segunda-feira, 5 de setembro de 2011

HOR-RORIZ-AÇÃO NO PARLAMENTO BRASILEIRO

HOR(RORIZ)AÇÃO NO PARLAMENTO BRASILEIRO
João Joaquim de Oliveira


“Mas é infâmia demais!.. Da etérea plaga/levantai-vos , heróis do Novo Mundo../Andrada! Arranca esse Pendão dos ares!../Colombo! Fecha a porta de teus mares”/ Castro Alves

Ao fazer uma leitura dos acontecimentos políticos em pleno agosto/2011, pude recordar deste grande poeta. Castro Alves foi para mim um dos maiores poetas românticos do Brasil e do mundo. Pena que morreu tão precoce, aos 24 anos em julho/1871. Nos versos acima, ele com seu estilo grandiloqüente e tonitruante vociferava contra as injustiças do tráfico negreiro. Fico a me perguntar; se vivo fosse hoje, certamente estaria o grande bardo em tom condoreiro a bradar sua poesia contra tantas injustiças sociais, desigualdade entre as pessoas, corrupção da classe dominante e outras coisas tão esquisitas perpetradas pelos nossos parlamentares e gestores dos bens públicos.
Fosse possível ressuscitar alguns idealistas, mártires e heróis de nossa Historia! Como seriam a reação e os sentimentos deles ao se depararam com o cenário político de nossos tempos? Vamos imaginar o que pensaria um Tiradentes, um José Bonifacio, um Osvaldo Cruz, um Mal Rondon de nossos homens públicos de hoje?
Não, não! Supliquemos a Deus que os mantenha sob seu pálio e conforto. Eles fazem jus ao abrigo divino e aqui na atual conjuntura poderiam ter uma segunda morte, e esta com certeza de susto , pasmo e muita tristeza! Eles não merecem uma morte tão sofrida assim. Os tempos quando viveram esses nossos insignes compatriotas foram também muito difíceis e de muita amargura. Todos eles lutaram e defenderam seus ideais por um mundo mais justo e democrático. Enfrentaram interesses ditatoriais e escusos não menos ignominiosos do que os de nossos tempos. O que há de destacar nestes genuínos patriotas foram o ardor e a pertinácia na defesa do ideário de um mundo melhor. Um país compartilhado igualmente por todos.
Naqueles tempos os meios de comunicação eram precários, se resumindo a alguns jornais de pouca circulação, discursos em praças públicas ou no parlamento. Mas, nem por isso as vozes dessas proeminentes figuras das letras, das artes e da política foram sufocadas. Foram palavras, poesias e discursos que reverberaram no ânimo das pessoas e mudaram o destino da nação!
Ao dar um salto para nossos tempos podemos constatar uma certa letargia na sociedade. Parece que as pessoas estão muito contentes, cada um em sua vidinha, em seu mundinho. Bem fresquinho em nossa memória temos a marcha da maconha e dos gays. Foram marchas tão coloridas e numerosas quanto inócuas do ponto de vista social. As questões gravíssimas da corrupção e roubalheira em progressão geométrica continuam a todo vapor. Segurança pública e sanitária em condições insuportáveis. Por que não uma marcha em prol da moralização na seara pública, contra a corrupção e os desmandos de governantes corruptos ?
O que a Nação pôde assistir neste 30 de agosto/2011, em sessão na Câmara dos deputados em Brasilia, é de estarrecer as pessoas e parlamentares do bem. O que se viu, sem trocadilho, foi muita parlação , cinismo, jactância, e muitas pessoas hor-roriz-adas , com a absolvição de Jackeline Roriz, envolvida em mensalão do DEM-DF e outras coisitas indecorosas com processo em curso no STF .
Indagar ou cobrar não deve ofender a ninguém! O que andam fazendo as entidades e autarquias que sempre lutaram pelo social ao lado do povo? O que andam pensando a CNBB, a UNE, a OAB, os caras pintadas da era Collor? A Transparência Brasil ? Será que os representantes e altos dirigentes dessas instituições estão anestesiados com tantos escândalos, corrupção e indignação moral? Vamos! Mostrem a cara, queremos participar!

João Joaquim de Oliveira médico joaomedicina.ufg@gmail.com

Nenhum comentário:

Assassínios (as) de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...