quarta-feira, 10 de março de 2010

TROTE EM CALOUROS-CRIME

FICA DECRETADO, TROTE SOB COAÇÃO É CRIME


As imagens dos violentos trotes perpetrados por alguns veteranos de uma universidade de Mogi das Cruzes – São Paulo e USP correram o mundo via TV, internet e youtube. E vejam que não foram mostradas todas as cenas do horror e brutalidade contra os calouros de cursos como medicina e veterinária. Causa perplexidade, especialmente aos pais de alunos dessas instituições , imaginar que em pleno século XXI, em um ambiente de ensino superior, de onde deveria se esperar as melhores mentes e inteligência, possam existir estudantes, candidatos a doutores médicos e veterinários com personalidades tão sociopáticas como desses veteranos.
Sou de convicção de que está passando da hora do ministério publico atuar energicamente contra este tipo de comportamento e pedir rigores da justiça contra tais criminosos. Torna-se inaceitável a repetição e continuidade de expedientes e atitudes desses ditos veteranos que deveriam ser modelos e exemplos aos alunos novatos dos mais variados cursos dessas Escolas , tidas como referência em formação acadêmica .
As agressões, as humilhações, os deboches, as sevícias , os constrangimentos impostos aos calouros são os mais torpes e degradantes a que pode suportar o ser humano. Tais práticas, muitas tipificados no código penal com penas até de reclusão para um cidadão-comum não podem ter a indiferença e a cumplicidade dos dirigentes das universidades, nem tão pouco de autoridades policial, judiciária e política. Entendo que chegou também a hora de nossos legisladores criarem leis especificas que contemplem e punam severamente essas ações delituosas que tendem a ficar nos bastidores e porões das próprias universidades ou atrás dos muros de casas de festas alugadas para tais orgias e sessões de tortura, onde tudo se passa longe das lentes e olhos das autoridades extra-universidade.
Sou igualmente favorável que entre as penas impostas a estes futuros doutores-baderneiros , autênticos energúmenos e incitadores da violência, façam constar em seus currículos tais diabólicos feitos. Qualquer empresa contratante tem interesse e direito em conhecer o currículo de qualquer contratado, mesmo quando este candidato estava em fase de graduação. Outro expediente sócio-educativo para esses trogloditas e cavernosos veteranos seriam sessões de psicoterapia ou internação em algum manicômio especializado em personalidade psicopática na tentativa de evitar reincidências enquanto estudantes ou quando egressos das universidades .
Imaginem esses “doutores” (veterinários) no mister de cuidar de animais classificados pelo homem como irracionais ou como médicos para tratar de pessoas humanas, dotadas de razão . Será que alguém em sã consciência, teria coragem de entregar sua saúde ou vida a esses profissionais em estado bruto? Ou seja, esses indivíduos, precisam de um tratamento, um treinamento de ressocialização que inclua princípios os mais elementares de Ética, de respeito e limites sociais de convivência , de respeito enfim ao semelhante, ainda que este outro sujeito esteja em fase de formação, um neófito em qualquer carreira acadêmica.



João Joaquim de Oliveira médico joaomedicina.ufg@gmail.com

Um comentário:

Cardiologista disse...

O médico Cardiologista aconselha boa alimentação junto à prática de exercícios físicos. Tenha cuidado com seu coração.

Assassínios de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...