quinta-feira, 22 de maio de 2014

O PAPA INFALÍVEL ?




A IGREJA CATÓLICA É SANTA E INFALÍVEL PARA SANTIFICAR ALGUÉM ?

João Joaquim                     


No mês de abril/2014 tomamos conhecimento da santificação de dois papas pela igreja católica. Foram elevados à condição de santos os já falecidos João Paulo II e João XXIII.
Foi então mais uma oportunidade onde eu pus-me a refletir com meus botões e cadarços sobre essa prática milenar da igreja católica. E aqui quero até puxar uma outra prática já de alguns séculos abolida que era a “venda” de indulgências.
 Esse instituto do negócio da venda de indulgências funcionava mais ou menos assim: quem estava disposto a  pagar podia comprar o perdão ou indulto dos seus pecados e ter a garantia de salvação da alma. Uma espécie de passa-porte para o céu. Agora pelo pouco que pude apurar, não era aquisição para qualquer um. Em geral era negócio de gente rica. Os clientes citados na história eram nobres, reis e rainhas. Na aquisição dessas indulgências havia permuta de vastidão de terras, jóias e muito ouro. Não é sem razão que a igreja acumulou um patrimônio invejável que dura até hoje. Basta imaginar o patrimônio do Vaticano que supera o PIB de muitos países. Só em relíquias, obras de arte e imóveis etc, imaginem  o quanto de riqueza tem a nossa gloriosa e operante igreja católica. Não é pouca coisa não. Ela não paga imposto de renda , o que é outro mimo e benesse do Estado.
Na época da venda de indulgências ( vigorou até o século XV) havia uma espécie de “cartel” ou coalizão entre igreja e Estado. Havia uma influência de reciprocidade muito grande. Houve momentos políticos na História  em que o pêndulo da balança inclinava muito para o lado da igreja. A influência política dela nas decisões dos estadistas( reis e rainhas) era muito incisiva.
Torno eu ao tema maior, a santificação de pessoas. Fico eu a inquirir a quem pudesse me responder. Se existe alguém com tal aptidão e ciência ou força mística, por favor que ilumine as trevas de minha ignorância.
As perguntas que evolam de minha curiosidade e insciência  são: pode uma instituição humana, na caso, uma seita religiosa (ex igreja católica) conceder a santidade a alguém? Noutras palavras, uma igreja ou seita religiosa qualquer (católica ou protestante), na(s) pessoa(s) de seus dirigentes (pastores, papas) têm o condão, poder ou capacidade para conceder esse mérito ou status de santidade a uma pessoa? Em termos religiosos e de Teologia, onde se encontra nas sagradas escrituras essa missão de instituições, de pastores, sacerdotes e dirigentes religiosos ? questão de minha ignorância . Eu nunca li nada a respeito.
 Discorro na minha assumida ignorância, das minhas impressões e o que eu penso. A mim me parece que beatificar uma pessoa, torná-la santa é uma função sobre-humana, uma atribuição divina. Por mais pura, proba, reta e ética que seja uma entidade religiosa, nas pessoas de seus dirigentes, sacerdotes e pastores não teria ela esta divina missão de conceder a santidade ao um ser humano.
Algum leitor deste modesto artigo poderá ter uma comichão interrogativa sobre mim, como um tacanho articulista que sou,   e supor ser eu um agnóstico ou até ateu. De plano, já assevero. Não! Fui criado e educado numa igreja evangélica, de familiares protestantes e católicos. Hoje, considero-me católico e nenhuma divergência carrego  com igrejas que creem em Jesus como nosso messias e salvador e em  um Deus uno criador de tudo e de todos.
Para não ampliar polêmica sobre este instituto tão nevrálgico, aliás me parece , esta prática , exclusiva da igreja católica, na pessoa do papa, em conceder a santidade a alguém;  eu vou já arrematando com uma consideração. Refiro-me às condições ou exigências do candidato a santo.
Está lá no direito canônico: Entre os atributos maiores há de se comprovar milagres do futuro santo. E então eu expresso minhas dúvidas, incertezas e desconhecimento. O que é milagre? Eu creio em milagres, que é um atributo divino. Aliás, a vida já encerra um milagre, o nascimento é um milagre. Algumas pessoas sobreviver a alguns fatos sinistros e outras não, sugere milagre. Crer em tudo isso encerra-se em questão mística e de pura fé.
Havendo apresentação de milagre, continuam os códigos  canônicos,   este é examinado numa reunião de peritos; e se se trata de curas, passa  por um  Conselho de médicos, depois é submetido a um Congresso especial de teólogos, e por fim à Congregação dos cardeais e bispos. O parecer final destes é comunicado ao Papa, a quem compete o direito de decretar o culto público eclesiástico que se há de tributar aos Servos de Deus. A beatificação  portanto, só pode ocorrer após o decreto das virtudes heroicas e da verificação de um milagre atribuído à intercessão daquele venerável.
O milagre deve ser uma cura inexplicável à luz da ciência e Medicina , consultando inclusive médicos ou cientistas de outras religiões e ateus. Deve ser uma cura perfeita. Comprovado o milagre é expedido um decreto, a partir do qual pode ser marcada a cerimônia de beatificação , que pode ser presidida pelo papa ou por algum bispo ou cardeal  delegado por ele.
Caso a pessoa em causa já tenha o estatuto de beato e seja comprovado mais um milagre pela igreja católica , em missa solene o Santo Padre ou um Cardeal por ele delegado declarará aquela pessoa como Santa e digna de ser levada aos altares e receber a mesma veneração  em todo o mundo, concluindo assim o processo de Canonização.
Milagres e mistérios . Como estas coisas sucedem com uns e com outros não, resvalam puramente para as questões  do sobrenatural, do paranormal .
Deus é tão puro, magnânimo, excelso e prodigioso que continuará sendo um milagre, para nós. Uma realidade que escapa á nosso ínfima condição de racionais e pecadores.
Assim eu, como pequeno , pecador e mortal,  não consigo conceber que alguém do gênero humano possa ser investido dessa suprema glória que é reconhecer e conceder a outra pessoa a divina atribuição de santidade.              

João Joaquim médico- cronista DM  joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...