A MODA DAS PLÁSTICAS E TATUAGENS. ENTRE O PADRÃO E O BIZARRO.
JOAO JOAQUIM
Um
fenômeno ou comportamento que mexe com as pessoas é a tal da moda vigente.
Nesses tempos de comunicação tão fácil e massificada, sobretudo de imagens como
a TV e internet, como se muda as tendências das pessoas em seus hábitos, usos,
pertences, vestimentas e tantas outras atitudes e uso dos mais variados objetos
e bens nas rotinas diárias.
Diversos
fatores são responsáveis pelas mudanças dos hábitos da sociedade. Um setor que
tem grande interesse em ditar a moda vigente são as próprias indústrias dos
objetos de desejo de todas as pessoas. Os fabricantes dos bens cobiçados estão
sempre de plantão. Eles vão explorar este filão de clientes, usando de todo o
marketing para vender os seus manufaturados.
“A
propaganda é a alma do negócio”. Este princípio na relação
fabricante/consumidor será a pedra filosofal na meta de convencer o cliente a
comprar os produtos anunciados. Assim vai suceder com os mais variados objetos
e bens de consumo. O discurso das indústrias é sempre este: todos têm que estar
na moda. Não importa se o consumidor vá penhorar até a alma ou endividar por 50
ou 100 meses. Mas, todos deverão estar na tribo dos que vivem e andam na moda.
Os
veículos de mídia visual como as redes de televisão e internet são os maiores
responsáveis por imporem os padrões vigentes. Quando estes canais de
comunicação anunciam é fatal, aquele comportamento entra na moda. Até as
tatuagens e cirurgias plásticas seguem este apelo.
A
televisão ainda conta com outros componentes para aliciar as pessoas ao
consumo. Além dos slogans bem elaborados com artes audiovisuais, tem-se o
recurso dos chamados garotos-propagandas. Quem são esses garotos ou
garotas-propaganda? São os mais belos e charmosos atores e atrizes das
telenovelas assistidas por milhões de pessoas. Sabe-se que a maioria das
pessoas pode até ser analfabeta absoluta e funcional, mas assistir TV todas
assistem. Então elas são alcançadas por esses meios de comunicação.
O
mesmo vale para muitas pessoas com “bom nível de escolaridade”. Parcela
significativa desta classe de gente pode até não dispor de uma biblioteca
mínima em casa, mas ela sabe o que se passa na TV, quais são as novelas mais
interessantes, os “reality shows” em andamento, quais atores (atrizes) mais
badalados e por aí vai.
No
Brasil um outro cenário que tem imposto sua moda é o mundo do futebol. São os
jogadores com seus cortes de cabelo exóticos e cores mutantes ao sabor do
sucesso pessoal ou de seus times, as roupas, os brincos e até os chavões
criados nas entrevistas. E as tatuagens? “ Pelas barbas dos profetas”, diria um
conhecido locutor que anda meio sumidão. Por onde você anda Silvio Luiz? As
tatuagens, que mais parecem emporcalhar e enodoar a pele dos adeptos desses
adereços pictóricos constituem um campo para análise de antropólogos e
psicanalistas. Algum destes cientistas poderia nos dar uma luz das motivações e
significados psíquicos para essas indeléveis pinturas cutâneas? Eu não consigo
entender por que de tanta sujeira e lixo tegumentar.
Agora
se tem uma moda que anda revolvendo a cabeça e corpo das pessoas se
chama cirurgias plásticas ou estéticas. Aliás, hoje se tornou até difícil
separar o que seja uma cirurgia reparadora, plástica ou estética. Quase ninguém
está satisfeito com o corpo e órgãos com os quais nasceu. E aqui torno à grande
influência exercida pela televisão com seu “staff” de atores e atrizes. No
mundo televisivo ninguém aceita uma ruga, uma flacidez, uma estria, um bumbum
ou seio fora dos padrões tidos como belos. Assim a plebe, o povão, ricos ou
pobres têm que a todo custo seguir os modelos de beleza e de comportamento a
que se assistem todos os dias. Nem que para tanto e tão caros procedimentos se
financie estes sonhos e desejos de consumo em intermináveis e suadas prestações
no cartão de crédito ou outros tipos de financiamento
Impossibilitas
de participar da moda vigente, muitas pessoas se tornam angustiadas, deprimidas
e neurotizadas; e para estas deformações
do humor e do espírito ainda não criaram nenhuma cirurgia plástica ou estética
ou tatuagem . Que feio, que triste!
João
Joaquim médico- cronista DM joaomedicina.ufg@gmail.com