sexual não está no genoma do indivíduo. Embora, em cerca
de 25% dos casos pode haver alguma participação genética. Uma forte evidência é
que o comportamento homoafetivo tem causas multifatoriais externas à
constituição do indivíduo, a começar pela interação intrafamiliar, relações
sociais, a educação do sujeito, etc.
Os fatores mesológicos e educacionais se
mostram de enorme relevância, conclui o estudo.
Abstraindo-se de teorias, de comprovações
científicas, o que é prático e utilitário é quando se pode propor diretrizes
mais claras para quem nos lê. Esse é o desiderato do presente texto.
No que concerne à formação da criança.
Primeiro, os cuidados (higiene, proteção, alimentação, segurança) devem guardar
uma relação proporcionalmente inversa com a sua idade; noutros termos : à medida
que a criança, o adolescente cresce, ele deve ter o direito a mais autonomia. E
muito significativo, deve ser ensinado pelos pais, cuidadores e professores.
Mais nova a criança, mais zelo, proteção e
amparo. De novo ,sugere uma platitude
essa afirmação. À medida que a criança cresce e amadurece ela tem o
direito e o dever de aprender a prover a sua subsistência, a mais
independência. Não se pode perder de vista que o bicho humano é o que mais
longa dependência tem dois pais. Depois vêm os elefantes. Mas, os estudos de
todos os ramos sociais e científicos são enfáticos de que essa dependência,
cuidados extremados e mimos não podem ser eternos, sob pena de estarmos criando
indivíduos frágeis, inaptos ou até imbecilizados. Seria como tornar essas
crianças, adolescentes e jovens em futuros adultos portadores de
necessidades especiais. A exemplo de uma pessoa com uma síndrome neurológica ou
do desenvolvimento psicomotor (ex: paralisia cerebral, síndrome de Down).
Hoje, à luz das evidencias da psicologia
pedagógica e ciências sociais, se sabe do quanto resulta de negativo e
desconstrução do indivíduo a convivência de pais superprotetores e filhos muito
mimados. Tal expediente e relação pais e filhos sempre existiram.
Todavia, parece que se tornaram mais prevalentes com o surgimento dos grupos de ativistas e catequéticos do
Instituto dos direitos humanos. O MANTRA desses ativistas e
progoeiros defensores se resume ao “mesmo” ramerrame( litania ) :
Direitos Humanos. Nunca é falado sobre a questão dos deveres humanos.
Todos esses defensores púbicos ou privados,
todos os novos pais dessas novas gerações têm pouco ou nada de preocupação , se
desta superproteção surjam filhos e futuros adultos , considerados como
humanos( homens ou mulheres) direitos ou tortos. É a tendência de nossa
modernidade líquida ou digital. Processo que se nos soa irreversível, ao menos
sob o prisma de todo o sistema capitalista , consumista e prazenteiro do
momento. Quão triste e melancólico. outubro/2019.
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