quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

COLESTEROL - NUTROTÓXICO

COLESTEROL, NUTRIENTE E NUTROTÓXICO



A alimentação é essencial à sobrevivência de qualquer ser vivente, mesmo as plantas ou animais unicelulares. Hoje com os conhecimentos científicos: nutrição , nutrologia, engenharia de alimentos se sabe que os nutrientes têm propriedades nutritivas e terapêuticas. Ou seja; muitos alimentos além de essenciais a fisiologia e manutenção da integridade orgânica como um todo, eles exercem também uma atividade reparadora, construtiva ou curativa. Daí resulta o adjetivo nutracêuticos , isto é ; nutrientes com atividade de restaurar um distúrbio funcional ou orgânico. Como exemplos podemos lembrar as vitaminas em geral, os sais minerais, alguns elementos metálicos como ferro ,zinco ou cobre, os ácidos graxos essenciais , aminoácidos e proteínas.

Os carboidratos(açúcares) e os lipídios ocupam atualmente um grande relevo na área da nutrição e especialidades médicas. São nutrientes tão significativos na saúde humana que ganham outro adjetivo: nutrotóxicos ou nutrocivos. Já se vão mais de 50 anos que se conhece muito bem como estes tão apetitosos componentes da alimentação diária podem a um só tempo ser um fator construtor ou destrutivo de tecidos nobres como vasos ou coração. Bem ilustrando estes conhecimentos temos que glicose(açúcar) no sangue acima de 100mg/dL, seja no individuo diabético declarado ou não ,é altamente tóxica a médio e longo prazo. Com um agravante, esta glicotoxicidade se dá de forma silenciosa, sem sintomas.

Dos lipides se conhece muito bem sobre os triglicerídeos e o colesterol. Ambos estão na causa indireta das principais doenças cardiovascular (infarto, derrame cerebral, morte súbita). O colesterol é um lipide tão importante e terapêutico na saúde humana que ele entra na composição de vários hormônios sintetizados pelo organismo e outras substancias como a bilis. Outra característica muito singular deste lipídio é ele ser composto de uma fração muito agressiva para o sistema cardiovascular ( LDL) e outra , a HDL, antagônica ou antídoto da primeira e altamente protetora contra a aterosclerose. As concentrações sanguineas recomendadas e sem riscos destes componentes seriam triglicerídeos 150mg, colesterol total até 200mg, LDL colesterol até 130mg e HDL colesterol acima de 40mg/dL respectivamente. Taxas acima destes limites( exceto HDL), tornam estes nutrientes altamente tóxicos , deletérios aos nossos órgãos mais nobres e vitais como coração, cérebro , rins e visão ( retina).
Para minimizar e prevenir uma cascata de tantos efeitos danosos, basta adotar um equilíbrio entre a necessidade que temos destes nutrientes e frear a ingestão abusiva e tão prazerosa de alimentos tão apetitosos( frituras, picanhas, cupins, chocolates, sorvetes, doces em geral) altamente concentrados destes nutrientes ou nutrotóxicos( questão de quantidade) que em excesso representam pura nitroglicerina que corroem e minam nosso organismo em toda a sua intimidade

Um comentário:

Cardiologista disse...

Dentre as complicações que o Cardiologista trata, está a hipertensão, que faz com que o coração bombeie sangue com força demais e pode causar infarto ou arritmia.

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...