sexta-feira, 4 de outubro de 2013

VIOLÊNCIA DE ESTADO...



A VIOLÊNCIA ESTATAL PELO MUNDO E O PAPEL AMERICANO.

                                                                                                       João Joaquim de Oliveira  



É difícil para as pessoas de bem, fraternas e solidárias compreender tantas injustiças, humilhações, violação de direitos e perda de dignidade pelas quais milhões de pessoas ainda passam neste planeta, em pleno século XXI.
Todos temos visto e assistido ao longo da História uma forma de violência que parece sem data de validade, sem fim. Falo da violência do Estado contra os seus cidadãos. Vamos começar por alguns países de regimes totalitários e tirânicos como a Síria, Cuba e Coréia do Norte. No continente africano são vários as nações com regimes extremamente tirânicos, cujos chefes de Estado se perpetuam no poder por 30 a 50 anos.
O Sudão é um caso emblemático desses regimes de exceção com ditadores que se julgam proprietários da nação. Os cerca de 400.000 mortos de Darfur  e 2.500,00 de refugiados, têm sido um dos mais bárbaros genocídios ( ou limpeza étnica )  cometidos pelo aparelho estatal contra um povo já oprimido pela miséria e fome , próprias de muitas nações da África. Omar Al-Bashir tomou o poder em um golpe em 1989. Acabou com a oposição e é o responsável por essa tragédia sem precedentes . O país é tomado pela guerra civil. Milícias tribais e grupos apoiados pelo governo lutam contra o Movimento pela Libertação do Povo Sudanês (MLPS). A Human Rights Watch classificou as condições dos direitos humanos no Sudão como imensuráveis. ONGs acusam o país de continuar com o tráfico de negros como escravos sudaneses.
 Em 2003, Al-Bashir começou uma campanha de perseguição étnica e  religiosa com o objetivo de dominação total e reinar de forma absoluta.  Ele já foi condenado à prisão e julgamento por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional, mas a ordem se torna difícil de ser cumprida pela cooptação da própria corte de justiça sudanesa .  
Na África tem sido assim. São países que por serem pobres, sem petróleo e outras riquezas de interesse dos EUA são completamente esquecidos pelas nações mais ricas do ocidente. Ali são milhares de mortos por fome, doenças endêmicas, AIDS; mas, sobretudo por violência, guerra civil e abandono do próprio Estado. Uma calamidade e mortandade que supera em muito a 2º guerra mundial, se contar o próprio período pós-guerra.
Já o  povo sírio – no Oriente Médio-  tem sido a bola da vez desse cenário de violência e opressão do próprio Estado. São mais de 100.000 mortos, a maioria civis, inclusive crianças, e mais de dois milhões de refugiados vivendo em condições degradantes e subumanas. São humilhações e sofrimentos sem precedentes iguais.
Cuba e Coréia do Norte não têm conflito há muitos anos. Nesses países parece que o povo sofreu uma espécie de lavagem cerebral, torpor ou imunização contra qualquer protesto ou reclamação contra o Estado. Todos parecem dopados com a domesticação e submissão impostas pelo sistema estatal. Fico a pensar: a que ponto de horrores chegamos em plena era digital, da comunicação globalizada instantânea e em tempo real!
Tomar conhecimento de fatos e feitos perpetrados pelos tiranos e déspotas desses regimes, nos força a indagar: será até aonde vai a maldade do homem, do opressor contra o oprimido? Ver cenas e vídeos do terror de Estado dessas nações parece delírio ou vinhetas de filmes de horror. Será que não há limites para tanta barbárie? O que tem feito a ONU? As convenções do pós-guerra? E a declaração universal dos direitos humanos de 1948?  Será que todos estes órgãos e acordos de paz e respeito à dignidade da pessoa humana estão adormecidos e sem eficácia?
O interessante e curioso é que os EUA se mostram muito preocupados e dispostos a intervenção em países em conflitos, quando por exemplo está em jogo interesses econômicos a exemplo de jazidas de petróleo. A intervenção e guerra contra o Iraque foi uma dessas intervenções desastradas. Por que nunca sabemos  da preocupação americana com os massacres cometidos por ditadores da África? Seria uma bela demonstração de intervenção em função da democracia, da dignidade e direitos humanos ,com sentido estritamente a favor dos excluídos  e pobres.
Será que podemos ver um dia esta preocupação e investimento de governantes da nação ianque com os povos humilhados e oprimidos e mortos de nações mais pobres a exemplo de um Sudão e Zimbabwe? Vamos esperar bem sentadinhos porque trata-se de  uma possibilidade bem longínqua. 


      
   João Joaquim de Oliveira  médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com


Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...