sábado, 11 de fevereiro de 2012

OS ERROS MÉDICOS.. M .JACKSON,, BRASIL

A MORTE DE MICHAEL JACKSON E OS ERROS DE TODOS OS MÉDICOS
João Joaquim de Oliveira
Todas as profissões estão sujeitas a graves falhas, erros ou desvio de conduta de seus profissionais. Entre estas profissões o Direito, a Medicina e a própria Justiça nas pessoas de seus juízes, em primeira ou última instância. Os chamados erros médicos e de justiça são os mais rumorosos e impactantes! Afinal está se lidando com saúde, vida, dignidade e direitos do ser humano.
Nos EUA um caso que vem despertando o foco da mídia e interesse da sociedade é a culpa do médico Conrad Murray pela morte do popstar Michael Jackson ( assim entendeu a Justiça americana). Pelo que se sabe da imprensa, o cantor era dependente dentre outras substâncias químicas do potente anestésico propofol. Trata-se de uma droga de uso exclusivo em anestesia geral, por anestesistas, em ambiente hospitalar. Para pessoas não médicas entenderem, este medicamento ao ser injetado no sistema circulatório, ele produz um estado de coma. Com esta indução ao estado de inconsciência todos os nossos reflexos são abolidos, inclusive a respiração. A dose capaz de provocar apenas um sono profundo ou coma é variável de individuo para individuo. Daí o risco de uso do medicamento sem um respirador artificial ao lado. Aliás é uma exigência formal para o emprego de qualquer anestésico geral, seja uso venoso ou por inalação .
Os erros médicos de negligência, imperícia e imprudência no caso Michael Jackson foram flagrantes e bisonhos. É básico e elementar:- todo médico deve saber dos benefícios e riscos de uma droga prescrita. Mais importante que as indicações ,os danos e efeitos colaterais de cada substância devem ser sabidos e colocados em jogo na hora de cada prescrição. Os crassos erros do dr Conrad Murray deveriam servir de um alerta para a classe médica do Brasil, país onde a aquisição e acesso a medicamentos é muito fácil. Trata-se de uma questão onde além de legislação permissiva, a maioria dos médicos têm culpa.
A julgar por tantos psicotrópicos que as pessoas usam, pode-se considerar a sociedade como depressiva, neurastênica e muito doente. Tem sido exceção encontrar um paciente de consultório que não saia com receita de um sedativo, sonífero ou antidepressivo. O médico tem participação ? Claro que tem e muita! Qualquer Rivotril, Diazepan, Lexotan ou o Propofol do Michael Jackson só se compra com prescrição médica. São medicamentos de tarja preta ou vermelha, sinalizando os graves riscos de dependência ou efeitos tóxicos. A presença da tarja preta indica que se trata de remédios que oferecem alto risco para o paciente, pois ativam o sistema nervoso central (SNC) ou provocam ação sedativa e, por este motivo, podem causar dependência física ou psíquica
É de importância capital lembrar que as diferenças entre veneno e remédio estão na dose, no organismo do hospedeiro e no tempo de uso da substância. Vivemos em uma era de muitas neuroses. Para aliviar tantos males, crises existenciais e angústias as pessoas buscam alívio em todos os tipos de drogas. Entre estas drogas estão as lícitas compradas com receitas médicas em farmácia de cada esquina .
Como médicos e promotores da saúde e da vida, não podemos ser meros prescritores ou trocadores de receitas de tranqüilizantes. Do contrário estaremos incursos nos mesmos erros do médico pessoal de Michael Jackson e em pequenas doses diárias praticando a complacência, a imprudência e a negligencia, o que significa tornar as pessoas adictas de psicotrópicos, intoxicar, envenenar e matá-las lentamente.
Por último não custa lembrar que um hábito perverso que têm os brasileiros chama-se automedicação. Psicotrópicos associados a qualquer outra substância, sobretudo o álcool, são capazes de causar graves efeitos colaterais, inclusive parada cardiorrespiratória e morte súbita. Médicos tem o seu papel, no uso abusivo de muitos remédios. Papel aqui em seus múltiplos sentidos.
João Joaquim de Oliveira médico – joaomedicina . ufg@gmail.com

Um comentário:

Cardiologista disse...

Ótima publicação! O cuidado com o sistema cardiovascular é extremamente necessário. Agende com seu Cardiologista e inicie já o tratamento preventivo.

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...