OS MURAIS DE FELICIDADE
UM CENÁRIO SEM CRISES E DE PURA
FELICIDADE
João Joaquim
Fala-se de momento que a sociedade brasileira está mergulhada na maior
crise de sua história. E é fato. Há uma, não , há várias crises. E todas
atingem as pessoas em seus sentimentos, em sua autoestima, no seu significado
de brasilidade, de amor à pátria, de esperança. Santa esperança! Oh, pandora ,mantenha
incólume o seu baú.
Guarde em sua caixa essa nossa sobrevivente. Mas, nem todas as pessoas
estão perdidas em sua felicidade. E aqui estão as provas. Há um mundo e um mar
em nosso mundo onde exubera, transborda, alegria, autoestima e felicidade. O
mundo das redes sociais.
Quando a nação ianque inventou e criou a rede mundial de computadores, a
world wide web, rede de alcance mundial (www), os tecnólogos e cientistas
tiveram uma ideia. Qual foi? Uma intercomunicação de computadores para
transmissão de dados, textos, mensagens, informações digitadas.
A princípio, foi imaginada ser tal rede apenas para uso institucional.
NASA, forças armadas, órgãos de governo. A coisa, quer dizer, a invenção se
tornou tão fantástica que os seus criadores foram generosos com as pessoas
comuns. E a internet, em seus objetivos iniciais foi propiciada e tornada
pública e popular. Todos, ou quase todas as pessoas, hoje, têm a
internet. Já temos agora a Internet das coisas. Santa tecnologia. Suas funções
e aplicações foram amplificadas.
Com a popularização e privatização da internet, surgiram os empresários
do ramo. Os provedores. Como exemplos a microsof, o google, o facebook. De
começo, o que se tinha? Troca de e-mails e fonte de pesquisa e informações. Eis
que então os tecnólogos e negociantes do ramo tiveram uma sacada (insight).
Pensaram eles: está pouco atrativo o que a web está oferecendo( princípio das
teses de Schopenhauer). A Dor e o Tédio São os Dois Maiores Inimigos da
Felicidade, palavras do filósofo .
Portanto se na aquisição de uma coisa, surge o tédio, vamos incrementar,
modernizar essa coisa. Assim foi com a grande rede.
Vamos ampliar as utilidades de nossa rede. Foi daí então que no começo
criaram os chats, sms, torpedos; depois
vieram as hoje tão populares redes sociais. Facebook, twitter, watsapp.
Foi o mesmo caminho que deu origem aos, hoje, smartphones. A origem foi
apenas a telefonia móvel. O telefone celular, originalmente, foi criado com o
objetivo único de ligações entre pessoas (telefonemas), de onde elas estivessem
, sem fio; seria a telefonia wifi. Depois vieram os torpedos, as então
mensagens (sms) e agora o que se faz de menos, quase nada, é empregar o
celular para ligações telefônicas. Os smartphones se tornaram microcomputadores
de mão e bolso. Muito mais de mão que de bolso. Ninguém desgruda mais de seus
objetos de mídias. O que vigora de ora avante são , não os PC, os personal
computers, mas os HC, Hand Computers. Isto até que surja outra frente de
comunicação social.
Com a massificação das redes sociais surgiram duas modalidades de
comunicação entre as pessoas. Neste sentido duas redes ganharam grande uso e
ampla visibilidade: o youTube e o whatsApp. A maioria das pessoas, não mais
escreve. Não é que elas se tornaram ágrafas. Trata-se de duas novas e
econômicas formas de mensagens, imagens e áudios. O grande risco nesse processo
é de fato para nossos infantis e juvenis internautas. Por uma questão de atalho
ninguém mais quer escrever ou digitar. São áudios e vídeos. Com a internet e as
ubíquas redes sociais temos então a geração Z do audiovisual. A geração do
nenhum esforço.
Outra geração surgida com as redes sociais é a geração da felicidade
eterna. A marca primeira dessa felicidade está estampada nas fotos com que as
pessoas exibem em seu perfil. São sempre as mais perfeitas e clicadas nos
momentos mais festivos e de maior alegria e prazer. Com uma outra
característica: a maioria das fotos, vídeos, não são as atuais, mas, da pessoa no esplendor
da juventude e beleza. Muitas com um incremento decorativo do photoshop. De
quando em vez há um susto, porque vê-se a pessoa bela, pele lisa, bem
maquiada, pintada, atraente, lá nas páginas virtuais, quando há um
encontro físico, presencial, aquele susto. Surge aquela dúvida. Uai! É você
mesma daquelas fotos ? Pensei que fosse a avó ou mãe .
Só alegria, beleza e felicidade nas redes sociais. Tudo da pessoa é
exibido à exaustão. As melhores comidas, as melhores viagens, as melhores
roupas, as libações mais prazerosas, os abraços, beijos, afagos. Às vezes
até em roupas sumárias ou suntuosas. Muitos risos e gargalhadas. Rsrsrs, kkkk.
Enfim, às favas as crises do Brasil e de quem está fora das redes.
Redes sociais, um mundo sem crises. Onde todas têm sua visibilidade,
alegria e felicidade em profusão, mesmo que depois venha algum tipo de
depressão. Setembro/2018.