segunda-feira, 12 de julho de 2010

futebol , tv POLITICA

SELEÇÃO, TV E PROPAGANDA POLITICA


O que pode haver de comum entre um candidato a presidente e uma TV patrocinadora da seleção de futebol? A massificação e manipulação das pessoas.
Aliás , esta relação é tão próxima e tão semelhante que as estratégias e técnicas de propaganda eleitoral se valem dos mesmos recursos televisivos da transmissão dos jogos de futebol: muito colorido, poder de convencimento de profissionais de comunicação e alto grau de empatia e boa imagem do porta-voz (locutor) do candidato
A televisão , hoje, se tornou um dos meios de comunicação mais popular e dos mais poderosos do planeta. Não é por acaso que regimes políticos de exceção, governantes tirânicos ou comunistas exercem o monopólio e controlam com mãos de ferro os veículos de imprensa. Nesses sistemas de governo, a TV se torna um órgão do Estado e só transmite o que for de interesse do regime político. Cuba e Coréia do Norte são paradigmas do controle estatal sobre as empresas de mídia. Na América Latina, vários tiranos travestidos de democratas sempre buscaram e buscam por todos os meios censurar ou mesmo calar jornais e canais de TV. Nesta estirpe, um exemplo bem notório é o presidente Hugo Chaves da Venezuela que vem fechando jornais e canais de TV naquele país .
Reportando para o âmbito de TV e futebol constata-se historicamente como os canais de TV formam com patrocinadores da seleção um verdadeiro cartel no sentido de manipular a opinião pública para se atingir altos índices de audiência, e faturar mais e mais com a venda e consumo dos produtos anunciados nas transmissões esportivas. No contexto dessa nítida manipulação e influência sobre a visão e conceito das pessoas, comentaristas e boleiros(craques do passado) são contratados como formadores(ou fabricantes) de opinião. Ou seja, a maioria dos torcedores têm, não a própria opinião mas, aquilo que é pensado por esses formadores(ou passadores) de opinião . Geralmente esses profissionais(boleiros, locutores, comentaristas) falam o que a massa (povo) quer ouvir. De sorte que se a seleção joga bem ou mal mas ganha, seja com ajuda indireta ou direta do árbitro (i,e, suborno, gols com flagrantes ardis anti-esportivos, como o que vimos contra a Costa do Marfim ), ela(seleção ) é a melhor do mundo!. Se o time perde, então se torna uma equipe igual a qualquer outra integrante do torneio(copa) . Jogadores antes hierarquizado à classe de heróis pela mídia , se tornam vilões da noite para o dia, sendo tachados de pernas-de-pau , mercenários e culpados pelo fracasso da equipe por essa mesma mídia . Ou seja, nesse instante o que o torcedor, a massa frustrada quer é se vingar de quem ela(torcida) esperava muitos gols, vitórias, titulo e muita festa.
Enfim , a semelhança dessa mídia engajada com a seleção e candidatos políticos populistas e demagogos é linear e cristalina no sentido de levar às pessoas uma idéia e opinião que elas não têm ou perderam . O que faz essa mídia para ficar bem com a audiência, os telespectadores-torcedores? Glorificar , exaltar(nas vitórias) ou criticar, xingar(nas derrotas) o que o povo quer ouvir ou gostaria de dizer para os jogadores, o técnico, etc.
Ou será que ao patrocinar a seleção , uma rede de TV, a Coca-Cola, a Skol etc querem tornar as pessoas mais criticas, mais independentes, com mais discernimento, enfim contribuir para melhorar o nível cultural e social de brasileiros e torcedores ? Se você acredita nisso , eu lamento.

João Joaquim de Oliveira Médico( joaomedicina.ufg@gmail.com)

Um comentário:

Cardiologista disse...

Além de tratamentos, o médico Cardiologista solicita que sejam feitos exames periodicamente.

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