sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Vida e bem viver

O  Esplendor e Beleza da Vida
João Joaquim  

Exceto para os ínfimos e incompreensíveis suicidas, o maior e mais grandioso espetáculo da terra é a vida. Todos os indivíduos, seja dos reinos animal e vegetal buscam brava e tenazmente manterem-se vivos, custe muitas vezes, para tanto, a perda da própria vida. Esta é uma meta, um desiderato e desígnio a que cada ser vivente busca, ainda em forma germinal ou fetal. Viver, sobreviver, conviver, a corrida, a maratona  e essa recompensa , A VIDA.
Numa concepção positivista e construtiva, a finitude da vida, no sentido material e biológico,  traz-lhe todo esse significado de beleza e incansável preservação. Tomemos o exemplo do homem como o animal superior e racional em seu reino. Quais seriam para ele os significados da eternidade? Como se daria a convivência para ele em um  planeta que já não  está cabendo tamanha população de gente?
Como se dariam as relações humanas, a diplomacia entre as nações, o convívio continuado, que fosse parental ou com estranhos? Nessa beleza, que se revela uma mistério(Divino), é que se acredita estar o significado e esplendor da vida.
Se fôssemos eternos : Imaginemos como seriam os conflitos? A escassez de água potável e de alimentos? O abrigo para todos os habitantes? Nas repartições públicas e espaços de entretenimento? Mesmo nas consideradas repúblicas democráticas . Porque nas referidas ditaduras todos seriam equiparados aos outros bichos. E faltaria até destino para tudo quanto fosse lixo produzido por tanta gente, a maioria incivilizada.
Porquanto eu volto ao ponto e já  conformando com os planos da Alta Criação. Com os já alguns bilhões que somos já se vê um enorme caos. Não que todos os seres humanos sejam maus. Ainda há bilhões de gente boa, mesmo sofrendo as penúrias e gasturas de tragédias ou terremotos como o que devastou a cidade de Lisboa, em 1750, e tantos dramas recentes como as guerras mundiais.
Que se registre e fique bem consignado, em que pesem os imprevistos e trágicos eventos da natureza, os maiores dramas ou revezes sofridos pela humanidade são causados por uma minoria de homens no uso de sua absurda insanidade. São os casos das perenes tiranias na repressão e controle de toda forma de liberdade. É trágico e ainda pavoroso conviver com alguns desses regimes que segregam  todos os direitos e dignidade humana, em pleno século XXI .
E como um reles e comum representante dos “sapiens” eu lanço uma pergunta à Excelsa Criação. Por que tantos homens maus têm uma longevidade mais estendida que a maioria das pessoas que só praticam a bondade?
O ato de viver, sobreviver e conviver é muito, muitíssimo bom. Mas, viver com liberdade, em íntima aliança com a natureza ,com os outros animais, com generosidade e fraternidades com os nossos irmãos,  torna-se em uma santa e gratificante cumplicidade de vida. Fevereiro /2020.    

Nenhum comentário:

Assassínios de Reputações

Quando se fala em assassinato, tem-se logo o conceito desse delituoso feito. Ato de matar, de eliminar o outro, também chamado de crime cont...