sábado, 26 de dezembro de 2015

BIOGRAFIA dos governantes ...

GOVERNANTES,  DIZEI-ME COM QUEM 

ANDASTES PARA COMPREENDER A


 NOSSA CRISE

 João Joaquim


 A história de vida de cada pessoa é um capítulo interessante da própria vida “lato sensu”. A trajetória do indivíduo quando nasce, poderia se comparar a uma marcha olímpica. Claro, vamos aqui excetuar aqueles bebês com algum déficit físico ou cognitivo ou uma doença congênita. Então peguemos todas aquelas crianças com iguais marcadores de saúde e posicionemo-las em um ponto de largada para a vida. Soa então o tiro de partida e começa a corrida para todos. O tempo de prova serão os anos de cada um, que  terá o seu cronômetro e podômetro. O critério de ser o primeiro, segundo ou milésimo também não tem muito significado porque o percurso dessa jornada também será individual, e as barreiras e circunstâncias também serão as de cada competidor. Mas, as chances serão para todos se tornarem vitoriosos.
E então, vêm os fatores, as circunstâncias, os contratempos para o triunfo ou fracasso desses participantes pela maior das maratonas e corridas, a própria vida. Isto deve ser expresso assim porque constitui em si o maior espetáculo da existência humana. A vida. Vamos partir de um princípio de que o indivíduo no mundo não é uno (filosofia do solipsismo). Cada pessoa é ela e suas circunstância, seu meio, as pessoas que a rodeiam e a interação que ela estabelece com tudo à sua volta. “Eu sou eu e minhas circunstâncias e só chegamos a ser uma parte mínima do que poderíamos ser” Ortega y Gasset.
Vamos pegar um postulado do filósofo e sociólogo Jean Jaques Rousseau. Todo homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe (princípio do bom selvagem). Por aqui infere-se que os fatores determinantes na trajetória do indivíduo são as pessoas à sua volta. O núcleo de influências  as mais significativas para qualquer pessoa, constitui, por óbvio, a família, tendo a mãe como a protagonista nesse grupo. Ela é a primeira e eterna referência para o indivíduo .
As primeiras regras, aquelas que vão iniciar os valores, as referências éticas, o convívio social respeitoso e solidário, os sentimentos de fraternidade; enfim todo um arcabouço de cidadania e civilidade será adquirido dos membros parentais.
Trata-se do princípio da tábula rasa do filósofo John Locke . Todos nascemos com nossa memória , nosso cérebro e intelecto como se fôssemos uma lousa em branco. Nessa tela em branco é que iremos inscrever e gravar tudo o que iremos ser no futuro.
Ao nascer, cada indivíduo é apenas um broto em potencial para o bem ou para o mal. Do ponto de vista ético e moral ninguém nasce pronto, ele se faz com a marcante influência social e familiar  ao longo da vida. A família é a primeira referencia social e de convivência  eterna para cada um.
Um segundo fator de grande relevo na formação e caráter da pessoa é o ambiente escolar. Desde os ciclos fundamentais até a universidade. A escola, desde os períodos  iniciais, será um suporte significativo junto da  família em impingir na criança, adolescente e jovem não só uma formação técnica e cultural mas também de igual modo uma preparação e aptidão ética e cidadã. Virtude e ética não são congênitas, elas devem ser ensinadas e praticadas. Todo esse trajeto pelo qual passa cada um de nós desde o berço, núcleo familiar, escola, interação social será decisivo no comportamento do indivíduo, nas suas condutas sociais e toda forma de interação com outras pessoas e com o meio ambiente.
Um Estado na sua organização social e política é composto de homens que o governam, desde o posto mais elevado (presidente) até o funcionário mais subalterno. Esse organismo a que damos o nome de Estado, composto de normas e de homens, terá as mesmas características, indicadores de decência, ética e eficiência, na dependência dessas pessoas em seu comando e prestação de serviços públicos (ao povo).
Em resumo e já direto ao ponto, bate aquela comichão de perguntar: o Brasil está vivendo a maior crise ética, moral, econômica e administrativa de sua História recente. O organismo Estado, repito é o conjunto de Estamento, de Leis, de Normas, enfim de uma constituição que o rege. No leme e direção desse aparato político e constitucional estão as pessoas que nos governam .   Pergunta-se: como foram a infância (influência familiar), a interação social e formação escolar de seus principais mandatários? No caso, a presidente da república, os presidentes  da assembleia legislativa e senado federal?   Eu fico curioso em saber melhor de suas biografias, não as autobiografias,  para conferir a grau de culpa das famílias, das escolas e meio social por onde passaram os atuais mandatários de nossos destinos. É muito provável que o que vemos de nossos governantes hoje, tenha começado bem lá no começo de suas vidas, nas famílias, nas escolas por onde passaram e outras influencias sociais. Eu gostaria de ler a biografia de muitos de nossos políticos que colocaram o povo e o Brasil nessa roubada em que nos encontramos .   Dez /2015    

  

João Joaquim de Oliveira  médico e articulista do DM

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