PSIQUE DO FUTEBOL
PSICANÁLISE DAS TORCIDAS E COMUNICAÇÕES DE FUTEBOL
João Joaquim
Uma matéria que deveria merecer mais estudos, seja pela psicologia, seja
pela neurofisiologia (neurociência), seria o fenômeno das torcidas de futebol.
Trata-se de um fato de ordem planetária, talvez até em âmbito extraterrestre.
Então, tem-se com essa constatação tal imperativo. Os mecanismos neurais e
psíquicos que levam milhões de pessoas a se manifestar tão apaixonadamente,
delirantemente, irracionalmente por esta e aquela equipe de futebol. Assim tais
expressões de simpatia, de paixão que beiram a irracionalidade mereciam mais ensaios e trabalhos científicos.
E não há!
No mês de julho de 2018 , o planeta inteiro, assistiu
a Copa FIFA Rússia 2018. Torneio que
reúne 32 seleções dos 5 continentes. E mais uma vez vimos como se dá a paixão
nos mais variados graus dos torcedores de futebol. São sentimentos que vão de
simples gostos e admiração pelo esporte até as manifestações efusivas de
alegria, delírio e destempero total. São manifestações ora de extrema alegria e
felicidade, ora de muito choro, tristeza e depressão. Tais explosões de
sentimentos ora na exaltação de alto bom humor, ora de raiva e até confrontos e
brigas se dão na medida em que haja vitória ou derrota dos times em jogo.
Trata-se de um fenômeno de massa humana, repita-se, de ordem mundial.
Falando-se mais seletivamente de Brasil, conforme bem pontuou o
dramaturgo Nelson Rodrigues, constituímos uma pátria de chuteiras. Isto porque
o país majoritariamente, além de torcer por algum time, torce para a seleção,
principalmente na vigência de Copa do Mundo, realizada de 4/4 anos. A bola da
vez foi a Rússia do Vladimir Putin. Dois
são os fenômenos que levam o indivíduo a torcer para uma equipe esportiva.
Falemos mais especificadamente da seleção de futebol. São os efeitos da
sugestão (ou sugestionabilidade) e os efeitos-manadas.
Em psicologia dá-se o nome de sugestão ao processo com que uma pessoa ou
entidade exerce na decisão de outra pessoa. O mecanismo da sugestão abrange
vários fatores. Como exemplos práticos desses fatores, quanto mais imaturo, psicologica e intelectualmente for o indivíduo mais
susceptível ele será aos efeitos da sugestão. Nesse grupo de pessoas estão as
crianças, adolescentes, os jovens, os analfabetos absolutos ou funcionais.
Fazem parte desse grupo aqueles
indivíduos que têm alguma natureza de déficit cognitivo ou crítico. O efeito sugestivo tem um papel construtivo
por exemplo na educação da criança. Uma
construção pedagógica.
O filósofo John Locke( 1632 – 1704), foi o filósofo do empirismo. Sua teoria era de que todo conhecimento vem
da observação do mundo , e era alinhado com os efeitos da sugestão e da manada.
Teses contrarias ao inatismo de Platão.
O chamado efeito-manada tem alguma semelhança com a sugestão mas dela
difere porque o indivíduo no sentido de nenhum ou mínimo esforço crítico e de
tomada de decisão opta e acompanha a decisão de um grupo de pessoas. Quanto mais membros compuser esta manada (grupo) mais
influência exercerá no individuo (torcedor). O efeito-manada se faz ver em
muitos cenários sociais e civis. O futebol representa em paradigma do fenômeno.
O efeito-manada no futebol se dá em todos os estratos sociais, daí
dever-se-ia merecer mais estudos e
investigação das ciências do comportamento, como a psicologia e neurofisiologia. Tanto a
influência da sugestão quanto do efeito-manada são enormemente exploradas pelos
meios de comunicação em massa. Sobretudo as redes de televisão que patrocinam
as seleções esportivas. Existem nessas emissoras tanto o emprego da sugestão
como o efeito-manada.
Nesse sentido sempre que a seleção brasileira vai participar de alguma
competição, a TV patrocinadora, no caso do Brasil , a Rede Globo procede a uma
antecipada e longa campanha de propagandas da participação da equipe esportiva.
Tudo se dá nos moldes de uma dramaturgia. Todas as estratégias de arte cênica e
marketing são postas em ação. Isto vai de exaltar os atletas como super homens,
às vezes, como vilões também. Tudo vai depender do impacto que uma e outra
manobra vai gerar no torcedor ou consumidor final. O fim último é satisfazer a
grande audiência, o grande público consumidor das marcas e produtos dos
patrocinadores.
Basta lembrar que a emissora patrocinadora da seleção vende o seu tempo,
os minutos aos anunciantes e também patrocinadores. Quanto mais audiência mais
caros os minutos de anúncio das marcas e produtos expostos aos telespectadores.
É dentro de todo esse esquema de marketing, de chamamento, de vinhetas enfim, que entram os resultados da sugestão e do
efeito-manada. Assim, indistintamente, todos, literalmente todos, entram de
roldão na torcida pela seleção. Os fenômenos se dão tão intensamente que muitas
dessas pessoas jamais se disporia a ouvir sobre futebol. Muitas outras tais sequer
quer saber se a bola é redonda ou oval. O que para elas importa é participar
daquele evento que soa como a chegada de um avatar ou messias. Tal fenômeno é a
quintessência do chamada sugestão e efeito-manada.
Em conclusão, o certo é que todas as estratégias empregadas, tanto pelas
redes de televisão quanto pelos fornecedores de marcas e produtos atingem os
seus objetivos (fins). Invariavelmente os grandes patrocinadores, os
anunciantes na televisão são os fabricantes de cerveja, ou seja, além de sugestão
e do efeito-manada as pessoas torcedores são como que entorpecidas e inebriadas
por bebidas alcoólicas consumidas e compradas desses patrocinadores.
Todos são levados como bois em uma boiada (manada). Os repórteres, os âncoras
e locutores fazem de suas locuções e transmissões genuínas melopeias e aboios na condução e sedução das
massas, em explosão de alegria ou fúria. Todos, enfim, se passam por cordões e
multidões de imbecis pelo incisivos efeitos da sugestão e efeito manada( no
vulgo também chamado maria-vai-com-as-outras).
EM tempo: a administração do futebol brasileiro ( CBF), sediada no Rio
de Janeiro, onde governava o ex governador e atual presidiário Sérgio Cabral,
mostra um curriculum vitae assombroso. Dois últimos 3 presidentes da entidade,
um está preso nos USA, aguardando o tamanho da pena que vai cumprir( sr José
Maria Marin). Dos dois últimos , um está
foragido e escondido(homiziado) aqui no Brasil ( Sr Ricardo Teixeira). O Outro
sr Del Nero foi banido do futebol e também foragido da Justiça americana. Uma
história bem parecida com nossos políticos na ativa e também cumprindo pena na
Polícia Federal , em Curitiba PR. Julho/2018