Amor
A SEMÂNTICA DO AMOR
O tempo! Ah, o tempo! Como ele passa e tudo se
transforma! Como essa variável cósmica tem a potência de re-ssignificar as
coisas! Variável cósmica? Meu admirável Einstein, minhas escusas se expressei
errado. Talvez uma constante cósmica. Ele passa retilíneo, faceiro e
indiferente com os humanos. Lá do olimpo, chronus foi mesmo implacável com os
humanos. Passageiros Somos. Somos todos passageiros pelo mutável universo. Pelo
nosso universo que já é demais, infinito universo. Muitos universos .
Estava em minha pausa para o ócio e para não
ficar na ociosidade veio-me a reflexão do efeito do tempo. Em tudo, nas coisas,
em nós, em nossos sentimentos, no re-ssignificado das palavras. A mudança de
valores. De valor? De valor. Pegue U$ 1000,00. No ano passado eles valiam 1000
dólares. Agora não vale mais. Novecentos? Oitocentos? Depende de
inflação. Até o custo do valor muda, o significado muda. Quer outro exemplo? O
amor.
Qual o preço do amor? Não se sabe. Ele costuma
valer muito. Costuma não valer nada. Ele deveria não custar nada. Ou será que
se compra amor? Quanto custa o amor? Depende do amor. Para isso criaram até o
plural para o amor. E essa história começa lá nos idos da Grécia e de Roma. O
Eros da Grécia, cupido de Roma.
O amor na era pós industrial. No tocante ao amor
conjugal. Tomemos o Brasil como foco dessas observações. Não difere das
culturas de muitos países. Talvez até com regras mais rígidas no tocante ao casamento.
Em fim do século XIX e início do século XX havia grande influência, senão uma
decisão absoluta dos pais, em escolher os cônjuges para os filhos. Sobretudo
quando era para se casar a filha; os pais escolhiam os pretendentes para
as filhas. Seria esse, um amor impositivo.? Será que se aprende a
amar? Nâo seria o amor um sentimento inato, imanente a cada ser vivente.
O homem ama, os animais amam.
Parte dessa falta de liberdade dos jovens nas
relações de namoros na escolha dos cônjuges e opção sexual ainda perdurou até
os anos 1960.Tal mudança e liberdade se dão no pós guerra (2a guerra
mundial), sobretudo nos movimentos de liberdade e mudança de estilo de vida,
revolução da juventude, rock holl , pílula anticoncepcional, movimento dos
hippies , Revolução dos jovens ,de maio
1968.
Amor! Ah, esse amor. Como ele se reverbera na
boca das pessoas, em toda forma de comunicação. Fica a sensação que ele está
agastado e cheio de fastio . É amor pra lá , amor pra cá . Como anda o amor ?
Na filosofia o amor é tratado à exaustão. Para
ele tem-se até uma terminologia específica. Em grego é referido como Eros. Daí
deriva o verbete erotismo, erótico. Eros é referido como a busca da beleza
ideal, a sublimidade, a harmonia, a perfeição. Na forma latinizada ou romana temos
o cupido. Têm-se ainda outras denominações como philia. O nome philia traz o
sentido de lealdade, do desejo de bem e da generosidade ao outro. O termo ágape
também refere-se ao amor. Seria o mútuo amor entre Deus e os homens; um
sentimento e cuidado intercambiáveis.
Trazendo o amor para nossa modernidade
ocidental. Quanto à simbologia. Os objetos mais populares continuam como a
maçã, o coração, os dedos das mãos fletidos num gesto do coração. A flecha
trespassada pelo coração, símbolo da ação do deus cupido. A flecha é como se o
pretendente capturasse os sentimentos e o coração da moça e vice-versa.
Mas, o tempo! O tempo e o capitalismo deram um
jeito de promover as mudanças no jeito de amar-se e de amar. Com isto a
ressignificação para o amor. Subliminar e dissimuladamente a sociedade deu
novos rumos e novo status ao amor. Se em idos tempos, as famílias, os pais eram
como despachantes na arrumação dos casamentos para os filhos, hoje, nem tanto
deles mais tem-se necessitado para tais empreendimentos.
E os novos símbolos? Valem muito para as
meninas, para as jovens. Uma ótima condição socio-profissional do namorado e
pretendente, salários avantajados, fama, celebridade ainda que instantânea.
Cifrão ($), midiatismo, visibilidade televisiva. Sãos estes os novos símbolos
do amor moderno. Tempo! o tempo! São tempos modernos. JANEIRO - 2019