sexta-feira, 27 de março de 2020

Desafios na Medicina

CORONAVÍRUS E OUTRAS DOENÇAS COMO DESAFIOS DA MEDICINA
Joao Joaquim

A medicina ainda enfrenta muitos desafios no que se refere à prevenção, controle e cura de muitas doenças; um exemplo bem cristalino e vigente tem sido a pandemia do coronavírus. Ficam aqui mais dúvidas e incompreensões do que respostas. A palavra vírus vem do latim e literalmente significa veneno. Trata-se de um agente infeccioso tão ínfimo, tão microscópico que é incapaz de sobreviver ou replicar por si próprio. Por isso carece de células vivas para se multiplicar. O adjetivo virulento significa venenoso, tóxico, patogênico, perigoso.
Assim como o coronavírus existem muitos outros que desafiam os cientistas da saúde. Como exemplos os vírus da dengue, das hepatites B e C, do HPV  e o HIV. Muitas outras doenças continuam a desafiar as ciências médicas. Dentre as infecciosas destacam-se a malária, a doença de chagas, a leishmaniose, o mal de Hansen, a sífilis etc. O ideal para estas doenças seria a síntese de vacinas, a exemplo do que se conseguiu para sarampo, tétano, difteria, tuberculose e poliomielite.
As neoplasias malignas ou câncer ainda constituem um enorme enigma para a medicina. A melhor estratégia para essas doenças malignas continuam sendo a prevenção através de exames periódicos.
Quando se fala em prevenção, está é a boa notícia, porque a maioria dos tumores malignos quando diagnosticados nos estágios iniciais são plenamente curáveis. Basta lembrar aqui do câncer ginecológico de mama e colo do útero ou de próstata. São doenças facilmente detectadas nas fases incipientes e com índice de cura de 100% dos casos. Apesar dos muitos desafios houve enormes avanços na compreensão, na gênese, na profilaxia e cura de muitas doenças. Dentre essas conquistas podemos citar a síntese dos antibióticos, dos antinflamatórios e quimioterápicos anticâncer. Outra grande conquista refere-se à classe de vacinas e soros. Quantas  não são as doenças, hoje preveníveis, com o emprego de vacinas e soros. Neste rol temos os exemplos da raiva, do sarampo, da poliomielite e da meningite.
No concernente  ao câncer, apesar de constituir em um enigma, houve grandes avanços na eficácia dos quimioterápicos e radioterapia. Muitas neoplasias, mesmo em estágios avançados tem tratamento com ótima expectativa e qualidade de vida.
Por fim, tomemos o grupo das doenças cardiovasculares. A medicina dispõe do conhecimento pleno dos mecanismos das formas mais letais dessas doenças. Temos como modelo o infarto do miocárdio e o acidente vascular encefálico (AVC). Na sua prevenção estão  uma dieta saudável e atividade física continuada.
Como dicas para se passar de 100 anos com qualidade de vida e boa mente bastar comer pouco e com qualidade, abstenção do fumo e álcool e atividade física. Com esse estilo de vida todos são candidatos a superar o Oscar Niemeyer(1907-2012) que morreu com 104 anos e era fumante. Imagine , se não fosse!  Março 2020

Nenhum comentário:

Necedade especial

  Sejam resultados e produtos de genomas ancestrais ou educacionais, não é incomum deparar-se com um grupo de pessoas (homens e mulheres), m...