sábado, 26 de junho de 2021

Da idade média para AS MÍDIAS

 

A CONVIVÊNCIA COM MÍDIAS E REDES SOCIAIS

João Joaquim  

 

Cada vez mais nos constituímos em viventes humanos sem comunhão com a natureza. Temos massivamente nos tornados autômatos em comunhão com máquinas, com computadores, com objetos artificiais, com as invenções tecnológicas e pouco mais do que isto. São demonstrações da materialização dos humanos. São demonstrações da materialização de nossas crianças, adolescentes e jovens. Autômatos e robóticos o que nos vimos tornando pari passu. A maior prova da materialização das pessoas vem sendo as tecnologias da Informação, as mídias digitais, o telefone celular, a internet, as redes sociais, o facebook, o whatsapp e todos os seus aplicativos para tudo. 

   Nesse contexto da materialização e coisificação das pessoas é bastante a menção do que se tornou a posse (aquisição de objetos) e consumo dos brasileiros, como de resto todo terráqueo daqui, dali, dos EUA, da Cochinchina e alhures. O relógio mais belo, o carro como o do amigo, a casa dos sonhos, as joias exibidas nas redes sociais. E, o mais cobiçado, o smartphone como o de meu amigo, de minha colega e amiga.

Nós todos estamos vivendo sob o império da pandemia do coronavírus.  Eis que a Covid19 tornou as pessoas mais “próximas”. Eis que então vem surgindo também a crise da convivência, os conflitos conjugais, a violência doméstica, a crise emocional e psíquica da convivência, do diálogo, da confraternização. O vírus obrigou as pessoas a se falarem mais, a se confrontar, a se enfrentar, a ficarem mais juntas, se não mais próximas.

   Porque não tem havido mais fraternidade entre as pessoas. Além de desamor, as pessoas no convívio doméstico perdem o respeito, a compreensão da alteridade de quem coabita com elas. Começa-se nesse contexto o entendimento do que é o casamento. Nenhum sujeito casa com outro com a mesma identidade, semelhante quando muito. Muito menos igual. O casamento é a ligação entre duas pessoas não idênticas, não iguais. Ele é, enfim, a união, ou conexão ou acoplamento das diferenças. Se assim compreendido entre os seus cônjuges existe grande chance de sucesso, de convivência harmoniosa, fraterna e amorosa.

   Além da vida atual estar sob a égide, sob o império da pandemia do novo coronavírus, vivemos sob o domínio e da massiva influência da Internet e suas ubíquas ou globais redes sociais. A vida das pessoas, o seu cotidiano tem sido comandado pelas mídias sociais, notadamente pelo whatsapp e facebook.

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...