VOCÊ SABE QUEM SOU
Quem é você, quem sou eu?
Diário da Manhã
João Joaquim
Como de muitos sabido há duas teorias para o surgimento dos seres vivos, o criacionismo (ação divina) e o evolucionismo( evolução das espécies segundo Darwin e Lamarck).
Eu sou dos que acreditam no criacionismo. A tese evolucionista é muito lógica e coerente para explicar mutações e adaptações de cada espécie conforme as condições do meio ambiente. Mas, daí a imaginar que tudo adveio de uma geração espontânea parece meio fosfórico e cheira ao impossível.
Toda forma de vida é muito complexa e prodigiosa para pensar que a vida foi fortuita ou um fenômeno acidental neste planeta. Vamos deixar à margem a discussão de como nós terráqueos racionais e os outros animais viemos, á luz, na terra. 0 mais importante é nos encantar, nos maravilhar, nos admirar e nos espantar com tudo que há em termos de beleza, de prodígio e mistério neste planetinha que habitamos.
Segundo teoria científica (astronomia, cosmologia) nosso universo surgiu há cerca de 15 bilhões de anos. No princípio é como se tudo estivesse sob forma de uma bola em compressão (força elástica). Houve uma grande explosão (big bang), com a liberação desta energia cinética, o universo entrou em expansão, que continua até os dias de hoje. Desse big fenômeno surgiram 200 bilhões de galáxias e 9 planetas (talvez 8). Atualmente a Nasa tem divulgado já ter descoberto ao todo 1700 planetas em torno de outros sóis(estrelas). Mas fiquemos com os nossos 8 mais conhecidos.
Destas galáxias, a mais vizinha da terra é a via láctea com 100 bilhões de estrelas. O nosso sol pertence à via láctea; ele é um astro de 5º grandeza. Dos planetas, o que se tem certeza é que a nossa querida terra é o único com seres vivos.
Estima-se que somos 30 milhões de espécies animais, com apenas 3 milhões classificadas. Nós humanos racionais ( homo sapiens ) somos uma destas já cadastradas e conhecidas.
Agora, uma observação e crítica; a comunidade científica não conhece ao certo e ao todo o que temos de vida na terra e fica bisbilhotando se há vida em outros planetas.
Mas, você leitor e leitora deve estar se perguntando o porquê desta breve digressão sobre a origem da vida, surgimento de nosso universo, nosso planeta e nossas galáxias e estrelas. Simples e objetivo, para lembrar o quanto somos um nada, uma nulidade, uma ínfima subuniddade do micro, neste planetinha, iluminado por essa estrelinha que é o sol.
Então para que orgulho, vaidade, arrogância, preconceito ou racismo contra quem quer que seja? Cada pessoa que se julga importante, acima do bem e do mal, é um reles indivíduo dentre os 7 bilhões de homo sapiens, dentre as outras 3 milhões de vida já catalogadas. Só isso!
(João Joaquim, médico, cronista DM - joaomedicina.ufg@gmail.com)