sábado, 31 de outubro de 2015

ÁGUA DE MARTE

A ÁGUA DE MARTE NÃO ESTÁ PRA PEIXE
João Joaquim 

Esta primeira  quinzena de outubro/2105 está sendo uma daquelas semanas de muitas notícias bombásticas. Algumas já previsíveis. Como exemplo a mortalidade do trânsito de 2014( 58000 mortes) além dos feridos, mutilados e inválidos permanentes; PIB em retração; alta da inflação; presidente da FIFA afastado do cargo; a do Brasil em vias de sê-lo depois da derrota em 4 órgãos públicos: congresso, TSE, STF e TCU. Algumas coisas andam em alta. Por exemplo, o desemprego, a insatisfação do povo , a desgovernança fiscal do governo petista (leia-se Dilma e Lula), todas as manobras contra a impeachment de nossa presidenta etc.
Uma notícia no entanto me despertou interesse, em que pese haver quem vai discordar de mim. Acharam água em marte. Água vírgula, não aquela água potável, que passarinho e outros bichos podem beber. Na verdade uma solução salina muito concentrada ou salmoura. Esses sais seriam o clorato de magnésio, perclorato de magnésio e perclorato de sódio. Por ora são dados supositícios  e os supositórios são dos próprios cientistas da NASA ,  porque nenhum humano ainda provou do tal líquido.
Agora eu não compreendi porque de tanto fuzuê e outros estardalhaços promovidos pelos cientistas da NASA. Para quem não assistiu basta clicar no portal da NASA/Discovery que estão lá as cenas de  vivas e confraternizações  entusiásticas  pelo achado. Um feito de fato cosmológico .
Já tem gente imaginando expedição turística para o planeta vermelho. Talvez fazer por lá algum paraíso fiscal, colônia agrícola para presos da operação lava-jato e outros empreendimentos. Calma pessoal! Porque a coisa não é tão fácil quanto supõe o  otimismo de cientistas americanos. Eles são capazes de muitas ideias, mas nem todas possíveis. O nome do planeta vem do latim e significa na mitologia romana o deus da guerra. Ele tem dois satélites Fobos e Deimos .  Bons nomes para se colocar em crianças daqui para frente.
Algumas características cosmográficas são interessantes para os desejosos da viagem. A primeira é a distância. São 225 milhões de km da terra. Cifra que, às vezes escapa à nossa percepção. Para nossa imaginação , vamos primeiro a uma unidade de milhão. A nave espacial viaja, 10 mil, 900 mil quilômetros, mais 100 mil e temos um milhão. Esta é apenas uma ducentésima vigésima quinta parte da distância (225ª parte).  Ainda não acabou a viagem. Multiplique esta distância por 225;  pronto, é o fim da odisseia. Viajando a 25.000 k/h com um ano se chaga lá. E a temperatura? Média de 60 graus celsius negativas. Gravidade: um terço da terrestre e como consequência, atrofia óssea e muscular e morte.
 Ou seja viajar para o planeta de fogo só se for por condenação a pena de morte com transitado  em julgado. Pelo menos o réu terá uma morte marciana. Já imaginou para a biografia do executado. Morreu asfixiado e congelado em Marte.


Outros dados de interesse. Radioatividade 15 vezes ao que se expõe em uma usina nuclear;  como consequência vários tipos de neoplasias e câncer e malformações genéticas. A água, se existente é muito tóxica. A atmosfera tem 95% de CO2 e menos de 1% de O2. Feita essa sumária resenha sobre o nosso planeta vermelho, eu prefiro ser como recomenda mr Jim Green, diretor da Nasa , mais cautela e menos euforia.
Ou  quando muito continuar assistindo a perdido em Marte com Matt Damon ou me divertir com as ficções do escritor Arthur C. Clarke (1917-2008).
Enfim, falando a verdade pura e real, eu penso que o homem aqui em nosso planetinha terra tem muitas e muitas outras coisas e questões possíveis de resolver do que sonha a vã e ineficaz empreitada americana  de achar vida viável no inóspito, insólito e perigoso planeta Marte; isto porque a água lá não estará nunca para peixes e muito menos para os humanos.


João Joaquim - médico - articulista DM

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...