Estar Pronto..
NINGUÉM
NASCE OU MORRE PRONTO
João
Joaquim
Existem
certas verdades ou princípios que não precisam nem sair de boca de cientista ou
especialista na questão. Além de integrar a intitulada sabedoria popular, tais
afirmações são deduzidas de observação empírica. Empirismo significa aquele
conhecimento concluído da experiência. Para tanto não precisa de alta
escolaridade, de formação acadêmica. É muito semelhante à atividade de
filosofia. Da sucessão de fatos e acontecimentos se extraem conhecimento da
questão. É com sustentação nesses
postulados iniciais que se desenvolve o presente artigo.
O
princípio mais importante aqui se refere à educação. Quando se refere à
educação, ela deve ser entendida como um processo abrangente. E muito mais além
da simples escolarização ou conjunto de ensinamentos tecnocientíficos
aprendidos em Instituições de Ensino .
No senso comum educação parece ser um processo finito, quando se encaminha uma
criança para o ensino fundamental, um colégio. E se ela não optar por um curso
superior, ali se encerrou sua educação. Tal decisão tem sido muito encontradiça
na sociedade, tendo fatores socioculturais da família , da omissão do Estado na
oferta e estímulo a uma educação de boa qualidade. O nível sociocultural dos
pais tem um enorme valor no que vão ser os filhos em termos de Educação.
Não
aprender novas habilidades, não buscar novos conhecimentos . Não!
Definitivamente aqui não está concluída o processo educacional do indivíduo. Um
outro princípio incontestável é que a pessoa nunca, mas nunquinha mesmo estará
pronta para a vida. Ela pode ser uma octogenária ou centenária , o certo é que essa pessoa de
80 anos, 100 anos não encerrou seu processo de alfabetização ou educacional.
Não importa o grau de escolarização do indivíduo. Qualquer que seja o
título acadêmico ou profissional alcançado. Infinita é a aquisição de
novos saberes.
Eu
tomo o exemplo do aqui ora escriba. Tenho títulos de Residência Médica em Clínica
Médica, em Medicina Interna e de
especialização em cardiologia. Isto significa que estou plenamente alfabetizado
em cardiologia? Muito longe disto. Quer outro princípio nesse campo? As
verdades de hoje podem ser mentiras amanhã. As ciências estão fartas desses
exemplos. E a medicina então é um belo ramo das ciências nessa contribuição. Só
essa referência já é suficiente para convencer muitos doutores e mestres a
calçar as sandálias da humildade. E então lembrar que por mais que tenham
aprendido muito ainda resta por aprender.
Nesse reino ou seara dos doutores, mestres e sapientes, não faltam aqueles que munidos de projeções, luzes da ribalta, imagens e data shows adoram arrostar e regurgitar ciência, esnobar sapiência , expertise, etc. Não importa a que academia ou classe profissional eles pertençam. Não é raro assistir a esses tais que nos pódios ou púlpitos se mostram sobranceiros como se demiurgos ou o sal da terra fossem. Nas sociedades de especialidades médicas se veem muitos desses tipos. Curioso e nefasto é que saem das conferências e congressos e voltam aos consultórios e lá caem na vala comum da maioria dos profissionais. Quando então, muitos desses “notáveis” recomendam e prescrevem o contrário do apregoado em suas palestras e prédicas. O que se configura como charlatanismo.
Existe
o princípio “façam o que eu mando, mas
não façam o que eu faço”. Um outro
princípio ou provérbio diz: o hábito (vestimenta, roupa) não faz o monge.
Trata-se de um dito popular de todo razoável. Não se faz um médico com jaleco e
estetoscópio; nem um advogado com libelo e código civil. De fato,
máscara, maquiagem, imagem ou roupa não fazem nenhum tipo profissional.
Trata-se de um princípio ou verdade inelutável.
Mas,
treinamento ou hábito laborativo (trabalho) faz e nesse sentido têm-se as
explicações.
Tornemos
à questão central, educação. Como definida, ela encerra um processo longo,
contínuo. Nenhuma pessoa por mais sábia que seja não prescinde de mais saber.
Nenhuma por pouco que sabe não é incapaz de novos aprendizados. Por conseguinte
a óbvia dedução, ninguém nasce nem morre pronto. A educação (ampla e
contínua) é tão significativa e marcante na vida do ser humano que ela vai
moldar o caráter, a personalidade, as qualificações éticas e morais do
indivíduo.
Nesse
quesito da ética e da moral. A criança por natureza e absoluta
imaturidade nasce aética. Comparada se torna a uma lousa ou tábula rasa.
Ela vem à luz em branco. Sem nenhuma inscrição ou instrução sobre o certo e o
errado, sobre o vício e a virtude. Ética e moral, portanto, são valores a ser
ensinados aos filhos, aos alunos, aos educandos, aos adolescentes e jovens.
Um
indivíduo adulto que não foi educado e treinado com princípios éticos e morais
pode até respeitar regras éticas e morais, mas certamente o fará por medo de
reprimenda ou punição. Melhor seria que o fizesse por treinamento educacional.
O
hábito, o treinamento ou instrução são expedientes fundamentais na formação do
indivíduo desde a adolescência. São processos complementares na formação do ser
humano como um sujeito cooperativo, participativo e produtivo. É com esses
princípios, iniciados pelas famílias, que se constrói uma sociedade lúcida,
ciente, justa, critica e participativa. Fora desses princípios tem-se um país
de muita desigualdade, de muitos desocupados, com legiões de jovens e
adultos nem, nem. Eles nem trabalham e nem estudam. Triste! Muito triste!