domingo, 29 de dezembro de 2019

ÌNdice Malígno

A OBESIDADE É UMA DOENÇA MALIGNA E PRINCIPAL CAUSA DE MORTE
João Joaquim  
Até meados do século XX a obesidade ou qualquer excesso de peso era relacionado com uma boa saúde. Não só como um símbolo de saúde, como de prosperidade, sucesso e ela, tão buscada e desejada pelas pessoas, a felicidade. Foram-se esses tempos, foram-se essa despreocupação e crença de que uns quilos a mais, ou algumas arrobas a mais se encerravam em um mero detalhe anatômico ou silhueta corporal. Uma demonstração do quanto se associava a obesidade com saúde e bem estar  ainda se acha nas obras de arte. Muitas pinturas e quadros traziam ou retratavam as pessoas  repimpadas e rechonchudas.
As ciências médicas evoluíram e todos os ramos da medicina como a nutrição, a endocrinologia e a cardiologia não deixam dúvidas. A obesidade constitui uma doença, de gravidade linear com o seu índice de massa (gordura) corporal (IMC). Quanto maior o IMC mais complexa e nociva é a doença. Ela se define como uma doença porque dificilmente se restringe a meras alterações das medidas e quilos corporais. Na maioria de seus portadores ela se manifesta por um conjunto de sinais e sintomas que traz mal estar e muito desconforto à pessoa.
Mais do que esse espectro de alterações clínicas, os exames de laboratório vão exibir significativos desvios metabólicos. Dentre os quais taxas altas de glicose, colesterol, triglicérides, entre outros. Mais de 90% das pessoas portadoras da doença tem como causa um desequilíbrio energético. Dieta hipercalórica e sedentarismo. O ideal seria um balanço racional, ingestão moderada de alimentos e atividade física. A obesidade mais o sedentarismo constituem em dois grandes fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além de outras doenças como diabetes e câncer de vários órgãos internos.
Ora! Que contraste então! Sabendo dos males e riscos que o excesso de peso traz, por que então que as pessoas engordam? E de fato, a sociedade é diuturnamente informada, notificada sobre os danos na saúde causados pela obesidade. Apesar disso ela hoje constitui uma pandemia a merecer preocupação  de muitas nações com campanhas de esclarecimento e incentivo a prevenção, tratamento e prática de atividade física. Alimentação saudável e exercícios físicos, ao menos 5X de 30 minutos por semana são as melhores estratégias na prevenção e tratamento da obesidade.
À pergunta :  por que as pessoas engordam tanto? Pode-se objetivamente cravar que o hábito de se comer tanto, mesmo sem fome e sem necessidade tem razoes ancestrais. O homem primitivo quando encontrava o alimento procurado se empanturrava porque ele não sabia quando encontraria a próxima refeição. É o mesmo que fazem muitos animais selvagens quando abate uma presa. Eles comem como sobrevivência individual. Similarmente o homem civilizado tem essa memória ancestral. Somos o único animal que como sem ter fome. E tal atributo é uma das causas para o ganho de peso.
Um outro fator na gênese do acúmulo progressivo de peso é de natureza comportamental, reflexa e adaptativa. Em outros termos imagine a acomodação a um odor desagradável. Ao se entrar em um recinto com exalação pútrida e desagradável ao olfato. Quanto mais tempo se permanece nesse ambiente menos desagradável se torna aquele mau cheiro por puro reflexo de acomodação e adaptação.
Tal fenômeno também se verifica no ganho paulatino de peso. Se uma pessoa engorda 100 gr / dia, ela terá 3 kg em um  mês ou 36 kg em final de ano. Puro processo de acomodação ou zona de conforto, porque o fenômeno se faz a granel. Imagine se uma pessoa ganhasse 30 kg em um dia! O desespero e mal estar seriam insuportáveis. Portanto, o preço de um peso normal é a eterna vigilância e mudança permanente no estilo de vida. E isso pode começar não antes de Natal e Ano Novo, Mas agora, já  . Nov/2019.   
João Joaquim médico e cronista DM www.jjoaquim.blogspot.com   

Nenhum comentário:

Assassínios (as) de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...